Eterno Guerreiro

Rede Globo
Velho Guerreiro
Published in
2 min readSep 6, 2017

Por Stepan Nercessian

Bravo Guerreiro, Jovem Guerreiro ou simplesmente Guerreiro. Seria o Velho Guerreiro a síntese de todos eles? Acredito que sim.

Pois ser Guerreiro é ser um aprendiz. Alguém que tenha a coragem de admitir que não sabe tudo, que tem medo, angústias , dúvidas e mesmo assim avança.

Ser Guerreiro é admitir que apesar da beleza da vida, da suavidade da vida, ela também guarda embates, desvios e armadilhas.

Ser Guerreiro é saber que nem sempre o inimigo a ser batido está fora de nós. E quando você sabe de tudo isso e muito mais, você pode ser um Velho Guerreiro.

Aí então pode balançar a pança e comandar a massa. Continuar dando as ordens no terreiro. Alô! Alô! Seu CHACRINHA! Aquele abraço.

Stepan caracterizado para o especial ‘Chacrinha O Eterno Guerreiro’ (Foto: João Miguel Júnior)

Cada vez que eu me visto de Chacrinha é uma verdadeira emoção. Você vai incorporando coisa por coisa. Da meia à gravata. Até ele chegar.

Fazer o Chacrinha me dá a oportunidade de realizar o que todo artista busca, que é ter a humildade de desaparecer para dar lugar ao personagem.

Eu tenho a consciência de que o que tenho que fazer é não atrapalhar o Chacrinha de ele apenas existir, aparecer. Se consigo, o poder de comunicação dele é tão imenso, tão grande, que não precisa de mais nada. Chacrinha é um gênio!

Festa de 100 anos no especial ‘Chacrinha O Eterno Guerreiro’ (Foto: Pedro Curi)

Com direção artística de Rafael Dragaud e direção-geral de Daniela Gleiser, o especial ‘Chacrinha, O Eterno Guerreiro’, uma parceria entre a Globo e o VIVA, reverencia Abelardo Barbosa, que no dia 30 de setembro completaria 100 anos. O programa celebra a atmosfera do inesquecível ‘Cassino do Chacrinha’, que foi ao ar na Globo entre os anos de 1982 e 1988.

A exibição na Globo está prevista para o dia 6 de setembro e o especial fica disponível para assinantes pelo Globo Play.

--

--