Migração da Arquitetura para o UX/UI Design: Minha Jornada com o Bootcamp de UI Design com Figma

Larissa Luzeti
VagasUX
Published in
3 min read1 day ago

Minha jornada no design começou na arquitetura, onde acumulei mais de 8 anos de experiência. Embora a arquitetura e o design de experiência do usuário (UX) e de interface do usuário (UI) possam parecer mundos distintos, ambos compartilham um objetivo comum: criar experiências funcionais e esteticamente agradáveis para os usuários. No entanto, a transição para o UX/UI design exigiu que eu adquirisse novas habilidades e ferramentas, e foi aí que o Bootcamp de UI Design com Figma entrou na minha vida.

A Importância de Saber Usar o Figma

No mundo do UX/UI design, o Figma é uma ferramenta essencial. Ele permite a criação colaborativa e a prototipagem de interfaces de usuário de maneira eficiente e intuitiva. Como alguém que estava migrando para esta área, compreender e dominar o Figma era crucial. O Bootcamp foi um divisor de águas para mim, proporcionando uma imersão completa nessa poderosa ferramenta.

Primeiros Passos com o Figma

O curso começou com uma introdução detalhada ao Figma, cobrindo desde os conceitos básicos até as funcionalidades mais avançadas. Aprendi a configurar meu espaço de trabalho, utilizar as ferramentas de design e criar elementos simples. Cada passo foi explicado minuciosamente, tornando o aprendizado acessível, mesmo para iniciantes.

Princípios de Usabilidade e Design

Além de ensinar a usar o Figma, o Bootcamp também abordou os princípios de usabilidade e design. Entender como os usuários interagem com as interfaces e como criar designs intuitivos e eficientes foi fundamental. Aprendemos a aplicar esses princípios em nossos projetos, garantindo que as interfaces criadas fossem não apenas bonitas, mas também funcionais e fáceis de usar.

Utilização de Componentes

O curso também dedicou tempo significativo ao uso de componentes no Figma. Aprendi a criar e utilizar componentes reutilizáveis, o que facilita a manutenção e a consistência do design em diferentes partes do projeto. Essa abordagem modular é uma prática recomendada no design de interfaces.

Transformação em Alta Fidelidade e Testes com Usuários

Uma vez que tínhamos nossos designs em baixa fidelidade, o próximo passo foi transformá-los em alta fidelidade. O curso ensinou como aprimorar os designs, adicionar detalhes e preparar os protótipos para testes com usuários. Realizar esses testes foi crucial para identificar problemas de usabilidade e refinar os designs antes da implementação final.

Criação de Protótipos Navegáveis

O Bootcamp também cobriu a criação de protótipos navegáveis. Aprendi a conectar telas e componentes, criando uma experiência interativa que simula a navegação real dentro do produto. Essa habilidade é essencial para validar ideias e comunicar claramente a visão do projeto para stakeholders e equipes de desenvolvimento.

Documentação e Handoff para Desenvolvimento

Por fim, o curso ensinou as melhores práticas para a documentação e o handoff para o time de desenvolvimento. Aprendi a preparar meus arquivos de design de maneira que facilitasse a transição para a codificação, garantindo que a visão do projeto fosse mantida e que a colaboração com os desenvolvedores fosse eficiente e produtiva.

Conclusão

Participar do Bootcamp de UI Design com Figma foi uma experiência transformadora. Ele não só me ensinou a usar uma das ferramentas mais importantes no UX/UI design, mas também me equipou com conhecimentos essenciais sobre usabilidade, design, e boas práticas de documentação. Para qualquer pessoa que esteja pensando em migrar para o UX/UI design, eu recomendo fortemente essa experiência. O Figma se tornou uma extensão natural do meu processo criativo, e estou animada para continuar minha jornada neste campo apaixonante.

Gostaria de expressar meu agradecimento especial à VagasUX e à HowPlus pela oportunidade de participar deste bootcamp.

--

--