Carta Convite

Melissa Stella
Viagem à Milanesa
Published in
3 min readDec 15, 2016

--

Medo de ser barrado na imigração todo turista tem até mesmo os mais experientes. E para não correr esse risco o certo é levar embaixo do braço uma pastinha com todos os documentos necessários: passagens de ida e volta, cartão internacional, dinheiro em espécie, seguro viagem, reservas do hotel ou se for ficar na casa de um parente ou amigo ter uma carta convite.

Muitas pessoas não sabem o que é e nem que ela é necessária (eu mesma não sabia até um tempo atrás). Estava eu na imigração do aeroporto de Madri na Espanha (umas das mais famosas por barrar brasileiros) tentando explicar com meu portunhol que estava de férias e que iria ficar na casa do meu primo em Sevilha e o agente me perguntando da tal carta convite. Entrei em pânico já querendo chorar quando percebi que ele não ia me liberar, então ele me pediu o endereço da casa onde eu iria ficar e o telefone, anotou tudo e falou que iria me liberar mas que dá próxima vez era para apresentar a carta convite.

Mas afinal O QUE É CARTA CONVITE??

É um documento que confirma que você vai visitar um país e tem acomodação neste período e por isso não tem nenhuma reserva em hotel.

Geralmente você apresenta ela quando vai tirar um visto ou quando vai entrar em um país que não precisa de visto para brasileiro, mas que precisa passar pela imigração do aeroporto.

Pessoas residentes no país ou mora lá mesmo que temporariamente (mas com documentos de moradia legalizados) podem fazer a carta convite.

Por garantia anexe junto a carta convite uma cópia do passaporte ou documento de identidade da pessoa que irá te hospedar.

Outro detalhe importante: a carta tem que ser escrita na língua do país que você está indo visitar. E por garantia tenha uma versão em inglês, para também no caso de um voo com conexão.

Modelo de carta convite:

Data e Local
(nome completo do anfitrião)
(endereço completo do anfitrião)
(telefones de contato do anfitrião)

Ao Oficial de Imigração/ Oficial Consular

Prezado Sr. (a)

Eu, (nome do anfitrião), (estado civil), (profissão), portador do passaporte XXXXX, residente em (endereço completo) e telefone (número válido e fácil de contatar), declaro para os devidos e legais efeitos que convido (nome completo do convidado), (nacionalidade), (profissão), portador do passaporte XXXX e residente à (endereço completo) a me visitar no período de XXX a XXX.

Sou (amigo, tio, primo, etc) de (nome do convidado) e esclareço que durante todo o período de permanência dele (a) em (cidade, país) o(a) receberei em minha residência. O (nome do convidado) viaja como turista e irá financiar sua própria viagem.

Em anexo, envio meus documentos que comprovam minha (nacionalidade) ou (minha situação regular com a imigração).

Estou disponível para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários

Atenciosamente,

______________________________
Assinatura (do residente no exterior)

Versão da carta traduzida em inglês

Invitation Letter

Date and Place
(full name of the host)
(full address of the host)
(contact numbers for host)

To Immigration Officer / Consular Officer

To whom it may concern,

I, (name of host), (marital status), (occupation), holder of the Passport XXXXX, residing at (full address), hereby declare to all effects and purposes, that I invite (full name of guest), (nationality), (profession), holder of Passport XXXX and resident at (address) to visit me from XXX to XXX. I’m (friend, uncle, cousin, etc.) of (name of guest) and clarify that (name of guest) will stay at my residense during the entire period of his/her time in (city, country). (name of guest) travels as a tourist and will fund his/her own trip. In attachment, I provide documents that prove my (nationality) or (my regular situation with immigration). I am available for any clarifications that are necessary

Best Regards,

______________________________
Signature

Para a carta-convite ter validade, a pessoa que mora no exterior deve imprimir a carta com tudo preenchido, conforme ensinado acima, e assinar no espaço em branco indicado. Depois é só escanear a carta assinada, escanear também o passaporte e mandar tudo isso para o amigo/parente turista.

E aí, curtiram as dicas? Se ficou alguma dúvida ou se você tem alguma dica para compartilhar escreva nos comentários. Ficaremos muito felizes com o seu contato. E não deixe de curtir ❤ e compartilhar com os amigos ;)

E boa viagem!!!

--

--

Melissa Stella
Viagem à Milanesa

Ítalo-brasileira, casada, escorpiana, viajante, deslumbrada, sonhadora, intensa, apreciadora de uma boa cerveja e uma boa comida… Insta:@milanesatours