CORTINA DE FUMAÇA — O DES-GOLPE DE BOLSONARO

Thiago Holanda Dantas
vanitas
Published in
2 min readSep 7, 2021

As manifestações de 7 de Setembro, me levaram a escrever esse texto, somente como desencargo de consciência, para tentar analisar o atual estado das coisas. Mas a análise foi despertada pela parada militar de 10 de agosto que me tirou, como aconteceu certa vez com Immanuel kant, do meu sono, não dogmático, mas político, por isso gastarei algumas linhas sobre esse assunto.

Bolsonaro resolveu fazer um desfile militar, sem muitas explicações, para celebrar seu pretenso poder ou força diante das ameaças que vem sofrendo de ser “impichado”. Porém, tal demonstração de força, não passa de mera (literalmente) cortina de fumaça, um golpe dentro do des-golpe, para desvirtuar todo o caos que temos vivido, principalmente, diante da pandemia. É preciso lembrar que Bolsonaro é conhecido por suas declarações e “des-declarações” a todo instante. Seu método é de “testar a água”, antes de fazer algo concreto. Também lembremos que Bolsonaro governa virtualmente, sendo assim, tem em suas redes suas bases de sustentação. Ele, portanto, testa suas medidas e, dependendo do barulho que faz e a sua aceitação, cumpre ou volta atrás, sem a menor cerimônia.

É obvio que há uma escalada de ameaças entre Bolsonaro e o STF, que tem feito prisões contra adeptos do Bolsonarismo e isso faz com que essas forças, dentro de algum tempo, inevitavelmente, mediriam seu poder. E isso se torna mais um fator para que Bolsonaro possa ganhar, pelo menos no discurso, essa queda-de-braço, diante de seus apoiadores.

A política atual, virou uma constante guerra de gestos, palavras, que valem mais do que ações, portanto, quem consegue aparecer mais na mídia, ganha o debate. Para que isso ocorra, o presidente tem feito vários mise-en-scènes para tentar modificar o debate com relação as acusações de desvios e aparente superfaturamento de contratos de vacinas. O mais recente, anterior à parada militar, foi o voto impresso, que o elegeu, mas ele alega que foi fraudado?!, mas isso não importa. As manifestações parecem mais um dessas fumaças jogadas e o mais interessante é, que ele tem conseguido êxito, graças à mídia que ama odiar Bolsonaro. Os dois são dependentes; o primeiro precisa aparecer e estampar as páginas dos jornais; o segundo acha que está combatendo-o mostrando suas mazelas e piruetas e, claro, ganhando clicks que geram dinheiro e engajamento, de amigos e inimigos, em troca.

No final, vivemos um clima de golpe eterno, que não não vai dar em nada. Apenas serve para manter aquecidos os dois lados, e o presidente possa ficar sempre em pauta. Ignorá-lo seria a saída, mas quem pode ficar calado diante tantas “ameaças à democracia” ou “ataques à liberdade de expressão”??? Fico por aqui, pois o grande circo está armado e eu e você somos os palhaços.

--

--

Thiago Holanda Dantas
vanitas

Teólogo, professor, licenciatura em filosofia, missionário e escritor de blog. instagram.com/vanitasblog . Segundo colocado da 3ª Chamada Ensaios do Radar abc2