[Resenha] A percepção dos espaços públicos aos olhos de Amanda Burden

Val Bastos
Valquiria Bastos
Published in
3 min readJan 30, 2017

Um vídeo no TED Talk pela ex-diretora do Departamento de Planejamento Urbano de Nova Iorque e presidente da Comissão de Planejamento Urbano durante o mandato de Michael Bloomberg.

Imagem: Paley Park, por Larissa Vale

No vídeo, Amanda relembra a todos nós que uma cidade não é feita somente dos edifícios, mas sim das pessoas, e dos espaços que elas frequentam. Assim como Jacobs, Burden acredita que pessoas atraem pessoas, e que estas são atraídas pela natureza e pelo conforto. Qual a importância dos espaços públicos pra população de uma cidade, e como as praças ideais dos arquitetos e urbanistas do modernismo realmente atuam dentro do ambiente urbano?

Quanto a mim, ter me tornado projetista de uma cidade significou ter a capacidade de transformar a cidade em que vivia e amava. Queria ser capaz de criar espaços que nos proporcionassem a sensação que temos no Paley Park.

Assim como Amanda, eu como urbanista tenho esse desejo, ainda mais após os meus projetos científicos e o meu trabalho de conclusão focarem nos espaços urbanos públicos. Mas ela explica como é complicado essa vontade, e que não depende só do nosso esforço.

Além disso, Burden também aborda o fato da expansão das cidades e como o sistema de trânsito e a densidade habitacional funcionam quando aliadas com o zoneamento, se bem planejado. É bom ressaltar que o bom planejamento não vem só de uma boa equipe e pronto; no urbanismo, temos que vivenciar os espaços e conhecê-los muito bem para que possamos minimizar os problemas de cada local.

Como se transforma um parque num local que as pessoas gostam estar? Bem, isso depende de nós, não como projetista de uma cidade, mas como um ser humano.

Tem também historinha sobre o High Line, parque mega conhecido por nós estudantes de arquitetura e urbanismo, e que usamos em vários projetos urbanos como referencial, que Amanda descreve com o espaço público mais contestado da cidade.

Imagem: High Line, por Arch Daily

Portanto, por mais popular que um espaço público possa ser, e por maior que seja seu êxito, nunca pode ser considerado definitivo. Os espaços públicos precisam sempre de defensores vigilantes, não só para conquistar de início a utilização pública, mas para conceber para as pessoas que vão usá-lo e depois o manter, e assegurar que eles serão para todo mundo, que não serão violados, invadidos, abandonados ou ignorados.

Pra quem não manja dos inglês ou quer ficar de boa lendo nosso bom e velho português, é só ativar a legenda no vídeo, ok? Espero que gostem desse TED Talk e reflitam sobre os nossos espaços públicos e como eles interferem na qualidade de vida das nossas cidades.

--

--

Val Bastos
Valquiria Bastos

um amorzinho de pessoa que nasceu em 94; pisciana e acumuladora de crises