Querido diário, a caminhada não é fácil (por mais que as vezes pareça ser)

E aqui vão algumas dicas para júniors vindas de outra júnior

gabi peron
VagasUX
15 min readDec 28, 2023

--

oiê :)

Nos últimos tempos tiveram algumas (03?) pessoas que me chamaram perguntando se tinha como agendar uma mentoria comigo e/ou perguntando que dicas eu tenho pra quem está entrando agora na área de UX ou que pretende iniciar sua migração pra área. A primeira coisa que sempre me vem na cabeça é um: pois saiba que estamos no mesmo barco e dividindo o mesmo cômodo kkkk. Eu ainda estou beem no começo da minha caminhada dentro da área de UX, sabe aquela imagem da galinha com uma mochila nas costas com o escrito “ainda tenho muito a aprender”, então: sou eu 🤏.

meme com uma galinha em um ambiente que parece ser uma escola infantil, com uma pequena lousa branca e uma mesa com 4 cadeiras coloridas. A galinha carrega nas costas uma mochila roxa e logo acima dela tem a escrita “ainda tenho muito a aprender”.
eu

Mas recentemente comecei a pensar “e se eu aceitar uma vez, só pra ver como vai ser” (já achando que nunca mais iria aparecer ninguém perguntando isso — é sempre assim), e não é que a oportunidade apareceu mesmo?!

📌 Dia 21 de Dezembro tive um papo com o Matheus, que me mandou mensagem alguns dias antes perguntando se eu tinha alguma disponibilidade de um meet, pois ele estava precisando de conselhos de alguém que é júnior em UX — meu momento!!
Conversamos por uma hora inteirinha: foi ótimo conhecer o Matheus e tivemos ótimas trocas nesse papo ✨. Fiquei muito feliz. Sempre achei que não rolaria um papo bom, que eu travaria e não saberia mais o que falar, mas eu gostei demais, senti que pude ajudar de alguma forma e foi muito proveitoso pra mim também.

E com isso, conclui que iria escrever esse texto aqui (que eu já tinha em mente, mas não sabia se levava a ideia pra frente) porque, mesmo curtindo bastante o papo que tive, ainda acho que não estou pronta para dar mentorias. Então cá estou, deixando minhas pequenas dicas escritas pra quem quiser dar uma olhadinha🧡.

O que pensei em trazer aqui:

  • Coisas que eu já fiz e senti que me ajudou;
  • Coisas que eu tentei fazer (mas não fiz — ainda -, só sei que me ajudariam se eu fizesse);
  • E coisas que eu ainda estou fazendo.

🚨 Importante: nada aqui é regra, são só coisas minhas que podem (ou não) te ajudar de alguma forma :)

Vamos lá:

NÚMERO 01 — comunidades 💜

Faça parte de comunidades e conheça pessoas.
Fim do texto.

Dois cachorrinhos se abraçando em pé, um marrom e outro branco. Ambos são pequenininhos e bem peludos.

Brincadeira… mas sério: faça parte de comunidades. O pessoal de UX é muito unido. Essa foi a primeira coisa que notei quando comecei a estudar UX e amei, eu nunca tinha visto uma área onde as pessoas se colocam tão à disposição para ajudar quem ta começando.

Dito isso, aqui vão algumas comunidades que eu conheço:

  • VagasUX (☂️ — aqui eu sou voluntária!! Você vai me encontrar sempre pelos grupos 💜);
  • Clube do UX Writing (comunidade incrível focada em UXW, se essa é a sua área: só vai!);
  • Clube de UI (comunidade da The Starter, juntando pessoas de Portugal e do Brasil);
  • Friends of Figma (tem de vários lugares, recomendo procurar a que seja mais próxima de você pra se conectar com pessoas que estão pertinho — e, quem sabe, participar de eventos);
  • Ladies that UX (mesma coisa que a FoF, também tem de vários lugares — linkei a do RJ, mas é só pesquisar as outras que você encontra — destaco só que os grupos em si são destinados à mulheres);
  • Todas as Letras (comunidade que busca inserir pessoas LGBTI+ nas áreas de tecnologia);
  • Pretux (comunidade focada na área de educação e capacitação de pessoas pretas para atuarem na área de tecnologia e UX design);
  • +Mulheres em UX Brasil e Damas de UI (mais comunidades voltadas ao público feminino);
  • Guia UX Design (“comunidade de designers para designers” — essa comunidade é um grupo de apoio para o aperfeiçoamento profissional, ano passado {2023} rolou até desenvolvimento de cases entre a galera da comunidade)

