O Brasil virou um conto de Machado — Estamos trancados na Casa Verde

Thiago Holanda Dantas
vanitas
Published in
3 min readMay 16, 2020

O Brasil virou Itaguaí e nosso presidente o alienista louco que não sabe o que fazer!

Machado de Assis, na novela, O alienista, conta a estória do Dr.Simão Bacamarte, um alienista (como se chamava psiquiatra na época), que depois de ser médico na Europa e em outras partes do Brasil,resolve retornar à sua terra-natal, a vila de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Depois de algum tempo, com apoio dos vereadores, Bacamarte resolve construir um manicômio chamado Casa Verde para que todos os loucos da cidade e região pudessem ser tratados.

No início, somente aqueles loucos de fato eram internados, mas depois de certo tempo, Bacamarte passou a internar qualquer um que apresentasse o minimo comportamento “anormal”. Começando por Costa, um homem aparentemente normal, que gastou sua fortuna emprestando para o povo, sem cobrar juros. Depois, internações compulsórias são feitas e a população logo se revolta contra o alienista.

Depois de 1/4 da população estar internada na Casa Verde, Dr.Bacamarte percebe que estava errado,resolve libertar todos os internos e refaz sua teoria: se a maioria da população possuía desequilibrios psicológicos e não seguiam um padrão, então loucos eram os estáveis e normais . Novas internações são feitas.

O vereador Galvão é o primeiro, pois achava que era loucura essa nova medida. Obviamente chegar nessa conclusão era sinal de sanidade demasiada, e por isso, deveria ser internado.

As internações só eram feitas depois que o próprio Bacamarte avaliasse o nível de sanidade, seus testes consistiam em fazer com que os pacientes agissem de maneira não convencional, para serem considerados aptos para voltar à sociedade.

Seis meses se passaram e depois de muitos testes, o Doutor conclui que não havia nenhum louco em Itaguaí, mas chegar nessa conclusão parecia ser precipitada, pois deveria haver alguém que tivesse juízo — Ele próprio!

Bacamarte se declara louco e se tranca no manicômio e morre 17 meses depois, como o único louco de Itaguaí.

Estamos vivendo na Itaguaí do Alienista, somos sua cobaias que entram e saem da Casa Verde, um dia como loucos outros como completamente sãos, sem fazer a mínima ideia do que está acontecendo, nas mãos dos alienistas que nos governam.

Bolsonaro é o único são, pois confia na cloroquina, quer salvar a economia, quer imunidade adquirida… na verdade ninguém sabe o que ele quer, além do mais, briga com todos ao redor começando pela imprensa até seus próprios ministros (um sem número já foi embora e enquanto escrevo, o segundo da saúde pede o chapéu).

Nosso presidente deveria se recolher como Dr.Bacamarte, não precisa se declarar alienado, pode ser o homem mais são da história exatamente por sair na hora certa e deixar alguém menos convicto de sua sanidade governar a Casa Verde chamada Brasil.

Somos os loucos ou os sãos na história? Não faço a mínima ideia…

Valha-me Machado, valha-me Deus!

--

--

Thiago Holanda Dantas
vanitas

Teólogo, professor, licenciatura em filosofia, missionário e escritor de blog. instagram.com/vanitasblog . Segundo colocado da 3ª Chamada Ensaios do Radar abc2