Como usamos o Slack para melhorar nossa comunicação e produtividade

Não há dúvidas de que a comunicação eficiente entre um time contribui, direta e positivamente, para o sucesso de um projeto.

Existem vários aplicativos diferentes para fazer comunicação interna, mas nenhum deles se mostra tão eficiente quanto o Slack. Além de facilitar a comunicação, o Slack consegue centralizar arquivos compartilhados, favoritar mensagens, enviar snippet, criar posts e mais uma infinidade de possibilidades. E ainda faz integração com diversas ferramentas geralmente usadas em empresas de TI.

Sobre o Slack há diversas coisas boas para se falar. Mas, aqui só vou mostrar como organizamos nossas conversas e as integrações que utilizamos.

Canais de conversa

Assim como o antigo mIRC, no Slack podemos criar diversos canais para separar os assuntos e assim organizar a comunicação do time. Os canais podem ser públicos, onde todos os integrantes da empresa que possuem acesso ao Slack podem visualizá-los. Já os canais privados somente usuários convidados podem ter acesso. Além é claro, das conversas privadas e criação de grupos, igual a qualquer programa de mensagem.

Nosso canal da zueira… =P

Aqui na empresa temos um canal para cada projeto e mais alguns canais diversos. Essa separação faz com que as conversas não se misturem, evitando assim que falemos de vários projetos em um mesmo canal.

Essa segmentação de assuntos agiliza não só a comunicação, mas também a busca por alguma informação ou arquivo dentro do canal.

Integrações

Diversas integrações que geram um grande ganho na produtividade.

A opção de integrar alguns serviços ao Slack gerou um ganho significativo na produtividade. Detalhes como iniciar um Hangout direto do Slack geram um ganho de segundos que parece bobo mas, se juntar todas as integrações, no final vira uma montanha de ganhos! :)

Algumas integrações que usamos:

Criamos cartões no Trello direto pelo Slack. Se no meio de uma conversa surge uma idéia, ali mesmo já criamos o cartão; sem perder tempo de ir até o navegador, abrir o Trello e criar o cartão. Isso evita deixar para depois e acabar perdendo o insight.
Conseguimos entrar em um cartão, adicionar um trecho de conversa do Slack e verificar as infos do cartão direto pelo Slack.
A integração com Github nos avisa sempre que um novo commit acontece.
O Google Calendário nos lembra se temos reuniões no dia e nos avisa pouco antes de começar.
Iniciamos um hangout com o time direto do canal.
Cada build no Jenkins somos avisados se foi realizado com sucesso ou se ocorreu algum erro.
E claro, temos o nosso robôzinho que nos avisa das releases.
E ainda temos nossa secretária virtual, que nos dá diversas informações relacionadas à empresa e aos projetos em andamento.

É isso! Só um pouquinho de como usamos o Slack para melhorar nossa comunicação. Essa é uma das nossas principais preocupações, principalmente por sermos um time 100% remoto.