Créditos da ilustração: Ana Carolina Pereira

Gestão de produtos ou da minha vida? rs

Ana Carolina Pereira
VagasUX
Published in
4 min readFeb 7, 2024

--

Recentemente, vivi a grata experiência de realizar um bootcamp de Product Management na How Education, que, em parceria com a VagasUX, permitiu que eu estudasse com uma bolsa de estudos (muito obrigada!).

Eu já tinha ouvido falar sobre gestão de produto, mas admito que não fazia ideia de como era a rotina de um PM. Eu estava no fim de um outro bootcamp — esse sobre UX/UI Design — , e fiquei feliz com a oportunidade de terminar esse ciclo ampliando minha compreensão sobre produto, e sobre tudo o que ele engloba.

Já sabia que seria um período de intensas atividades, mas tinha certeza de que eu daria conta. Eu ia me organizar para fazer tudo: terminar um bootcamp, começar outro, e ainda administrar meus projetos de freela e demais aspectos da vida pessoal. Na teoria, funcionava perfeitamente! Acontece que fui surpreendida por uma dificuldade extra: quebrei a mão praticando o meu esporte favorito, às vésperas de um campeonato. Todos aqueles planos milimetricamente feitos por mim, agora teriam que ser feitos com uma mão só.

E agora, José? (*Rindo de nervoso*)

Eu entendi que a primeira coisa que precisei fazer foi não me desesperar. Aquela era, agora, a minha realidade. Era a que eu queria? Não, mas era a realidade que eu tinha.

Pensei em tudo o que eu já tinha sido capaz de fazer, e de como já tinha provado a mim mesma a força desse “poder” que nós temos dentro da gente, que permite superar as dificuldades, criando recursos internos para isso. Eu ainda ia conseguir, só seria mais difícil do que eu imaginei.

Busquei cultivar o pensamento de que “feito é melhor do que perfeito”, e reajustar o filtro que media o quanto eu podia dar: percebi que o meu melhor, naquele momento, era menos do que antes, e fiz um esforço para entender que tá tudo bem. Eu ia assistir todas as aulas, participar do trabalho em grupo da melhor forma que eu podia, sabendo que as partes relacionadas à escrita talvez ficassem a desejar (rs).

Cada integrante do meu grupo, no curso de Project Management, teve seus desafios individuais, e fiquei feliz ao ver o esforço de cada um por estar ali e entregar o melhor projeto que poderíamos fazer. Focamos bastante em entender o nosso problema, e identificamos que eram muitos os caminhos que poderíamos seguir para oferecer uma melhoria ao produto com o qual estávamos trabalhando, mas escolhemos ser criativos para pensar em uma solução inovadora. Aprendi que quando tentamos entregar tudo ao mesmo tempo, acabamos correndo o risco de não entregar valor real em nada!

Concluímos o curso e alguns de nós seguimos nos encontrando para aperfeiçoar o projeto desenvolvido. Identifiquei que essa decisão foi movida por aquele mesmo pensamento que citei há pouco: entendemos que entregamos o melhor que podíamos, e que, agora, podíamos entregar mais. Criamos uma oportunidade de seguir aprendendo em conjunto.

Com isso, fiquei refletindo sobre o quanto toda a experiência pessoal de fazer o bootcamp de Product Management me ensinou sobre o dia a dia de um produteiro!

  • As coisas não saem sempre como o planejado, mas é essencial (manter a calma!) entender a minha realidade e saber com o que estou trabalhando;
  • O que eu posso fazer a partir disso? Em quanto tempo? Com quais recursos?
  • Como eu posso me adaptar e entregar o melhor possível, pensando no ciclo de vida do produto?
  • E que melhorias eu viso aplicar como próximos passos? Como eu posso ir tornando esse produto cada vez melhor, sem nunca deixar de levar em conta o usuário?
  • E, claro, quando se trata de gestão de produto, é essencial saber que eu tenho uma equipe com a qual eu posso contar, e a nossa comunicação precisa estar sempre alinhada e ser prioridade para todos nós.

Hoje, atuo em uma empresa que trabalha entregando soluções para clientes por meio de tecnologia, e o conhecimento adquirido na How está sendo fundamental. Percebi que o bootcamp me auxiliou em todo esse processo de encarar desafios pessoais com a visão de roadmap, sabendo que eu preciso aprender a priorizar as coisas e a buscar evoluir sempre — respeitando a realidade. Muito obrigada, How e VagasUX! De verdade!

Citando um tio meu muito querido: “lembre-se de nunca esquecer que você pode tudo” — só não tudo ao mesmo tempo, tio! Hahaha

Que esse artigo te traga o conforto de saber que muitas coisas não acontecem como o planejado — e é justamente nessas horas que a gente aprende mais. Ah, e não esquece que um pouco de conhecimento sobre gestão de produto ajuda muito nessas horas, viu?

Bons estudos e boa evolução — dentro da tua realidade ❤

--

--