Essencial, o cartaz

Johnny Brito
Nov 20, 2016 · 4 min read

Ainda na escola, História sempre foi uma das minhas matérias preferidas. Lembro de ter uma facilidade esquisita para esses assuntos. De alguma forma, conseguia desenhar durante a aula, ler histórias em quadrinhos, as vezes até tirar uma soneca rápida…mas estava sempre por dentro da matéria. Não me perguntem como, só sei que dava certo. No entanto, não posso dizer que sou um profundo conhecedor da história do Design. Sabe aquela coisa de você lembrar do nome da pessoa, mas não lembrar do rosto (ou vice-versa)? Pois é, eu tenho muita dificuldade em ligar nomes aos trabalhos que realizaram.

Estava na hora de tomar vergonha na cara e mudar.

Procurei ler um pouco a respeito, assistir documentários, ouvir alguns podcasts e, depois do último dia 5/11 (data do aniversário de Aloísio Magalhães, quando se comemora o Dia Nacional do Design), percebi que seria interessante compartilhar com outros esse meu desejo de conhecer mais quem foram os designers que tornaram possível a profissão (ainda que não reconhecida) no Brasil.

Documentário de Mari Pini sobre sobre seis representativos designers que iniciaram suas carreiras no início da década de 50: Alexandre Wollner, Almir Mavignier, Emilie Chamie, Fernando Lemos, João Carlos Cauduro e Ludovico Martino.

Comecei listando alguns nomes. Entre tantos dignos dessa lista, decidi que trabalharia com seis nomes que considero essenciais: Bea Feitler, Ruben Martins, João Carlos Cauduro, Ludovico Martino, Alexandre Wollner e Aloísio Magalhães. Com esse objetivo de fomentar a vontade de conhecer, percebi que a melhor forma de comunicar seria na pureza do texto, a informação histórica em sua forma mais elementar. Decidi que o cartaz traria apenas os nomes, informações biográficas desses seis personagens, juntamente com uma fala, umas aspas de algo que tenham dito ou escrito ao longo da vida.

Mais que o resultado final, o que mais me deu prazer nesse processo foi a pesquisa. Como eu aprendi nessas últimas semanas! Por incrível que pareça, algumas dessas informações simples que apresento no cartaz não estão por aí dando sopa para quem quiser encontrar. Um exemplo disso é o local de nascimento de Cauduro e Martino. Nos textos que li, a trajetória dos dois amigos e sócios começa já na formação. Outra dificuldade foi encontrar essas frases atribuídas a alguns deles.
É aqui onde devo agradecer profundamente a Eduardo Foresti, designer que teve o privilégio de trabalhar com os mestres Cauduro & Martino, e Fernanda Martins, também designer super atuante, filha do pioneiro Ruben Martins. Ambos foram muito generosos e solícitos me enviando trechos de entrevistas e textos para que eu pudesse preencher as lacunas do meu projeto. A frase atribuída ao Martino, por exemplo, foi mencionada por uma das pessoas que Foresti entrevistou para escrever o delicioso texto Mestre Ludo. Foi ele também quem conseguiu confirmar para mim que ambos nasceram em São Paulo, como eu suspeitava. Já a frase atribuída a Ruben Martins, foi extraída de um recorte de jornal que a Fernanda compartilhou comigo, um texto escrito por seu pai para um jornal em 1965. Preciosidade!

Foi uma oportunidade maravilhosa para estudar, pesquisar, ouvir e aprender. Espero contribuir, mesmo que só um pouquinho, para que outras pessoas queiram conhecer mais sobre o assunto. Estas são histórias que não podem desaparecer. Desta lista, apenas Cauduro e Wollner ainda estão vivos (aliás, eu tenho uma história ótima sobre o Wollner que envolve um ponto de ônibus e o Escher…mas contarei mais para frente, num post dedicado a ele), então penso que seja importante aproveitarmos as oportunidades que ainda temos de ouvi-los e não apenas lê-los.

Assim como fiz com Bea Feitler, planejo escrever um post para cada um desses seis designers. Fiquem ligados ;)

A princípio, o cartaz pode ser adquirido na nossa lojinha na Colab55 (recomendo apenas o formato A2), em PhotoMatte, ou impressão FineArt. Estou planejando também uma série impressa em cores especiais. Os interessados podem acompanhar nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades aqui no Medium, no Instagram e na Colab55.

A linha Essencial: Designers Brasileiros conta também com outros produtos que podem ser adquiridos na nossa loja.

Vertentes

Coleção criativa de referências, conceitos & ideias

Johnny Brito

Written by

Designer Gráfico e Ilustrador. Apaixonado por símbolos, cores, formas, música e cinema. Nascido em Recife-PE, criado em São Paulo-SP.

Vertentes

Vertentes

Coleção criativa de referências, conceitos & ideias

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade