Cerveja à vista: teto de captação do equity crowdfunding no Brasil

Bruno Peroni
VC sem ego
Published in
3 min readOct 23, 2019

Boa notícia para quem tem apostado em formas alternativas de financiamento para o empreendedorismo!

A cervejaria Leuven bateu novo recorde de captação de recursos por meio de crowdfunding de investimentos, sendo a primeira empresa a atingir o limite atual de captação pública permitido pela CVM 588.

Em apenas 9 dias, foram captados 5 milhões de reais por meio da plataforma Kria (disclosure: sou um investidor), um montante inédito no mercado brasileiro.

Fonte: Love Beer

É normal que muitos negócios, principalmente aqueles que estão no seu início, necessitem levantar fundos para garantir sua sobrevivência e prosperidade. Ainda que nem todo mundo precise disso, já que existem grandes companhias que se consolidaram na base do bootstraping, essa não é a realidade para a maior parte das empresas.

O problema é que empreendedores ocasionalmente falham em reconhecer a importância do tipo de financiamento que se escolhe para um negócio, optando pela alternativa mais óbvia ou acessível à disposição.

Mas levantar fundos junto a investidores externos sempre implica algum tipo de trade-off.

Em alguns casos, buscar linhas mais convencionais como o financiamento bancário, por exemplo, pode exigir a apresentação de garantias reais, geralmente na pessoa física do empreendedor, caso ele esteja em um estágio inicial do negócio. E, ao buscar investimento de risco, o empreendedor tem o desafio de encontrar investidores que conhecem bem os prazos de retorno de investimento anjo e que estejam alinhados ao negócio.

Entre os mecanismos de financiamento alternativos existentes, o crowdfunding certamente já se consolidou como opção viável e desejável para muitos tipos de empreendimento, seja para o desenvolvimento de produtos, por meio de um crowdfunding de recompensa, seja por meio de um crowdfunding de investimento.

Tipos de financiamento coletivo (crowdfunding)

A diferença entre um e outro é simples. No caso do financiamento de recompensa, a empresa anuncia a ideia de criar determinado produto especificando do que se trata e para que serve, junto com uma série de recompensas para financiadores, que podem ser ligadas ao produto de maneira experiencial ou tangencial, como camisetas, canecas, pequenos brindes ou convites para festas privadas para celebrar o lançamento do produto. É o caso de portais como o Kickstarter ou Catarse.

O crowdfunding de investimento, por sua vez, é um tipo de financiamento coletivo com venda de cotas da companhia. É o equivalente a uma empresa captar recursos de centenas de investidores anjo. Para viabilizar isso, algumas empresas montam uma estrutura de conversão de dívidas em equity, isto é, em ações da empresa, depois de determinada quantidade de anos. É o caso de plataformas como Kria e EqSeed.

Quando se fala em crowdfunding, é normal que a palavra “startup” apareça na cabeça de qualquer pessoa interessada em empreendedorismo, já que são negócios que costumam ter mais dificuldade no acesso a capital de risco e que possuem um potencial maior de retorno.

O caso da Leuven prova definitivamente que o mecanismo está acessível para outros tipos de empreendimento. Uma cervejaria artesanal tem bom apelo junto a investidores de varejo (quem nunca quis ser sócio de uma cervejaria?), além de possuir um modelo de negócio mais conhecido e entendido pelo público. Com uma equipe eficiente, graças a uma rede engajada de investidores de rodadas anteriores, a empresa já captou o dobro do valor dessa rodada apenas este ano, em outras rodadas privadas.

Está apenas começando….

Esse é um marco importantíssimo para o financiamento coletivo no Brasil. Venho falando sobre essa assunto aqui no VC Sem Ego desde 2017. É um milestone que demonstra amadurecimento dos investidores e um maior apetite pelo risco, o que pode também ter sido influenciado pela diminuição da taxa Selic, que atingiu uma nova mínima histórica em 2019.

Vamos torcer para que esse caso de sucesso possa abrir ainda mais a cabeça dos empreendedores e investidores do país para novas alternativas de negócio. Quem sabe, assim, o crowdfunding não possa se consolidar de vez no set de ferramentas de sucesso dos empresários brasileiros.

Clique aqui para receber todos os meus artigos direto no seu e-mail.

Se você gostou, por favor bata palmas ali do lado. Quanto mais palmas melhor! Obrigado! 👏👏👏

--

--

Bruno Peroni
VC sem ego

Venture Capital, Inovação e Startups; VC @ Astella ; Host @ A Virada Podcast