Viu só, tem comunidade pra todo lado!! Agora é só perambular por elas (e por todas as outras que você encontrar, não listei todas que existem) e ver em qual você se encaixa mais ;) tenho certeza que todas estarão de braços abertos para te receber e você vai conhecer muita gente bacana.

Foi assim que eu conheci as primeiras pessoas da área de UX 👀 mas não vou negar que tive um empurrãozinho extra quando fui chamada pra ser voluntária na VagasUX 😅. Eu já participava dos grupos e seguia em todas as redes sociais à tempos, mas acabava não interagindo muito (mas ei, você ai que tá lendo isso 🫵, interaja com as pessoas viu, não precisa responder tudo o que vê, mas interaja com pessoas — é o famoso faça o que eu digo mas não faça o que eu faço)…

Outro jeito de conhecer pessoas é fazendo ✨ mentoria ✨. Mas lembre que mentoria não é uma aula, é uma troca de conhecimentos onde o mentor — alguém com mais experiência — orienta o mentorado — você — de acordo com as dúvidas que forem levantadas ao longo da conversa, que podem ser, por exemplo: como lidar com certos desafios, como melhorar o portifólio/currículo, dúvidas sobre a carreira e desenvolvimento profissional… Uma mentoria pode te ajudar em inúmeras questões! Mas vá com duvidas definidas para ter certeza que vai conseguir perguntar o que quer e sair da mentoria com as coisas mais claras.

Uma plataforma que eu sei que muita gente tá é a adplist, lá tem mentores brasileiros e internacionais então da pra encontrar bastante gente pra trocar uma ideia. Mas também existem pessoas que preferem se organizar por conta própria, ai é questão de mandar uma mensagenzinha pra quem você tem interesse em bater um papo e perguntar se a pessoa da mentoria ou se tem um tempo disponível para trocar uma ideia com você.

Ah e além disso tudo, vá aos eventos que der pra ir! Vou falar um pouco de eventos mais pra frente, mas já fica aqui o spoiler 👀.

NÚMERO 02 — conteúdos (gratuitos ou não) 📚

Tem muuuuuuuuuuuito conteúdo por ai. Então tenha calma.

Tereza novamente, dessa vez está apoiada na mesa de frente para dois monitores, um exibindo a página de um curso e o outro uma página de anotações.
Tereza estudando e anotando coisinhas ✍️ sigam o exemplo dela

Se você está conhecendo a área agora, não saia comprando cursos loucamente (e se você já está estudando a um tempo, também não saia comprando cursos loucamente). Tem muitos cursos por ai e vários deles acabam repetindo o mesmo conteúdo (o que é esperado), então é preciso entender o que você quer estudar para depois procurar o curso certo que vá suprir essa necessidade — e as vezes você nem vai precisar de um curso pago, pode ser que tudo o que falta é encontrar em que canto da internet tem um conteúdo bom sobre o assunto 👀.

Mas antes de tudo, você precisa entender se deseja mesmo entrar pra área de UX. Então, antes de começar a investir em cursos e materiais, consuma os conteúdos gratuitos que existem pela internet (tem muita coisa). Assim, você vai conhecer melhor a área e ter mais certeza se é isso mesmo que quer fazer ou não. Pesquise como é o dia a dia de alguém que trabalha na área, pesquise as principais tarefas, veja videoaula sobre o assunto, sério aproveitem todo o conteúdo gratuito que existe.

