Aplicando automação de testes em Java com BDD utilizando Cucumber

Nicollas Cecchi Mendes Ehlers
vhsys Engineering
Published in
3 min readOct 2, 2018

Antes de tudo, para entrar neste tema, terei que contar um pouco sobre como era a situação da empresa. Eu era um suporte recém promovido para a parte de qualidade, desenvolvi aos poucos habilidades de Q.A, e acabei por conquistar um espaço no time de Desenvolvimento Porém, as demandas de melhorias e bugs se mantiveram constantes, impedindo no primeiro momento pensar em tecnologias para aperfeiçoar e garantir mais qualidade.

Depois de um ano como QA, o time começou a crescer e começamos a buscar ferramentas para fazer a verdadeira automatização do nosso sistema. Encontramos muitas como: Selenium Webdriver, Ghostinspector até chegarmos no Katalon, esta ferramenta de fato ajudou e ajuda muito em nosso dia a dia. Mas ainda, precisávamos de algo mais automatizado para realizar testes regressivos e que não deixa um QA parado aguardando a execução.

Após uma premiação de budget para o setor de desenvolvimento, foi definido que poderíamos adquirir um curso a livre escolha, no qual acabei encontrando o curso de BDD, que envolvia a tecnologia Cucumber integrado com Java, podendo assim converter testes existentes do próprio Katalon para ele. Com essa combinação foi identificado que poderíamos gerar relatórios com evidências do que executou.

Nesse ponto pode haver uma dúvida, mas o que é o BDD?

A sigla BDD significa: “Desenvolvimento orientado a Comportamento”. Este conceito procura trazer pessoas não técnicas para próximo dos setores de desenvolvimento e qualidade, por meio de textos (com o comportamento esperado) usando as palavras: Dado, E, Quando e Então, que facilitam a compreensão de todas as partes envolvidas, seja um projeto ou em uma correção de bug.

Passado um mês e meio de estudo, montei um pequeno projeto para apresentar aos coordenadores usando o Cucumber, apontando que de fato conseguimos achar a ferramenta certa para nosso trabalho, Automaticamente comecei a criar um plano de como os demais QAs poderiam iniciar com um padrão para automatizar seus testes.

Mas o que essa aplicação traz de vantagens para a equipe além do BDD?

Ele traz um padrão que a equipe de testes consegue criar facilmente e gerar documentação técnica, além de, criar rotinas de regressão que não exigem tanto da máquina. Assim é possível deixar uma máquina na nuvem executando e reportando os resultados do teste, com isso garantimos — ainda mais — que o produto que entregaremos para nosso cliente estará o mais próximo possível do que o mesmo deseja.

E, além disso, torna fácil o trabalho de implementar automações em solicitações de melhorias. Com isso, nossos próximos passos serão aplicar a automatização usando o java convertendo todo material criado pelo Katalon e criar rotinas automatizadas de testes para garantir ainda mais a qualidade do nosso produto.

--

--