Palmas pro Chacrinha \o/

Rede Globo
Velho Guerreiro
Published in
4 min readSep 6, 2017

por Daniela Gleiser

O Chacrinha é um dos maiores comunicadores que o Brasil já teve. Ele merece toda e qualquer homenagem sempre. Esse ano, em especial, ele faria 100 anos e a gente resolveu fazer uma grande festa pra comemorar.

Chacrinha tinha um astral que era o que fazia o programa dele ser daquela forma: cheio de identidade e super espontâneo. Um jeito tropicalista de fazer TV. Uma bagunça linda. A gente tem a sensação de que todo mundo está se divertindo na plateia. E é assim que um programa de auditório tem que ser.

Figurino, cor, buzina, chacretes, nada disso pode faltar na festa. Além de atrações que frequentaram o programa no passado e as que estariam hoje em dia por lá! Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Fábio Jr., Ivete Sangalo, Anitta, Luan Santana…

O desafio é trazer pro palco a energia de alguém que não está mais aqui.

O Stepan não é o Stepan sendo Chacrinha. Ele é o Chacrinha. De alguma forma, ele tá ali na frente. Grande inspiração.

Os convidados entram e falam com ele como se fosse o velho guerreiro, desejam feliz aniversário. De alguma forma, ele está ali na frente.

Chacrinha pelos jurados do especial

“Ele era muito autêntico. Transmitia verdades por bordões. Sempre sonhei em ter a facilidade que ele tinha em falar com as pessoas.” Ana Maria Braga

“Ele humanizava tudo. Sempre fui fã. Chacrinha era um bonachão, um grande condutor. Para ele, todo mundo era igual, divertia a todos. Se eu pudesse fazer um pedido, queria ter apenas 10% da tranquilidade e do jeito que ele tinha de conduzir a plateia. ” André Marques

Foto: Globo / Pedro Curi

“Eu comecei a minha vida profissional no Chacrinha, aos quatro anos de idade, quando participei pela primeira vez de um concurso infantil. E tudo começou lá. Já como apresentadora, o que eu mais queria era ir ao programa dele e agradecer por tudo, mas eu não pude, pois ele faleceu. Estar no especial é como se eu pudesse realizar esse sonho, de ir lá e cantar pra ele”. Angélica

Foto: Globo / Pedro Curi

“Acho que foi o primeiro programa com que eu me relacionei de verdade. Lembro de assistir todos os sábados na casa da minha avó. E, por uma coincidência do destino, anos depois, eu passei a ocupar o mesmo horário do ‘Cassino do Chacrinha’, com um programa aos sábados, na Globo. O que eu mais admirava nele era o jeito leve com que ele tratava tanto o público quanto a maior celebridade do Brasil”. Luciano Huck

“Tanto o ‘Amor & Sexo’ quanto todos os programas que se propõem a ter bancadas e um auditório têm o Chacrinha como grande referência.

Pelo menos pra mim, desde sempre, foi assim. Foi um comunicador que falava com todas as idades. A forma como acontecia o programa dele, onde tudo parecia uma bagunça, era muito legal.” Fernanda Lima

Foto: Globo / Pedro Curi

“Chacrinha é vida, rebeldia, liberdade, alegria e anarquia. Eu tenho um lado Chacrinha de ser dentro do jornalismo. Chacrinha é eterno. Ele sempre será o Velho Guerreiro. ” Glória Maria

“Chacrinha quebrou todas as regras. O auditório dele era o mais quente. Era como se as pessoas fossem a uma festa, e, de casa, você conseguia se sentir ali, presente. Era um programa pra ‘geral’, muito popular e feito para o povão. Eu fui a vários. Era o programa que eu mais gostava. Tudo o que eu fizer, com certeza terá um pouco de Chacrinha.” Regina Casé

Foto: Globo / Pedro Curi

“Eu sou uma criança dos anos 80, e a minha mãe era louca pelo programa do Chacrinha. Ela me botava pra assistir desde muito pequeno. O que me marcou foi o caos, o programa nascia do caos, nascia da espontaneidade, e a espontaneidade é algo de que eu gosto muito!” Tiago Leifert

Com direção artística de Rafael Dragaud e direção-geral de Daniela Gleiser, o especial ‘Chacrinha, O Eterno Guerreiro’, uma parceria entre a Globo e o VIVA, reverencia Abelardo Barbosa, que no dia 30 de setembro completaria 100 anos. O programa celebra a atmosfera do inesquecível ‘Cassino do Chacrinha’, que foi ao ar na Globo entre os anos de 1982 e 1988.

A exibição na Globo está prevista para o dia 6 de setembro e o especial fica disponível para assinantes pelo Globo Play.

--

--