Entenda que entrar para uma área nova não vai ser algo que vai acontecer da noite para o dia, demanda tempo, paciência, estudo e muita dedicação.

As vezes pode parecer que vai ser fácil e que com apenas um curso rápido o emprego já está garantido, principalmente com boom que a área de UX teve durante a pandemia e algumas falsas promessas que vemos pela internet, mas entrar em uma área nova exige muita coisa e é preciso entender isso mais do que qualquer outra coisa antes de decidir migrar de área e começar a investir nisso. Principalmente para evitar frustrações futuras.

E eu sei que as vezes pode ser difícil encontrar conteúdo de qualidade pra assistir e acompanhar… então: segue uma lista de pessoas e empresas incríveis que eu acompanho e que criam conteúdos gratuitos (além das comunidades que citei anteriormente):

ufa, acho que por enquanto ta bom né? 👀

Agora uma lista de cursos pagos que EU fiz:

  • Figma Design de interfaces do zero ao profissional (Udemy) — fiz em Dezembro de 2021, foi ótimo pra eu conhecer melhor o Figma. Eu já mexia com Photoshop e outros programas semelhantes, então achei bem fácil me entender com o Figma, mas o curso foi ótimo pra me situar um pouquinho mais e me ajudou a ter um primeiro contato com a parte de UI também. — mas aqui vou ressaltar que da pra aprender muito de Figma pelo YouTube (pelo próprio canal do Figma inclusive, se você consegue entender bem o inglês), fiz o curso pois acabei pegando ele em uma mega promoção e na época eu tava bem perdida de por onde começar (rs), mas não posso dizer que não valeu a pena.
  • Alura — fiz váários cursos na Alura, assinei a plataforma por 1 ano em 2022 então tive que fazer valer a pena hehe. Completei toda a formação de UX Design que tem por lá e ainda fiz alguns cursos de outras áreas (HTML e CSS, por exemplo). Achei que valeu a pena pra me dar uma base geral sobre UX, mas a formação da uma visão mais básica dos assuntos, não se aprofundando muito (lembrando que eu fiz em 2022, não sei se mudou algo nos cursos).
  • UX Design & Research Essencial — fiz em Outubro de 2023 e não me arrependo nem um pouco. Eu AMO a didática do Dani e no curso não seria diferente. Mesmo eu já tendo visto anteriormente alguns dos conceitos que ele traz nas aulas eu aprendi muito, todas as aulas são cheias de exemplos reais que facilitam o entendimento e ajudam a lembrar das coisas no futuro. A compra do curso te da acesso às aulas por um ano, então da pra assistir as aulas várias e várias vezes!
  • Design Circuit — fiz a compra desse em Novembro de 2023 e ainda não assisti muita coisa, confesso, mas a plataforma ta lotada de conteúdo e toda semana tem encontros ao vivo, então parece bem promissor hihihi. Além disso, gosto que o curso não é focado apenas em UX Design, tendo também foco em outros seguimentos como UI, UX Writing, UX Research, Design Exploratório… e tudo com profissionais focados nessas áreas. Peguei acesso à última turma (16) que dá acesso vitalício ao curso (😭) mas mesmo assim as próximas turmas ainda terão bastante tempo pra acessar o material todo. Ainda não posso falar muito sobre o curso, já que não tô nem perto de finalizar, mas da pra conferir o canal e o instagram da DC pra ter uma ideia de como são as aulas do AJ e os conteúdos abordados por ele ;).

Lembrando que todas essas são a minha opinião em relação a esses cursos ^^

NÚMERO 03 — eventos 🎉

Lembra que eu falei de ir em eventos lá pra cima? Então…

Tereza sorridente com a língua de fora vestindo uma camiseta branca. Pronta pra ir pros eventos!
Tereza já ta com roupa de ir!!

