Here Comes a New Challenger

Wagner Abrantes
Oct 23 · 5 min read

Durante as duas últimas semanas estive ausente por um ótimo motivo. Estive participando do processo seletivo do TreinaDev.

Para aqueles que não conhecem o TreinaDev é um programa de formação de desenvolvedores da Campus Code. Durante o programa existem etapas de seleção onde os candidatos são avaliados e finalizando o processo podem fazer entrevistas com empresas como a Vindi e Rebase.

O PROCESSO

A partir do momento em que você se cadastra no site do TreinaDev passa a fazer parte de uma das turmas. Atualmente eu participo da segunda turma, e novembro já terá uma terceira. Mas aguenta aí que vou explicar sobre os processos e aí você pode correr para fazer a sua inscrição.

A etapa de inscrição consiste em você responder algumas questões, e dados simples como seu nome, idade e questões como seus interesses de carreira e etc. Após essa fase de inscrição você passa a receber material em PDF com um conteúdo voltado para pessoas em um nível iniciante mesmo, caso você não saiba nada sobre programação isso pode ser muito interessante e ajuda a nivelar o conhecimento entre a turma. Dentre os conteúdos estão:

Lógica de Programação
Introdução a Web
Orientação a Objetos

O material é voltado a linguagem Ruby, o que foi muito interessante, pois nesse momento eu já estava aprendendo Orientação a Objetos exatamente com essa linguagem. Depois de ter o tempo estipulado para o estudo desses materiais é agendado um teste de conhecimento onde respondemos cerca de 40 perguntas sobre os assuntos abordados durante o estudo.

Depois dessa etapa recebemos mais um conteúdo dessa vez de Rails.

E então chegamos a fase Onde me encontro nesse momento que é a de Desafios e que na minha opinião é a mais importante até agora. Acessando a plataforma do CodeSaga e seguindo os passos dos primeiros desafios que são assuntos simples de Ruby e Git usamos uma chave para acessar o repositório de desafios da plataforma. Para essa fase são ao todo 3 Sagas de desafios:

Bem-vindo ao Code Saga
Primeiros passos com Ruby
TreinaDev

A última exclusiva para participantes da turma.

Dentre os desafios temos coisas simples desde achar o número de vogais e consoantes em uma String, até coisas como multiplicar itens de um array pelo seu índex, ou multiplicar item de um Array pelo item anterior e retornar os valores (esses deram trabalho).

Os desafios são acompanhados de testes com Rspec, o que foi muito legal também pois apesar de testes estarem na minha lista de estudos ele está mais pra frente, então ter essa primeira experiência nesse momento foi interessante, pois depois de um certo tempo é possível enxergar o padrão e ler testes se torna costume.

Eu considero até o momento essa a parte mais importante pois esses desafios não são coisa que qualquer iniciante faria, acredito que mesmo pessoas que trabalham na área teriam dificuldade e justamente por serem tão difíceis fez com que eu percebesse uma coisa.

“Nenhum curso que fiz até agora me preparou para algo assim”

Poucos foram os cursos que vi que incentivaram a fazer desafios de código. Mas por outro lado pode ser desmotivante para quem ainda está no início da sua jornada no mundo da programação.

Resolver esse tipo de desafio exige que você tenha muita paciência e força de vontade, logo no início quando me deparei com um desafio que exigia demais e meio que caí na real “não consigo fazer isso aqui, acho que não estudei o suficiente” e pensei por um momento bem rápido em desistir de fazer.

Dia 18/10 terminou o prazo para o envio dos desafios, dos 29 desafios eu completei 28!

Encarar desafios dos quais eu não era capaz de encontrar solução fez com que eu admitisse para mim que eu não sabia o quanto eu pensava que sabia. Na verdade ele pegou o que eu não sabia colocou numa torta e esfregou na minha cara que nem no passa ou repassa.

Durante esse período eu corri atrás de documentação, blogs, Stackoverflow e tudo que eu podia para entender como poderia resolver esses problemas, e o mais legal ainda, sobrou tempo pra enviar novas respostas para os mesmos desafios com abordagens mais interessantes. A própria plataforma do CodeSaga tem canais de ajuda e os participantes costumam comentar suas soluções propondo pontos de melhoria.

Nesse momento as minhas soluções estão sendo avaliadas, e caso eu passe terei novas etapas pela frente.

Uma entrevista com os Desenvolvedores do TreinaDev
Treinamento presencial na Campus Code
E ao final indicações para fazer entrevistas com as empresas patrocinadoras.

Para os iniciantes como eu não tenham medo, se joga, vai em Meetup, participa de eventos, e programas como o TreinaDev, mesmo que você acredite que talvez não tenha o conhecimento necessário a experiência de estar com as pessoas e se esforçar vai te levar onde você quer estar.

Ainda são muitas etapas pela frente, porém espero chegar o mais longe possível e quem sabe fazer uma segunda parte desse artigo sobre essa experiência. Ao final quero agradecer a quem teve paciência pra me ajudar com as minhas dúvidas hahaha

Um abraço pra toda a Comunidade do Ruby Brasil no Telegram, ao Roberson que também está participando comigo nessa segunda turma e por último ao PerifaCode que foi através da postagem deles no Twitter que acabei tendo acesso a essa oportunidade. Inclusive segue eles lá: @perifacode

Para quem não conhece o PerifaCode é uma iniciativa que busca a inclusão de pessoas das periferias e guetos do Brasil para vencer as barreiras sociais que limitam a entrada ou evolução na carreira de programação.

Como essa etapa de desafios foi muito interessante vou compartilhar com vocês aqui mais três sites além do CodeSaga que propõem desafios de programação não apenas para Ruby como para outras linguagens:

HackerRank
Codewars
URI Online Judge
Code_Saga

Site do TreinaDev pra você fazer a sua inscrição para a próxima turma:

TreinaDev

E o site do PerifaCode, lá você terá acesso ao link do nosso Discord (que inclusive estive ausente devido ao foco nos estudos dos desafios, sad) e pode bater um papo com a galera que no dia a dia encontra os mesmos desafios que você. Estar em uma comunidade onde as pessoas são bem aceitas faz toda a diferença.

PerifaCode

Muito obrigado pra você que leu até aqui e me deseje sorte nas próximas etapas!

VAPORDEV

Programação, Filosofia, Carreira e cagação de regra!

Wagner Abrantes

Written by

Some funny code

VAPORDEV

VAPORDEV

Programação, Filosofia, Carreira e cagação de regra!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade