Ah,Nietzsche! Como você estava enganado, o meu Deus sabe dançar!

Thiago Holanda Dantas
vanitas
Published in
4 min readJul 10, 2020

“Eu só poderia crer num Deus que soubesse dançar…”Friedrich Nietzsche, em “Assim Falou Zaratustra

Nietzsche, Nietzsche, se eu pudesse conversar com você, lhe apresentaria o meu Deus e como Ele sabe dançar!

Eu sei que vocês alemães não são conhecidos pela habilidade de dançar, como nós brasileiros, isso fez você ver um cristianismo mal-humorado, sisudo e sem alegria. Confesso que o cristianismo se tornou algo sisudo, talvez influência de Platão e seu ascetismo. Mas, isso não combina com o Deus dos judeus e da Bíblia.

Deus escolheu um povo e uma das primeiras coisas que fez, foi instituir festas. E não pense que eram festinhas, eram festas 3 vezes ao ano que aconteciam durante uma semana inteira(Dt.16). O viver judaico, marcado pelo sofrimento, via na adoração a Deus a grande celebração da vida!

Não só o pai é festeiro,mas o filho, tão festeiro que resolveu iniciar seu ministério em um casamento e, acredite, para multiplicar vinho(Jo.2)! O vinho que era o simbolo de outro deus que você quis adorar, um tal de Dionísio, que era o deus da festa e da alegria. Mas você não conheceu o Jesus que fez brotar vinho da água. Ele submeteu o vinho ao seu poder. Aquilo que era comum virou extraordinário com Jesus. A tristeza se tornou em alegria. Jesus aproveitou o símbolo do vinho como fonte de alegria, para mostrar uma alegria muito maior, Ele mesmo.

Ah, Nietzsche, esse Jesus que não te apresentaram, era constantemente visto em festas, foi chamado de comilão e beberrão, de andar com gente de má fama e pecadores.

Sei que você o admirava, chegando a falar que “o último cristão morreu na cruz”, mas, calma lá, Nietzsche, tem muita gente boa que o seguiu, como o Apóstolo Paulo, você não o poupou dizendo que ele inventou um deus, que era “a negação de deus”. Mas, não parece que você conheceu o apostolo dos gentios, que escreve uma carta da alegria e que também bebeu do vinho da graça, pois chegou a dizer que “O reino de Deus não é comida,nem bebida mas alegria no Espírito”(Rm.14.17)! Nietzsche, não era o vinho de Dionísio que traria alegria verdadeira, mas Aquele que se chamou de videira(Jo.17) E que chamou cada um de nós para ser nEle uma bela plantação de uvas.

Além do mais, quando Jesus quis mostrar quem era seu pai, ele nos apresenta como um pai festeiro, que ama música e dança, envolto em graça. Ele conta uma parábola, sobre dois filhos, um mais novo e um mais velho(Lc.15). O filho mais novo pediu-lhe sua herança e foge para longe, para gastá-la com amigos e mulheres. Quando esse filho arrependido retorna, ao invés de castigos e repreensões, Ele o recebe com beijos e abraços e uma grande celebração. Ele tanto faz uma grande festa quanto convida todos para celebrar juntos. Entretanto, mesmo com o som da alegria e música, o filho mais velho se recusa a festejar.

Ah,Nietzsche, você parece com o filho mais velho, assim como os fariseus da época de Jesus, que não queriam se misturar com os pecadores e publicanos que estavam retornando para casa, que ao invés de se alegrarem com o filho mais novo, preferiram ficar do lado de fora da festa, acusando seu irmão de sair com prostitutas, gastar sua herança, e que não merecia uma festa, mas sim, punição.

Ah, Nietzsche, você é o filho mais velho. Sim, os seus irmãos (sim, irmãos), muitas vezes, são hipócritas, negadores da vida, mentirosos, é verdade. Mas com suas acusações você perdeu o melhor da festa. Você ficou cego por sua amargura e ressentimento, que não viu que Deus dançava com seu povo, se alegrava e convidava a cear com Ele!

Sua vida não foi fácil, não imagino perder pai e irmão tão novo e seu pai ainda por cima, era pastor. Deve ter sido difícil, mas isso não foi uma porta fechada na sua cara. Deus não deixou de dançar porquê você não entrou na festa. Você preferiu pegar na mão de dionísio, tentar dançar com ele e acabou perdendo a verdadeira alegria da grande festa no céus. onde os pecadores se arrependem e Deus festeja junto com Eles. Seu pai deve estar lá, dançando com o Deus que tem abundancia de alegria e o segura pela mão direita com delícias eternas(Sl.16.11).

Ah, Nietzsche, Meu Deus sabe dançar e convida, através de sua graça, para todos dançarem com Ele.

BIBLIOGRAFIA:

Nietzsche,Friedrich. Assim Falou Zaratustra,

Nietzsche,Friedrich. O anticristo.

--

--

Thiago Holanda Dantas
vanitas

Teólogo, professor, licenciatura em filosofia, missionário e escritor de blog. instagram.com/vanitasblog . Segundo colocado da 3ª Chamada Ensaios do Radar abc2