Acho que é uma boa oportunidade pra ouvir pessoas experientes falando e aproveitar pra fazer aquele networking jogar um papo fora enquanto faz contatinhos e amizades. Digo acho porque eu mesma só fui em um (01) evento até hoje (e foi o meetup da VagasUX rs), mas ele foi muito bom pra mim (e já tô ansiosa pros próximos) então imagino que vários eventos sejam legais 🧡.

Pode parecer chato isso de precisar fazer networking, mas infelizmente é como as coisas funcionam (🥹) e isso não precisa ser algo ruim e forçado. Conheci muita gente bacana conversando e trocando ideias e não precisei forçar nenhum tipo de interação. Penso que é questão de encontrar pessoas com quem você se da bem e manter contato, trocar figurinhas, bater um papo, pedir dicas, dar dicas… precisamos entender que tudo é uma troca, e não uma dependência.

Aqui vai uma pequena lista de alguns dos eventos pagos e mais famosos da área:

  • DEXConf — evento gigante que acontece anualmente de forma presencial em São Paulo/SP, cheio de palestrantes incríveis e organizado pela Mergo.
  • UXConf BR — evento em Porto Alegre/RS mas que também é transmitido online, então rola participar como puder/quiser. Já tá rolando até pré-venda pra quem quer participar de forma presencial no evento de 2024;
  • UXCO — o UXCO é um ciclo de eventos pensado para aprofundar a discussão sobre UX e construir laços com a comunidade.
  • Web Summit Rio — é um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo e rola anualmente de forma presencial no Rio de Janeiro!
  • Detach! — conheci esse evento ano passado pois algumas pessoas que acompanho participaram como palestrantes. É um evento online e acessível em libras que é focado em design systems e seus abacaxis. Por enquanto ainda não tem informações sobre o evento desse ano, mas vale a pena ficar de olho ;)

E não é só de evento pago que a comunidade vive, não! Também rola eventos gratuitos ✨ — e aqui vou fazer uma pequena publi da VagasUX, perdão. Mas é porque são dos eventos que sei :( prometo descobrir outros agora em 2024 🫣
Esse ano (2023) rolaram três encontros da comunidade VagasUX (um em São Paulo e dois no Rio de Janeiro), e além disso agora no final do ano rolou o Conversa Com.Tech RJ, que juntou váárias comunidades em um só lugar pra falar sobre o mercado de trabalho e bater um papo…
Bom, são esses que eu sei pra falar aqui (kkkkhelp) mas é aquilo: acompanhem comunidades (principalmente aquelas que são da cidade de vocês ou próximas) que pode ser que uma hora ou outra aconteça um encontrinho! Por exemplo: sei que a galera da minha cidade natal (São Carlos/SP) tem um grupo de pessoas da área de UX e as vezes vejo que eles marcam algumas coisas ✨.

Além de eventos, também vejo bastante gente falando de Hackathons! Nunca participei de nenhum :( mas parece algo bem interessante e nesse post tem um pouquinho mais de informações hihi.

NÚMERO 04 — livros 📖

Tereza sentadinha cheirando a capa do livro “Design do dia a dia” do Donald Norman.
Tereza começou a ler seu primeiro livro 🤓

Leia livros, sei lá se é bobo recomendar isso mas eu falo sério! Fazia muito tempo que eu não lia vários livros e em 2023 consegui ler 5 livros (contando os de design e outros) !! Foi um hábito que eu fiquei muito feliz em voltar a praticar.

Assistir inúmeros vídeos e aulas acaba cansando e deixa de ser algo produtivo com o tempo, então é importante ter outras fontes de conteúdo pra consumir, assim você pode ir intercalando! Além de livros, comecei a ler bastante artigos aqui no Medium, no LinkedIn ou pela internet mesmo :)

Vou colocar aqui a lista de todos os livros que eu já li até agora (só não vai ser em ordem de leitura, porque eu não lembro mais qual eu li antes):

E os que eu ainda estou lendo ou ainda não comecei são:

Além disso tenho uma lista na Amazon com toooooodos os livros que eu já vi alguém recomendando, então fique a vontade de dar uma olhadinha nela também (e se alguém tiver mais sugestões pode me mandar!! Agora tenho um Kindle, nunca fui tão feliz… os preços dos livros pra Kindle são muito mais baixossss ihull) e a VagasUX também tem uma listinha (bem mais completa hehe) de sugestões de livros!

