Como a tecnologia facilita a minha criatividade?

Vale.jo
Vale.jo
Published in
5 min readAug 19, 2021

Ferramentas digitais podem ser utilizadas em momentos estratégicos para desenvolver nossas criações

Arte: Magui

Não sei você, mas eu costumo ter novas ideias e insights em momentos totalmente aleatórios.

É engraçado quando isso acontece e estou perto dos meus amigos. Em um momento estamos conversando e do nada eu tenho um instante criativo. Geralmente, quem está perto ri e descreve a cena sempre do mesmo jeito: aparentemente, a sensação é parecida com a de assistir a um vídeo online, quando de repente ele paralisa, começa a carregar e depois volta transmitir o conteúdo, ou seja, eu fico totalmente fora do ar por alguns minutos.

Ao mesmo tempo em que adoro ter essas ideias, eu sempre tive dificuldade em aproveitar 100% esses momentos e colocar em prática planos elaborados.

Um excelente conselho que sempre ouvi foi anotar tudo para mapear toda a estratégia depois, mas aí surge um novo problema, e se eu tenho várias inspirações diferentes de assuntos distintos — ao longo do dia ou da semana — como eu organizo e desenvolvo todo o conteúdo? Como eu posso obter minhas anotações em qualquer lugar caso eu precise ter acesso ao conteúdo ?

E este é o momento de usar a tecnologia em meu favor.

Cada Um no Seu Quadrado

Uma dica bem simples é anotar tudo no bloco de notas, mas se você assim como eu precisa de organização para não se perder em seus pensamentos, aí vão 5 dicas valiosas:

Google Keep

Eu com certeza amo o jeito que o Google facilita minha vida em diversas áreas. O Keep foi o aplicativo por onde eu comecei a organizar minhas ideias. Ele é como aquela parte da agenda em que as pessoas escrevem anotações avulsas, fazem listas rápidas e colam post-its. O que sempre me fez gostar muito da ferramenta é a facilidade de acesso. Você pode acessar de qualquer dispositivo com internet, mesmo que não faça o download do app e, por ter um design simples, consegue acessar mesmo que sua conexão não esteja tão boa.

Arte: Magui

Trello

Esta ferramenta é bem conhecida e você possivelmente já ouviu falar dela. Eu conheci o Trello na faculdade, posteriormente passei a utilizá-lo no trabalho e quando vi já estava planejando minhas ideias através dos quadros disponíveis na interface. Além disso, o Trello permite criar check list, anexar tópicos e anotações separadamente.

Uma das maiores vantagens é que você literalmente só precisa escrever as anotações porque o layout tanto do app quanto do site é muito intuitivo e deixa tudo bem organizado.

Whatsapp

Eu não sei exatamente quando as pessoas começaram a ter a mesma ideia ao mesmo tempo. Criar um grupo só para você no Whatsapp e colocar lá tudo o que precisa. Recentemente, eu criei um grupo em que só tem um membro, neste caso eu mesma, chamado músicas.

Tenho paixão por conhecer novos estilos musicais e este grupo é legal porque ao invés de fazer playlists em diversos streamings diferentes eu compartilho o link dos artistas lá e penso: eu preciso ouvir depois e decidir se entra ou não para minha biblioteca de favoritos.

Essa é uma ideia bem legal, eu também tenho outro grupo exclusivo que me ajuda bastante, ele está fixado no topo e eu anoto tudo o que é de extrema urgência para eu resolver, afinal, eu trabalho com o Whatsapp o dia todo e assim que abro e vejo o grupo penso:u preciso desenvolver isso que salvei ou anotei aqui.

Pinterest

Eu sou uma pessoa muito visual e literalmente preciso ver minhas ideias ganharem forma, o que é um fato curioso porque eu não trabalho com design.

Um aspecto bem legal do Pinterest é que ao jogar palavras-chave do tema que estiver procurando. Além de encontrar imagens, você também é direcionado a diversos sites que falam sobre os mais variados assuntos dentro do tema que precisa produzir, pode salvar todas as referências que encontrar em pastas separadas e pode compartilhar se quiser.

Prana Breath

Respira e não pira! Justamente por trabalhar em diversos lugares diferentes ao longo do dia, às vezes eu não consigo raciocinar e colocar as ideias em ordem e com certeza este aplicativo salva minha vida. Ele tem exercícios curtos de respiração para que você limpe sua mente, relaxe, mantenha a calma, se motive, harmonize suas energias, diminua o stress e se inspire de diversas formas.

Cuidar da sua saúde mental é de extrema importância em qualquer momento da vida para que possamos fazer o nosso melhor sempre, lembre-se que muito melhor do que velocidade é a qualidade. O app está disponível para Android.

Com os pés no chão

Sabe qual é a melhor parte em utilizar a tecnologia para facilitar o desenvolvimento da sua criatividade? Ter momentos offline. Eu adoro sair da cidade passar uns dias em lugares totalmente sem sinal, especialmente em meio a natureza para me conectar com a minha essência.

Arte: Magui

É fato que a maioria das pessoas estão viciadas no uso de smartphones e dispositivos móveis. O que me faz ter momentos de tranquilidade quando estou sem acesso à internet é a segurança de saber que tudo o que preciso está organizado de modo que, se eu precisar vai estar disponível para que eu continue meus trabalhos, cursos e hobbies exatamente de onde parei.

Quem está ao meu redor, geralmente, pressupõe que eu fico no celular o dia todo, mal sabem que em boa parte do tempo meu aparelho fica em modo avião para que eu leia um livro, aproveite a vista dos lugares por onde passo de metrô, quando assisto televisão ou até mesmo nas horas em que faço uma curta caminhada diária para manter o sangue circulando.

O segredo está na facilidade em que posso programar meus horários com todos estas ferramentas, já que a maioria das indicações feitas neste post não precisam de download e podem ser acessadas de qualquer navegador web.

Se tem uma coisa que eu tenho certeza — e acho que boa parte das pessoas concordam comigo — é que o melhor desta vida a gente faz offline.

Escrito por: Rafaela Fernandes

Gostou desse texto? Aplauda! Clique em quantos aplausos (de 1 a 50) você acha que ele merece e deixe seu comentário.

Quer saber mais? Nos acompanhe em nossas redes: Instagram | Site | Linkedin

--

--

Vale.jo
Vale.jo

Somos uma comunidade que valoriza e reúne trabalhos de pessoas LGBTQIA+. Acompanhe nossa publicação pelo link: https://medium.com/vale-jo