O que aprendi acordando 7 dias consecutivos às 5:20 da manhã

7 dias atrás eu me comprometi com um amigo a acordar cedo e fazer uma video conferência com ele às 5:30 da manhã durante 7 dias com o objetivo de nos ajudar a formar o hábito de acordar cedo.
Quando conto isso para algumas pessoas, muitas delas responde algo como “você é doido” ou “pra que isso, cara?”.
Bem, não sou doido, mas sei por que estou fazendo isso.
A ideia de acordar às 5 da manhã serve para “criar” algumas horas a mais no seu dia. São algumas horas onde o mundo está mais devagar e é possível dedicar um tempo para fazer coisas mais pessoais, coisas que são prioridades para você mas que, pela correria do dia, você acabam não conseguindo fazer.
O que aprendi
O poder do compromisso na formação de hábitos
A ideia de fazer uma video conferência com alguém surgiu de forma despretensiosa num post no Facebook, documentado aqui.
A minha sensação durante a semana toda foi que se não tivesse afirmado esse compromisso com um amigo, dificilmente teria conseguido fazer sozinho. O fato de pensar que se eu não acordar, o meu amigo terá acordado em vão me incomodava e me fazia acordar na hora para cumprir o compromisso.
Além disso, eu fazia um comentário de check-in no post do Facebook para que todos que estavam acompanhando saberem. Esse é outro tipo de compromisso, mais social, onde você cria uma situação em que você não quer “passar vergonha” ao não cumprir o que prometeu publicamente.
Então, quando quiser construir um hábito qualquer, encontre alguém para dividir o desafio e compartilhe publicamente tanto o desafio quanto o progresso.
O seu dia rende muito mais
Não é que seu dia terá mais horas, você agrega mais horas uteis ao seu dia, você troca horas pouco uteis da noite por horas muito úteis no começo do dia. No começo do dia você tem mais energia e controle sobre o que vai fazer. Quando chega 8 da manhã eu já meditei, me exercitei e trabalhei um pouco.
Eu estou deliberadamente formatando a minha rotina matinal, ou seja, estou criando um fluxo de coisas para serem feitas assim que acordo. Beber água, meditar, tomar café, ler um livro, me exercitar, preparar o dia. Um site legal sobre o assunto para inspirar a sua rotina matinal é o MyMorningRoutine.
É importante ter um momento só seu diariamente
Buscar o auto-conhecimento é uma tarefa importante para todos aqueles que buscam o desenvolvimento pessoal. Ficar sozinho, não só de vez em quando, mas sim diariamente, é ótimo artifício nessa tarefa. Diariamente você tem a oportunidade de reavaliar suas metas, desafios, valores e atitudes.
O nascer do sol é muito bacana e revigorante
O primeiro dia em que acordei antes das 5:30 era um domingo. Eu saí de casa e fui comprar pão. No caminho, peguei no rosto os primeiros raios de sol. A sensação é incrível. É um calor fraco, mas revigorante. Parece que energiza todo o seu corpo. Fiquei alguns segundos de olhos fechados só recebendo essa energia.
A gente se esquece que existe o nascer do sol e deixa de perceber o quanto esse início de ciclo diário é importante para a vida na terra. É simplesmente gratificante.
Conclusão
Acordar cedo parece ser algo muito ruim. Não é. Não há nada de diferente entre dormir à meia-noite e acordar às 8h e ir dormir às 21h e acordar às 5h. Não é fácil adaptar o corpo, os primeiros dias são realmente difíceis, mas o ganho de qualidade de vida é enorme. Você se sente no controle do que você quer fazer da sua vida. Então, assuma o controle da sua vida. Vale a pena.