Outro hábito que comecei a levar mais a sério foi de listar todos os livros que eu leio (e não só os livros, eu listo também cursos que faço, textos que escrevo, eventos que participo… enfim, tudo o que eu invento de fazer eu tô listando😅), pra ter aquela sensação de estar sendo produtiva… eu tinha um problema que as vezes sentia que não estava fazendo nada de útil e que estava só deixando tudo pra depois e perdendo tempo, mas depois que comecei a listar as coisas que faço percebi que isso não é verdade, então eu gosto de ir documentando tudo pra depois poder ver e ter aquela sensação de “nossa eu fiz tudo isso”. Então já fica a dica 😌

Tabela com todos os livros que já li desde 2021, tem o nome do livro, formato, status, autor e a data que concluí a leitura.

NÚMERO 05

Não se esqueça de respirar. Descansar é tão importante quanto estudar para evoluir ✨.

Assim como eu coloquei no título: a caminhada não é fácil, por mais que as vezes pareça ser. Ver de fora pode dar a impressão que foi fácil para algumas pessoas, mas quase nunca é! Tem muito processo envolvido quando se trata de entrar em uma área nova, então tenha calma, se permita a aproveitar o caminho e não só anseie pelo destino final! 🧡

Tereza dormindo com a cara no meio de dois bichinhos de pelúcia dela, um deles é um macaquinho marrom e amarelo e o outro é um bichinho azul, não sei ao certo que animal é kkk um hipopótamo talvez
Façam como a Tereza, descansem com seus bichinhos favoritos 😌

Além disso, entenda se esse é realmente o caminho que você deseja seguir e como você vai traçá-lo de acordo com o momento em que você está na sua vida. Entenda que a área de UX tem muita coisa pra estudar, não é uma área pequena e se for se aprofundar em tudo de uma vez você vai se perder, então não se desespere, vá com calma que aos pouquinhos as coisas vão se encaixando.

Dito isso, inventei de colocar aqui no final do texto sugestões completamente aleatórias de coisas que eu gosto de fazer quando quero distrair a cabeça, pra caso você ai esteja sem ideias de como passar o tempo e se distrair :)
Quer ouvir um podcast que não seja relacionado com design? Então ó: gostosas também choram com lela brandão e nerdcast (eu gosto muito do rpg call of cthulhu 🐙). Um joguinho? Hollow Knight (terminei? não, mas pq eu sou ruim — o jogo é muito bom), Horizon, Undertale, Stardew Valley, Cult of the Lamb, ixi tenho um monte na lista . Uma série pra distrair? Brooklin 99, Modern Family, One Piece, Arcane, Ruptura, Iluminadas… Livros eu vou ficar devendo por enquanto, os únicos que li que não são relacionados à design são Bom dia, Socorro (do Paulo Moreira) e Os Sussuros do Caos Rastejante (HQ do Nerdcast RPG: Cthulhu) 🥹, mas outra coisa que gosto muito é conhecer restaurantes diferentes!! E ai amo São Paulo pra isso porque tem simplesmente tudo aqui hihihihih.

Se quiserem me dar dicas de coisas assim, eu to sempre aceitando também!

Bom, por enquanto isso é tudo, pessoal 🤓☝️ espero que tenham gostado e se alguém quiser acrescentar alguma dica ou sugestão é só comentar aqui ou mandar pra mimmmmm ✨🧡

Eu, mulher branca com o cabelo castanho preso em um coque, headset preto com microfone preto e  usando um casaco preto também, dando um joinha com a mão direita e com a Tereza no colo. No fundo tem uma estante com vários livros, um ukulele, quadros e um violão. Desenhado por cima da foto tem algumas flores coloridas.

Um beijo e um queijo, e até a próxima ✨

--

--