Comidas que você DEVE provar quando visitar algum desses países

Nem só de atrações turísticas e monumentos históricos que vive um viajante. Comer faz parte do turismo, é o melhor e mais prazeroso jeito de conhecer a cultura local.

Melissa Stella
Viagem à Milanesa

--

Muitos países oferecem várias rotas gastronômicas que podem ser vivenciadas por aqueles que gostam de vinhos, cervejas, melhores restaurantes ou até mesmo por pratos exóticos. Tem para todos os gostos e opção é o que não falta.

Eu não sou das mais viajadas (mas pretendo ser mais rs), mas sempre que visito um país me informo sobre as comidas e bebidas típicas. Até agora eu tive experiências gastronômicas na Espanha, Portugal, Bélgica, Holanda, Itália, França, Suíça, Alemanha, República Tcheca e Escócia.

E se você é assim como eu e gosta de pratos saborosos com ingredientes que refletem a cultura do lugar, aqui vai uma lista das comidas que eu provei (e aprovei) e acho que você também deveria provar se visitar algum desses países.

Atenção! Contém imagens fortes…

Pastel de Nata — Portugal

É uma das mais populares especialidades da culinária portuguesa, você pode encontrar em qualquer café e pastelarias de Portugal. Já o Pastel de Belém é uma receita unica e exclusiva da Fabrica dos Pastéis de Belém em Lisboa. Mas o doce nada mais é do que uma massa folhada crocante com um recheio composto de ovos e açúcar, polvilhado canela e açúcar refinado por cima.

Francesinha — Portugal

Esse prato é tradicionalíssimo no Porto no norte de Portugal. Nele vai duas fatias altas de pão de forma caseiro recheadas com linguiça, presunto, mortadela e bife, cobertas por queijo– então, gratinadas. Daí tira-se do forno, coloca-se sobre elas um ovo frito de gema mole, rodeia-se de batatas fritas e joga-se muito, mas muito, molho de carne na cerveja com piri piri (mix de pimentas típico de Portugal), com um toque de vinho do porto.

Haggis —Escócia

Esse é um dos pratos mais conhecidos do país, feito de miúdos de carneiro cozidos dentro do estômago do animal. Geralmente é servido com purê de nabo e batatas (nappie and tatties). Você pode encontrar o haggis em recheio de tortas ou em versões de bolinhas fritas.

Scotch Pie — Escócia

Também conhecido como Mutton pie, Shell pie, Mince pie, Football pie. É uma torta recheada de carne moída (normalmente de carneiro), muitas vezes altamente temperado com pimenta e outros ingredientes. É assada em uma assadeira redonda, com cerca de 8 cm de diâmetro e 4 cm de altura, e a “crosta” superior (que é macia) é colocada cerca de 1 cm abaixo do aro para criar um espaço para adicionar acompanhamentos como purê de batatas, feijão cozido, molho ou ovo. São frequentemente servidas quentes e a crosta dura da torta permite que seja comido à mão.

Deep fried Mars bar — Escócia

Essa sobremesa foi criada em um pub de Stonehaven e é uma barra de chocolate Mars empanada e frita.

Guláš (Goulash) — República Tcheca

A cozinha tcheca tem muitas influências alemãs, austríacas e húngaras. O goulash mesmo é húngaro mas tem a versão tcheca que também é uma delícia. O prato é carne vermelha ou de porco, com um molho grosso e bem temperado. Na versão legitimamente tcheca, vem acompanhado de knedlík que é um pão sem casca cozido no vapor

Smažený sýr — República Tcheca

É um queijo empanado frito. Costuma ser oferecido nas opções Eidam (um queijo holandês) e Hermelín (um camembert tcheco). Acompanha batatas e molho tártato.

Trdlo (ou Trdelník) — República Tcheca

É uma massa enrolada no formato de espiral em volta de um espeto que fica girando sobre a brasa do carvão. Quando está pronto para ser servido ele é cortado em fatias menores e polvilhado com açúcar e canela. Existe as versões recheadas com sorvete, nutella, geleia, caramelo, entre outros.

