Assessoria de Imprensa

Artur Ribeiro
Wiki FAC
Published in
7 min readNov 20, 2015

--

Resumo

Este verbete tem a finalidade de esclarecer conceitos relacionados a assessoria de imprensa e semelhantes. Nele conheceremos um pouco de sua historia e principais teóricos. Bastante importante no processo comunicacional das empresas e instituições públicas, as organizações precisam manter relação com a imprensa que, desde muito tempo foi e ainda é muito necessária. Ivy Lee considerado por muitos autores como o “pai” da assessoria, criava seu escritório a mais de um século atrás e foi a partir dele é que se foi entendendo coisas como, que as assessorias de imprensa ocupam um local estratégico dentro das assessorias de comunicação, que um assessor é definido através de suas habilidades, experiencias e etc. Vejamos a seguir o seu conceito.

Assessoria de imprensa

Entende-se pelo serviço de administração de informações jornalisticas que por meio de tarefas faz a comunicação da instituição com os veículos. Desenvolvida geralmente por jornalistas, porém não exclusivamente deles.

O conjunto de tarefas do mesmo está longe de ser rotineira, enfadonha e repetitiva, o profissional que nela exerce deve obter um conhecimento acerca de normas éticas e de opinião publica. Inclusive recentemente algumas universidades vem adicionando a assessoria de imprensa como matéria de graduação pois, assessorar exige um pouco na parte de sistematização que permite fazer a função com segurança e correção, como afirmado por Rivaldo Chinem (2003).

De acordo com que Elisa Kopplin e Luiz Artur Ferraretto deixaram registrado,(1996) o que basicamente o profissional de assessoria de imprensa faz, é o que foi listado a seguir:

-Relaciona com os veículos de comunicação social, abastencendo-os com informações relativas ao assessorado (através de relises, press-kits, sugestão de pauta e outros produtos), intermediando as relações de ambos e atendendo as solicitações dos jornalistas de de quaisquer órgãos de imprensa;

-Controle e arquiva de informações sobre o assessorado divulgadas nos meios de comunicação, bem como avaliação de dados provenientes do exterior da organização e que possam interessar aos seus dirigentes;

-Organização e constante atualização de um mailing-list ( relação de veículos de comunicação, com nomes de diretores e editores, endereço, telefone e faz);

edição dos periódicos destinados aos públicos externo e interno (boletins, revistas ou jornais);

-Elaboração de outros produtos jornalísticos, como fotografias, vídeos, programas de radio e televisão;

-Participação na definição de estrategias de comunicação.

Nesse assunto eles são bem mais específicos, classificando e deixando mais organizado, conceito de trabalho esse que Rivaldo prefere apenas simplificar falando que o profissional deve; manter o contato regular com as redações, conhecendo jornalistas( repórteres, pauteiros e editores), seus interesses e rotinas de trabalhos. Saber como funciona os fluxos de produção e os horários de fechamento. Ele deixa bem amplo o entendimento, mas em em seguida com o decorrer do seu livro( Assessoria de Imprensa Como fazer, 2003) seus conceitos vão se especificando.

Diferença entre assessoria de imprensa e assessoria de comunicação social

Muitas pessoas não sabem distinguir as diferenças entre Assessoria de Comunicação Social e Assessoria de imprensa, acreditam por exemplo que são a mesma coisa e que só nominalmente dito é que elas se diferem, porém não é somente isso. Basicamente a Assessoria de comunicação social é a forma abrangente de se juntar todas as assessorias; relações publicas, publicidade e propaganda e assessoria de imprensa (jornalismo).

De acordo com a Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais ( em 1986), toda a forma de assessoria era bem dividida, se assim podemos simplificar, PP ficaria com a comercialização de serviços ou produtos, RP imagem pessoal ou institucional e assessoria como dito antes; informações jornalisticas. Porém um profissional de relações publicas e comunicação organizacional pode também exercer as mesmas funções na hora de trabalhar com assessoria de imprensa.

Origem

O relacionamento entre organizações e imprensa, assessoria de imprensa ou assessoria de comunicação já estão presente entre nós a um bom tempo, um pioneiro nessa atividade é o jornalista e Ivy Lee.

O jornalista criou o primeiro escritório de relações publicas no momento em que as grandes organizações americanas passavam por um crise de aceitação do grande publico, ele como diz o autor Manuel Carlos Chaparro “Foi escolhido, a dedo, para ser o santo de um milagre impensável…” exatamente um milagre que Ivy Lee teria que fazer era mudar a opinião publica sobre os grandes empresários americanos.

Um dos fatos marcantes de Ivy Lee foi a carta que ele deixou como forma de documento com alguns princípios que através dela a assessoria de imprensa ou relações publicas surgiram:

Este não é um serviço de imprensa secreto.Todo nosso trabalho é feito às claras.Pretendemos fazer a divulgação de noticias.Isto não é agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não o usem.

Nosso assunto é exato. Maiores detalhes, sobre qualquer questão serão dados prontamente. E qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado com maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato.

Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresa e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público.

