Como funcionam os processos seletivos de UX nas empresas?

Entrevista com a Isaura Fonseca, Especialista de Gente e Gestão.

Fernando Picamilho
VagasUX
4 min readFeb 25, 2023

--

Esse artigo é feito com base na Talk VagasUX #3 — Processos seletivos: Primeiro contato e RH postada em 21 de abril de 2022 no Youtube da VagasUX. Você encontra a entrevista inteira clicando aqui.

O processo de abertura de uma vaga no setor de Recursos Humanos

As pessoas profissionais da área de Recursos Humanos, o famoso RH, não conhecem todas as nuances e especificidades das áreas que elas contratam, mas tem um trabalho hérculo de entender o suficiente da área demandante para compreender o que a pessoa, que aquele gestor ou gestora está pedindo, precisa ter para ser contratada. Além disso, muitas vezes o demandante da área também não sabe o que está pedindo e acabam caindo no normal da área: Precisa ter X anos de experiência com formação Y, portfólio atualizado, perfil hands on, etc.

A partir disso, a escolha da plataforma se da pelo perfil da vaga. Uma vaga mais operacional será divulgada em uma plataforma, vagas mais técnicas serão divulgadas em outras. Exemplo: Vagas de tecnologia serão postadas no LinkedIn, onde esses profissionais hoje se concentram.

A primeira entrevista

A pessoa recrutadora analisa seu currículo, em média, de 7 a 10 segundos depois dele já ter sido escaneado por outras plataformas. Então se seu currículo não for claro e conciso, ou seja, possuir vários gráficos e logos de ferramentas, porcentagens de uso e réguas de crescimento de habilidades, ele será descartado. Currículos conservadores feitos apenas em texto, com palavras-chave, além de serem escaneados pelas principais plataformas ATS (Applicant Tracking System) ou, em português, “Sistema de Rastreamento de Candidatos”, tem mais chance de serem percebidos em um processo de seleção. Prefira sempre currículos apenas em texto com uma boa diagramação.

Além disso, é muito importante que você esteja onde as pessoas recrutadoras estão, ou seja, no caso de UX Design/Writing/Research e todo o guarda-chuva de UX, você precisa estar no Linkedin.

Também é importante destacar que estar atento a abertura das vagas é fundamental para enviar seu curriculo o quanto antes. As pessoas que enviam os curriculos nas primeiras horas depois da abertura da vaga tem mais chance de serem chamadas do que as que enviaram alguns dias depois. Algumas vagas abertas hoje nas empresas tem mais de 400 candidaturas e as equipes de RH não tem tempo para analisar todo mundo. Por isso, as pessoas que enviam primeiro tem uma porcentagem muito maior de serem selecionadas.

Como se preparar para o processo seletivo

O processo seletivo é semelhante ao início de uma relação, então você precisa entender a empresa, os valores dessa empresa e o que ela prega. Se você for uma pessoa Vegana, trabalharia na Sadia? As recrutadoras esperam que a pessoa que será entrevistada conheça minimamente a empresa para que a conversa flua de forma natural, assim como elas pesquisam sobre o ou a candidata.

Já durante a entrevista você deve avaliar a empresa, em um contexto que você está buscando uma nova oportunidade enquanto está na sua empresa atual, aproveite para tirar todas as dúvidas. Se o contexto da vaga pede um perfil mais extrovertido, tenha em mente que isso será esperado de você mais na frente. É importante jogar limpo nesse início.

O que falar sobre a minha transição de carreira?

Quando falamos sobre migração, a pessoa não pode sair se candidatando para uma vaga pleno ou sênior, o que pode causar frustração para a pessoa que está nesse processo. O normal, em todo processo migratório, é que você dê um passo pra trás na sua carreira, então, considere fazer esse movimento ciente dessa decisão.

Para pessoas com mais de 40 anos que já tem um histórico de mercado, a migração funciona da mesma forma como uma pessoa de 20. Apesar de já entender as responsabilidades profissionais em uma empresa, o perfil técnico ainda precisará ser trabalhado. O processo de subida de carreira pode ser mais fácil, mas a atividade será a mesma.

Mas, se você não tem experiência de mercado, a vaga júnior é igual para todas as pessoas. Essa pessoa não poderá ter 100% de autonomia, seja no perfil profissional ou técnico, o apoio em outros perfis mais seniores na empresa é fundamental para sua evolução, independente da idade.

O que fazer depois uma entrevista?

Geralmente, empresas que tem um RH estruturado utilizam sistemas para poder responder todas as pessoas que se candidataram ou participaram do processo, seja de maneira manual ou automatizada. Profissionais que participaram de todo o processo seletivo, ficam em stand-by para possíveis novas vagas que apareçam na empresa. O seu processo não será descartado, a empresa aproveitará o seu trabalho se surgir uma nova oportunidade.

Você pode e deve procurar a pessoa que entrou em contato para fazer o recrutamento e perguntar o que aconteceu no processo se o prazo estipulado para o retorno expirar, não fique com vergonha ou ache que está incomodando. Tanto você quanto a empresa disponibilizaram seu tempo para aquele momento e imprevistos em vagas acontecem, férias de gestores e congelamentos são apenas alguns fatores para atrasos.

Assita a Talk VagasUX #3 completa:

--

--

Fernando Picamilho
VagasUX

Gamer | Designer | Vegetariano | As vezes escrevo sobre coisas.