Como foi o Microsoft TechSummit 2017 em São Paulo

Robson Rocha de Araújo
Venturus
Published in
4 min readDec 19, 2017

No início do mês de Dezembro, eu e o Ericson Fonseca estivemos representando o Venturus no evento Microsoft Tech Summit 2017 em São Paulo. Principal evento com pegada técnica da marca, tivemos acesso em primeira mão às novidades do Microsoft Azure e o Microsoft 365. Muito conteúdo bom!

Entre tantas novidades apresentadas no evento, separamos aqui uma lista do que consideramos os principais tópicos do Microsoft Tech Summit 2017:

É muito fácil descobrir o melhor algoritmo para cada cenário com este cheat sheet, e o consumir no Machine Learning Studio!

Microsoft AI Platform

Grandes avanços estão sendo feitos na plataforma de AI da Microsoft, que disponibiliza soluções poderosas e simples de integrar em diversos cenários como reconhecimento de imagens, textos e falas, indexações e extração de conteúdo de vídeos, machine learning, e bots conversacionais.

Azure Stack

Agora você pode ter todo o poder dos principais recursos do Microsoft Azure rodando em sua infraestrutura local, on premises, através de appliances fornecidos pela Dell EMC, Lenovo e Hewlett Packard Enterprise. Isto significa poder desenvolver soluções híbridas com o poder do Azure em cenários onde pode não ser prático ou possível mover os dados para a nuvem, como em plantas isoladas ou com restrições legais.

Azure Reserved VM Instances (RIs)

Agora é possível reservar instâncias de máquinas virtuais Linux e Windows antecipadamente por até três anos, possibilitando economia de até 82% em relação ao modelo Pay-as-you-go, principalmente em cenários híbridos.

Azure Machine Learning Studio

Criar soluções de análise preditiva se torna fácil e rápido, simplesmente arrastando e soltando blocos de algoritmos, e em minutos você já consegue implementar modelos e os integrar em outras soluções.

A partir daí, você pode aprofundar seu modelo usando Python ou R com a API de Machine Learning!

Azure Logic Apps

Criar workflows integrando dados de diversas origens e disparando ações complexas se tornou muito fácil, com muitos conectores prontos para uso, integrando o Azure, Office, Microsoft 365, Dropbox, SAP, Salesforce e muitas outras aplicações e pataformas!

Microsoft Flow

Workflow integrado do Microsoft 365, baseado no Azure Logic Apps, permite criar fluxos de aprovação e disparar ações com base em documentos e dados facilmente, permitindo automatizar processos e tarefas muito facilmente. Através do App do Microsoft Flow, você pode receber notificações geradas por workflows, solicitar aprovações, e disparar ações com muita praticidade

Microsoft Power Apps

Construa aplicativos baseados nos seus dados, de qualquer fonte, sem código, se integrando com suas APIs, aplicativos e claro, com todo o poder do Microsoft 365 e do Microsoft Azure

Logic Apps + Azure Functions = Serverless with ❤️

Microsoft Azure Serverless Computing

Arquitetura Serverless, ou “sem servidor” é uma arquitetura baseada na abstração total de servidores, infraestrutura e sistemas operacionais. Nesse tipo de arquitetura toda a programação é baseada em eventos e triggers que ocorrem em tempo real na nuvem. Outra coisa interessante é que a cobrança, é baseada apenas no tempo que você consumiu recursos do servidor sendo assim esse tipo de arquitetura se torna uma ótima opção pra quem não quer fazer um investimento muito alto na nuvem.

Microsoft Azure Functions Computing

Serviço base da arquiteturta Serverless, o Azure Functions permite executar código sob demanda, além de permitir integrações de alta complexidade com o Azure Logic Apps (abordado acima).

Os serviços na nuvem da Microsoft estão cada dia mais poderosos e acessíveis, sendo uma excelente plataforma para a transformação digital de empresas de todos os tamanhos em qualquer ramo de atuação.

Eu e Ericson no final do evento. Altíssimo nível de conteúdo!

Em breve eu e o Ericson vamos falar mais sobre as novas tecnologias que conhecemos no evento,e como alavancar o poder da nuvem em suas soluções!

Até lá!

--

--

Robson Rocha de Araújo
Venturus

Pai, Microsoft Azure MVP, Arquiteto Cloud, Instrutor, Palestrante, e apaixonado por programação. Ser humano normal nas horas vagas..