Discurso da sessão solene em homenagem às mães do dia 16 de maio de 2017

Aninha Carvalho
Vereadora Aninha Carvalho
4 min readMay 18, 2017

Este é um evento muito importante para nós vereadores. É uma propositura minha para homenagearmos as mães, um tributo necessário àquelas que são consideradas as nossas guerreiras.

Mãe é a expressão do Amor de Deus.

Ser mãe é uma dádiva de Deus.

Quero celebrar todos os tipos de mães nessa noite:

Mães que geram; mães que adotam; pais que são mães; avós que são mães, tias e irmãs que fazem o papel de mãe; professoras que se fazem de mãe quando necessário e todas as pessoas que dão amor de mãe.

Dizem que cada criança que nasce é um mensagem de Deus anunciando que ainda ama o homem.

Por 289 vezes a palavra “mãe” ou “mães” aparece na Bíblia. Lendo-as, notamos que é o princípio segundo o qual as mães devem ser honradas. É repetido várias vezes, no Antigo e no Novo Testamento.

Elas devem ser honradas por serem mães, mesmo que seus conselhos ou práticas não possam ser seguidos. Temos na Bíblia, histórias de mães magníficas e outras nem tanto.

Talvez um dos papéis mais preponderantes da mulher destacado na bíblia, seja o de mãe, embora todos os papéis sejam igualmente reconhecidos.

Muitas noites acordadas, cansaços físicos, renúncias, ingratidões… uma tarefa difícil e árdua.

Porém, é extremamente gratificante para uma mãe ver o filho que ela amamentou crescido, criado, formado e bem encaminhado na vida.

É honroso para a mãe ver em seus filhos as suas próprias virtudes.

É alentador para a mãe ser reconhecida por seus filhos como aquela que esteve ao seu lado nos momentos mais difíceis, educando, corrigindo, formando, protegendo, consolando, animando.

Na Escritura encontramos vários exemplos de mães, nos quais quero trazer nesta noite.

EVA — A MÃE A DE TODA HUMANIDADE

A primeira mulher recebeu este nome por ser a mãe de todos os seres humanos.

Como seu próprio nome indica, Eva deu origem ao “processo de vida” dos seres humanos e a partir disso, recebeu o privilégio de ser chamada a “mãe de toda a humanidade”.

SARA — A MÃE SÍMBOLO DE FÉ

Sara é um exemplo de fé para todas as mães. Uma vez que mesmo sendo impossível gerar um filho pela sua idade avançada (cerca de 90 anos), ela creu nas promessas divinas e Deus a tornou fértil. Assim, ela gerou Isaque, que seria o continuador da descendência de Abraão. Vemos nela de fato uma “princesa da fé”, podendo ser exemplo para todas as mães. Sua fé é inigualável e deve ser copiada por todas as mães.

JOQUEBEDE — A MÃE “AMA DE CRIAÇÃO” DE SEU PRÓPRIO FILHO, ou seja, a babá

Sabemos que Joquebede foi a ama de seu próprio filho, Moisés.

Quando a criança, para escapar da morte, foi colocada sobre o leito do rio e apanhada pela filha de Faraó e Joquebede foi chamada para ser-lhe “ama de criação”.

Isto aconteceu porque Joquebede colocou Miriã, a sua filha mais velha para vigiar a criança que deslizava no leito do rio. Foi Miriã que ofereceu à filha de Faraó, os serviços de sua mãe como “babá”, o que foi aceito pela princesa. De fato, seu nome indica que Joquebede foi uma promotora da “glória” de Deus.

ANA — A MÃE SUPLICANTE

Ana foi a mãe de um dos maiores sacerdotes-profetas do Velho Testamento, o Samuel.

Porém, sabemos que as dificuldades que ela enfrentou devido à sua esterilidade, que a motivou “chorar” na presença de Deus, junto ao templo. Em seu pedido suplicante, ela ofereceu seu filho para o serviço de Deus, cumprindo seu voto mais adiante.

Note que em sua súplica, Ana achou “graça” diante do Senhor.

RISPA , A MÃE MODELO

Rispa foi uma mãe virtuosa que entendeu e aceitou a missão de ser mãe. Uma mãe verdadeiramente convertida aos seus filhos. Mesmo frente ao sofrimento e morte, não abandonou seus filhos.

Quantas mães já desistiram de seus filhos, deixando-os abandonados, nas drogas, com traficantes, nas prostituições, com más companhias e nos pecados diversos?

MARIA — A MÃE AGRACIADA E SOFREDORA

Maria hospedou em seu ventre o Filho de Deus, o Deus em carne para depois vê-lo ser sacrificado em prol dos pecados humanos. A vida de Maria se resume no seguinte ato de obediência: “Cumpra-se em mim segundo a sua palavra”, Lc 1.38.

As mães serão sempre lembradas e amadas em suas virtudes. Deus as honrará!

Que Deus abençoe cada mãe. Para que compreenderem a sua missão na terra, nunca desfaleçam, nunca desistam, nunca desanimem, pois estará plantando uma semente, regando com amor, paciência e oração.

Esta é uma homenagem da Câmara Municipal de Trindade

Feliz dia das Mães!

--

--