Campus Party Brasil: tecnologias apresentadas e suas aplicações

A Campus Party Brasil contou com a presença de magistrais nacionais e internacionais.

Entre os dias 12 e 17 de fevereiro aconteceu em São Paulo um dos maiores eventos de tecnologia, a Campus Party Brasil. Estivemos presentes em 3 dias do evento assistindo às palestras, participando de workshops e rodas de conversa. Durante o evento, tivemos contato com grandes profissionais da área da educação, tecnologia, marketing, inovação entre outros que compartilharam muitos ensinamentos dessas diferentes áreas e até lições de vida. Aqui será dado o foco em algumas tecnologias que vimos por lá.

Quer saber como foi a CPBR12 na visão de um Ventureiro? Assiste aí!

O primeiro tópico foi o tema do Charles Schweitzer, gerente de inovação da Leroy Merlin que compartilhou em sua palestra as iniciativas de inovação na empresa e como eles incentivam esse mindset nos colaboradores e até nos clientes. Uma plataforma para concentrar todas as inovações de todos que estão ligados ao sistema da Leroy Merlin. É assim que eles conseguem receber todas as ideias de inovação, o grupo deliberativo avalia e “apadrinham” uma ideia que será implementada.

Outro tópico é a saúde, mais especificamente, a tecnologia aplicada à saúde na palestra sobre Neurocirurgia 4.0 com Luiz Carlos de Alencastro. Robôs, Deep Learning, máquinas e técnicas. Tudo nessa palestra era tecnologia propriamente dita, robôs que auxiliavam os cirurgiões no posicionamento de tumores, máquinas que, através do Deep Learning, avaliavam o “paciente” mostrando para o cirurgião quais eram os procedimentos mais adequados para prosseguir.

Além das palestras, existiam muitas ações no evento todo com realidade virtual e realidade aumentada como marketing da Boticário, aviação, entre outras. Uma breve explicação: realidade aumentada e quando utilizamos figuras 3D no ambiente que estamos, um exemplo é o famoso case da Coca-Cola no Natal; realidade virtual são os óculos que a Samsung, por exemplo, desenvolveu para encaixar o celular e ver outra realidade no ambiente que está.

Todos as tecnologias que foram apresentadas durante o evento, para nós da Venturus, já é uma realidade. Nossas equipes são capacitadas em tecnologias que foram assunto durante o evento todo como desenvolvimento de realidades virtuais e aumentadas. Um exemplo seria o aplicativo desenvolvido para auxiliar a encontrar encanamento na parede da sua casa ou apartamento. Quem nunca saiu batendo nas paredes para saber onde passava ou não o encanamento para colocar uma prateleira ou quadro?

Com o Digital Twin, que foi apresentado na palestra sobre saúde, já aplicamos na manufatura. Temos a versão digital de linhas de produção e, com isso, podemos simular qualquer tipo de mudança sem ter que parar a linha toda, prejudicando a produção. E sobre inovação, bom, aqui nós temos um time que busca implementar as ideias que o próprio grupo ou qualquer colaborador tiver.

Tudo isso só é possível com nossa equipe dedicada de Ventureiros que sempre estão em busca de novas tecnologias, treinamentos e metodologias, aqui nós co-criamos com o nosso cliente a melhor solução para o problema apresentado.

Quer saber mais, no nosso Medium, vocês encontram artigos sobre o que já desenvolvemos e nossas expertises.