Em 2015 eu resolvi migrar para o Mac. Para um desenvolvedor full-stack .NET com mais de 8 anos de experiência (e que na época prestava consultoria em arquitetura de software em um grande ERP da área da saúde), abandonar completamente o sistema operacional Windows e ir para o Mac parecia uma jornada interessante. Migrar para o Mac OS significaria perder o Visual Studio — uma fantástica IDE de desenvolvimento, muito completa e fácil de usar e talvez este tenha sido o ponto que despertou a atenção de algumas pessoas ao meu redor pois ainda não existe Visual Studio para Mac OS. Mas desde 2014 que eu já vinha acompanhando (em eventos e blogs) o desenvolvimento do ASP.NET VNext (que depois mudou de nome para ASP.NET 5) que anunciava a capacidade de se compilar e executar .NET em sistemas operacionais Linux e Mac OS, assim como a evolução do Xamarin Studio e tudo isto me deu bastante segurança para abandonar o meu notebook com Windows.

Bem, sem o Visual Studio algumas coisas precisam ser feitas de forma manual, mas não é tão difícil.

Configurando o ambiente de desenvolvimento

O Visual Studio normalmente se encarrega de realizar todas as configurações para o desenvolvimento em .NET, mas como não iremos utilizá-lo, iremos configurar o nosso ambiente para desenvolvimento de aplicativos ASP.NET 5 em 8 passos. Esses 8 passos no início demoram um pouquinho, mas só precisam ser feitos uma única vez.

  1. Instale o ASP.NET 5 para Mac OS X.
  2. Instale o Home Brew para facilitar o desenvolvimento a partir do Mac OS executando a seguinte linha de comando.curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master/install
  3. Instale o Mono utilizando o Home Brew executando a seguinte linha de comando:
brew install mono

4. Instale o .NET Version Manager (DNVM) que é um conjunto de utilitários que permite configurar o ambiente de execução através de linhas de comando. Para instalar e configurar, execute as seguintes linhas de comando:

brew tap aspnet/dnx
brew update
brew install dnvm

5. Para verificar a versão do DNVM instalado, execute o comando abaixo:dnvm

Figura 1 — DNVM

6. Agora vamos instalar o Node.JS que suportar o Yeoman (no próximo passo), utilize a linha de comando:

brew install node

7. Agora precisaremos instalar o Yeoman e o projeto Asp.net Generator. O Yeoman é uma plataforma de scaffolding construída sobre o Node.JS que permitirá a criação de alguns modelos de projeto como Asp.net 5 com autenticação, Asp.net 5 sem autenticação, Web Api, Console e etc.

npm install -g yo generator-aspnet

Após instalado, para abrir o Yeoman execute o comando:yo aspnet

Figura 2 — Yeoman ASPNET Generator

Se você viu essa janela, parabéns :) a configuração do ambiente encerra por aqui.

Criando um aplicativo Web com Asp.net Mvc 6

  1. Execute o comando “yo aspnet” (figura 2) e selecione a opção “Web Application”.
  2. Informe um nome para o projeto (uma pasta será criada com este nome). No meu caso, eu chamei de “helloaspnet5”. Todos os arquivos iniciais do projeto serão criados na pasta determinada.
Figura 3 — Criando um aplicativo web utilizando ASP.NET 5

3. Digite o comando “cd helloaspnet5” ou o nome do seu projeto.

4. Agora, será necessário atualizar as dependências do projeto utilizando o comando “dnu restore”.

5. Utilize um editor de texto da sua preferência para visualizar e manipular os arquivos, no meu caso, utilizarei o Visual Code — um editor de texto multi-plataforma muito leve e eficiente que ainda está na sua versão beta.

Figura 4 — Visual Code: Aplicativo Web com ASP.NET MVC 6

6. Agora podemos compilar o projeto no utilizando o comando:dnu buildObserve se o build foi executado com sucesso.

7. Agora para executar o projeto basta executar o comando:dnx webE o seu projeto será iniciado e poderá ser acessado pelo browser e será algo como a figura 5.

Figura 5: aplicativo web executando.

Pronto! Seu aplicativo ASP.NET MVC 6 funcionando no seu Mac Os :)

--

--

Maurício Santos
Vertice
Editor for

Solution developer • Facilitator • Founder at Vértice Computação