Hackeando o horário de verão para acordar mais cedo

Getty Images

Um dos hábitos que venho cultivando nos últimos tempos é o de acordar cedo. Atualmente acordo entre 6:30 e 7:00. Eu era uma pessoa que acordava às 10h.

Acordar 1 hora mais cedo significa poder realizar coisas que não conseguimos durante o dia. Seja se exercitar, escrever um livro ou passar um tempo com as crianças, faze-lo sem as distrações normais do horário comercial te permite fazer com mais gosto e atenção. Realizar tarefas profissionais importantes também é uma boa alternativa já que conseguimos focar melhor sem as notificações constantes no celular.

Apesar de ser um hábito difícil de moldar, o próximo final de semana, com o fim do horário de verão, será uma ótima oportunidade de formar esse hábito.

Então deixar aqui um texto sobre acordar cedo e também algumas dicas para hackear o fim do horário de verão nesse final de semana.

Seu corpo já está acostumado a acordar no horário solar que você já acorda. O fim do horário de verão é a oportunidade para começar a acordar “1 hora mais cedo” pelo horário do relógio.

No sábado, simplesmente antecipe o seu despertador em 1 hora. Se seu despertador atualmente toca às 7h, coloquei ele para tocar às 6h. Você não sentirá diferença alguma no seu corpo pois é exatamente a mesma hora solar em que já acorda.

Acorde nesse horário solar no sábado e no domingo também. Vai te ajudar a manter o hábito na segunda-feira. Manter o mesmo horário de despertar durante todos os dias da semana e não só de segunda a sexta, ajuda muito a formar o hábito.

Se programe para fazer algo nessa hora “adicional”. Se não tiver nada para fazer, vai acabar voltando pra cama. Escreva aquele post pro seu blog, vá caminhar, faça textão no Facebook, vá passear com o cachorro, prepare um café da manhã caprichado para o seu parceiro, qualquer coisa, mas ocupe essa hora.

O mais difícil nessa estratégia não será o acordar “1 hora mias cedo”, mas sim ir dormir 1 hora mais cedo. Então a dica é você colocar um despertador para dormir. Coloque um alarme para, digamos, 21:30 te lembrando de “se preparar para dormir”. Adicionalmente você pode colocar outro alarme para 22h lembrando “ir para a cama”.

O despertador do iPhone/iOS tem uma funcionalidade muito bacana chamada Bedtime, que além de te lembrar de ir dormir, faz o despertar com um som que aumenta gradativamente, o que melhora a qualidade do despertar para quem ainda não acorda naturalmente. (Alguém tem dica semelhante para Android?)

Eu, a partir desse final de semana, pretendo passar a acordar entre 5:30 e 6:00, e passar minha rotina de exercícios para antes de ter que levar meu filho na escola às 7:30.

Quem topar o desafio, me conta na segunda-feira como foi. :)

Se curtiu, recomenda!