Sábado é dia de silêncio…

Thiago Holanda Dantas
vanitas
Published in
2 min readApr 11, 2020

Diferenças entre católicos e protestantes para celebrar a páscoa

Compianto sul Cristo morto - Giotto, (1303–1305)

Nós protestantes enxergamos a páscoa de forma de diferente dos católicos, não é uma crítica a nenhum dos lados, mas uma observação. Protestantes geralmente se alegram com o Domingo, Católicos sofrem pela sexta e o sábado. Tiago cavaco, pastor batista português, diz que a diferença entre a quietude católica e a falação protestante, é a doutrina da justificação pela fé.

Os protestantes entendem a justificação de forma jurídica. Somos convidados a sentar em um tribunal, ouvir nossos crimes e ter a sentença decretada. Sentimos todo o desespero da condenação eterna, entretanto, surge o advogado — Jesus, que paga a sentença, é preso e condenado em nosso lugar. Saímos livres do tribunal, sabendo que fomos condenados, e por isso, alegres como condenados que foram anistiados de sua pena. Essa é a razão de não querermos ficar calados, nem na sexta da paixão ou no sábado de aleluia. Queremos anunciar esse Jesus para todos. Nossa boca grande é o fruto de uma salvação imerecida, firmada totalmente sobre os méritos de Cristo na cruz.

Já os católicos, também creem na justificação pela fé, entretanto, a entendem de forma diferente. R.C Sproul, explica que tudo começa pelo batismo, em sua maioria, infantil, no qual, o pecado original é apagado, a graça salvadora é infundida no crente e ele é salvo, porém, se cometer algum pecado, ele perde sua justificação e é somente ganha novamente pelo sacramento da penitência que é concedida somente pela Igreja. Ou seja, é necessário a fé, a confissão, a absolvição sacerdotal e as obras de satisfação, para que o pecador seja restaurado ao antigo estado de graça (1). Resumindo: ”a salvação é uma coisa que continuamos a fazer (pelas boas obras), depois de ter sido feita em nós (pelo batismo).(2)

Por essa razão, católicos são mais calados que protestantes, já que é necessário tanta coisa a fazer para ser salvo, é melhor não se alegrar muito sobre a salvação, pois nunca se sabe se estará de fato salvo. Por causa dessa diferença de visões, católicos enfocam mais nos sacrifícios de Jesus e sua morte, e os protestantes na ressurreição e no Cristo vivo.

Sexta e sábado falam mais a católicos, domingo aos protestantes. Deixemos essa divisão, que nós protestantes, vivamos a tristeza da morte na sexta e o silêncio do sábado, que católicos vivam a realidade do Cristo ressurreto e a alegria da nova vida.

Que hoje seja o momento de lembrar e sentir a tristeza pelo Cristo morto, para que domingo seja a grande festa de salvação e libertação. Só pode haver domingo de ressurreição, com a sexta da paixão e o sábado de aleluia.

Deus abençoe a todos.

fontes:

[1]Justificação: a diferença entre o conceito Protestante do Católico Romano (R. C. Sproul). Em: https://www.youtube.com/watch?v=_OY7SKZRFfQ

[2]CAVACO, Tiago. Cuidado com o alemão.p.97

--

--

Thiago Holanda Dantas
vanitas

Teólogo, professor, licenciatura em filosofia, missionário e escritor de blog. instagram.com/vanitasblog . Segundo colocado da 3ª Chamada Ensaios do Radar abc2