No Brasil as assessorias de imprensa tiveram um crescimento considerável no fim da ditadura, nesse momento instituições e empresas teriam mais liberdade para dialogar com o público. Hoje as assessorias estão espalhadas pelo país por órgãos públicos e privados e grande parte de jornalistas e profissionais da comunicação estão trabalhando nelas.

Assessor de imprensa

A definição do assessor sempre causou uma grande discussão entre categorias da própria comunicação, Jornalistas e RPs brigaram e ainda brigam por esse espaço. No Brasil segundo Jorge Duarte, o assessor de imprensa na maior parte das vezes é jornalista por formação ou por experiencia. A professora Délcia Maria de Mattos Vidal que atualmente atua no curso de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília através de sua ampla experiencia na área de assessoria de imprensa tem uma opinião acerca do que realmente é necessário para ser um assessor. Para ela a habilitação em comunicação não influencia muito a capacidade de se tornar um profissional na área e sim o conjunto de habilidades que passam por entender a cultura da empresa, os objetivos dela e entender sobre as necessidades e as demandas de um jornalista, se o graduando possuí as habilidades da área e souber usar as melhores ferramentas para se fazer assessoria, ele pode facilmente ser contratado para atuar nesse ramo.

Comorg em assessoria de imprensa

Por ser uma graduação muito recente e definição do que seja se assim também colocarmos, a Comunicação Organizacional não é muito conhecida e ainda é pouco debatida quanto sua aplicabilidade de mercado, o mesmo também pensado na hora de se saber se um individuo formado pode ser um assessor de imprensa, pois ela junta todas as qualidades que as ciências da comunicação possui, podendo formar um profissional muito completo para o mercado já que ela propõe o ensino teórico e pratico da comunicação integrada como um todo. A primeira universidade que se propôs a trazer o curso que antigamente era mais conhecido como jornalismo empresarial, foi a Universidade de Brasília (UnB), nela o seu fluxo de matérias possui todos os ensinamentos que um profissional de assessoria de imprensa faz, tendo professores formados nas três habilitações de Comunicação Social e Relações Publicas. De acordo com a professora de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília Delcia Vidal, não precisa ser necessariamente um profissional formado em jornalismo para exercer a função de assessor, as técnicas aprendidas no curso de Comorg podem muito bem serem usadas dentro de uma instituição, pois as funções são muito mais praticas, aprendíveis e pela visão dela a graduação não consegue limitar as possibilidades.

Assessoria e mídias sociais

Um assessor precisa se manter atualizado e ligado, a internet pode ser vista como aliada da assessoria por proporcionar uma dinâmica de oportunidades, diversos portais precisam se manter atualizados e gerando noticias para o mundo online que está 24 horas sedento por informações e é aí que a assessoria pode aproveitar para manter uma relação com jornalistas e criadores de conteúdos colocando sempre que necessário a sua organização presente na imprensa, porém tem o outro lado da moeda; as demandas também podem ser negativas e surgiram rapidamente. Junto com os sites de noticias e geradores de conteúdo, as redes sociais ocupam um importante espaço nesse processo comunicacional segundo o artigo “Uso de mídias sociais na interação com a imprensa”, nela a utilização das mídias sociais na assessoria de imprensa voltada diretamente na relação com os jornalista não tem relevância, as mídias sociais devem ser utilizadas em um contato direto com o publico.

Saiba mais

Artigos

MARQUES, Francisco Paulo J. Almeida, MIOLA Edna e SIEBRA Nayana.(2003) Jornalismo, Assessoria de Imprensa e seus condicionantes organizacionais: Uma reflexão a partir das Teorias do Jornalismo. Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. <http://cascavel.cpd.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/animus/article/view/9068> Acesso em: 27/10/2015

Vídeos

Assessoria de Imprensa 2014. Disponivel em <https://www.youtube.com/watch?v=tu7ERP45Ukg> Acesso em: 27/10/2015

Assessoria de imprensa e RP digitais. 2012 Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=i8z0unGk8NU> Acesso em: 02/11/2015

O que faz uma assessoria de imprensa?. 2010. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=8bZAlTUSfug>Acesso em: 02/11/2015

Referencias

KOPPLIN, Elisa e FERRARETTO, Luiz A.(1996) Assessoria de Imprensa Teoria Pratica. Porto Alegre. Sagra — DC. Luzzatto.

CHINEM, Rivaldo .(2003) Assessoria de Imprensa como fazer. São Paulo. Summus Editorial

Organizador, autor, compilador, etc.: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo. Atlas

Organizador, autor, compilador, etc.: DUARTE, Jorge (Org.). Uso de mídias sociais na interação com a imprensa <http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/arqcom/article/view/2087/1985>

VIDAL, Délcia Maria de Mattos. Assessoria de Imprensa. [17/11/2015] WickFac. Entrevista concedida a Artur Ribeiro e Luiz Guilherme R. Fernandes.

Autores: Artur Ribeiro e Luiz Guilherme Rodrigues

Este verbete foi produzido na matéria Teorias da Comunicação Organizacional do curso de Comunicação Organizacional da FAC/UnB

--

--