Transição de Carreira — Como o Bootcamp “UI com Figma” da HowPlus me Guiou

Brenda Bastos
VagasUX
2 min readAug 1, 2024

--

Após mais de 10 anos como professora de inglês, em 2022 decidi migrar para a área de design. Durante meu curso de design gráfico, me encantei pelo universo de UX/UI, mas não sabia por onde começar a praticar e ganhar experiência. Foi então que o bootcamp da HowPlus apareceu no meu caminho.

O Básico do Figma

Após uma introdução aos temas a serem tratados no bootcamp, começamos com passos básicos do Figma, como a criação de uma conta. Aprendi a organizar ali o espaço de trabalho, grids e até criei elementos simples. Toda linguagem usada durante o processo é bem acessível, podendo ser facilmente compreendida por iniciantes como eu.

Teoria e Prática

Em um segundo momento, aprendemos alguns princípios de usabilidade e design e boas práticas. Entender a importância dessas práticas foi fundamental para compreender a forma com que as pessoas usuárias interagem com o produto. Assim, me senti mais segura ao desenvolver ideias que pudessem ir além de “telas bonitas”, mas que também fossem fáceis para usar e acessíveis.

Protótipos de Alta Fidelidade e Prototipação Navegável

Projetei minhas primeiras telas aplicando tudo o que foi aprendido! Além de ensinar detalhadamente como construir um protótipo de alta fidelidade, o curso ofereceu insights muito valiosos sobre protótipos navegáveis. Pude aprender ainda mais sobre como preparar e conduzir um teste para obter resultados satisfatórios com o que foi criado.

Handoff e Documentação do Projeto

Por fim, em seu último módulo, aprendi mais sobre a organização de documentos entregáveis para o time de desenvolvimento. Manter uma documentação organizada e detalhada é essencial para que todas as pessoas envolvidas no projeto possam ter uma visão clara de todo o processo.

Conclusão

Participar do bootcamp de UI com Figma foi uma experiência incrível. Consegui entender de maneira simples os conceitos apresentados, navegar sem dificuldades pelo Figma e compreender melhor os princípios utilizados na criação de um projeto. Recomendo essa experiência a todos que, assim como eu, estão começando na área e desejam aprender de forma fácil e prática.

Gostaria de agradecer a toda a equipe da Vagasux e da HowPlus pela oportunidade de participar desse bootcamp.

--

--