Gazpacho Andaluz — Espanha

Original da região de Andaluzia (sul da Espanha), da época da ocupação muçulmana e nada mais é do que uma sopa fria de tomate.

Huevos a la Flamenca — Espanha

Esse prato é típico em Sevilla na região da Andaluzia na Espanha. E é uma verdadeira mistura, os ingredientes podem variar conforme o gosto do cozinheiro e com o que se tem na geladeira. Basicamente, esse prato tem vegetais, verduras, molho de tomate e ovos moles, que fazem dessa combinação algo típico com muito sabor.

Paella — Espanha

As discussões sobre a autêntica receita da paella são infinitas e eternas. Resumindo, a paella trata-se de um arroz composto de vários ingredientes e especiarias, entre elas o açafrão, o que dá a cor ao prato. As variações: “paella valenciana” é com frango, coelho, pato, vagem e outras verduras; “paella marinera” feita com peixe e frutos do mar; e a “paella negra” com tinta de lula.

Croque Monsieur — França

No menu de qualquer respeitável café parisiense, você encontrará esse emblemático sanduíche. Feito com pão (brioche), queijo emmental, presunto, molho bechamel, em seguida levado para gratinar. O segredo é deixar o pão ficar bem crocante e o queijo precisa derreter escorrendo pelos lados do pão. E tem a versão Croque Madame que leva ovo frito em cima do pão.

Crème Brûlée — França

É uma sobremesa geralmente servida gelada, em porções individuais, feita com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico.

Cassoulet — França

É comparado com a nossa feijoada mas na versão branca e com outros tipos de carnes. No cassoulet o feijão branco é cozido no caldo do pato lentamente em uma cassole (caçarola de barro — daí que vem o nome). Os dois ingredientes principais que são confit d’oie (de ganso) e ao confit de canard (de pato), além da salsicha de Toulouse, cenoura e cebola. Algumas versões acrescenta-se pedaços de carneiro e bacon.

Waffle — Bélgica

Essa massa doce pode ser encontrada em um milhão de variações, desde os mais tradicionais, com açúcar refinado, aos mais populares, com chocolate belga, nutella, morangos ou sorvete. Existem diversas variedades mas as mais famosas são as de Bruxelas e de Lièges.

Bitterballen — Holanda

É um bolinho frito recheado de ragu de carne e temperos. Costuma vir acompanhado com um molho, geralmente de mostarda. É vendido em bares, pubs e restaurantes, e super combina com uma cervejinha holandesa.

Stroopwafel — Holanda

É um biscoito de origem holandesa, em uma tradução livre significa “wafel com calda”. Formado por duas finas partes de massa, unidas por uma espessa calda de caramelo, em formato de disco. Para comer como os holandeses, coloque o Stroopwafel em cima do seu café ou chá pra que o caramelo derreta e coma quentinho.

Eisbein — Alemanha

O joelho de porco é o prato mais famoso da culinária alemã. O nome e modo de preparo variam de região para região, e a carne é geralmente servida com sauerkraut (chucrute) e o wurst (salsicha).

Strudel —Alemanha

O Apfelstrudel é uma sobremesa tradicional austríaca, nascida em Viena, tornando-se popular internacionalmente. É conhecida em alemão por Strudel. Feito de massa fina e crocante e recheado com muita maçã, canela, nozes e polvilhada com açúcar de confeiteiro. É servido com sorvete ou calda de baunilha ou chantilly.

Raclette — Suíça

A palavra raclette tem origem no verbo francês “racler”, que significa raspar, uma referência à forma tradicional de preparar este prato onde o queijo é derretido na brasa. No século 20 este prato se sofisticou com o aparecimento de inúmeros modelos de racleteiras elétricas. Algumas permitem derreter o queijo na mesa em panelinhas junto com os acompanhamentos como batatas, cogumelos, diferentes tipos de pães, embutidos, como presunto cru, lombo defumado, salame, copa, etc. Podemos dizer que é uma variação do famoso fondue.

Rösti — Suíça

Dizem que o rösti perfeito tem que ser crocante e dourado do lado de fora, suave e macio por dentro. Pode ser consumido na sua forma original (apenas batatas) ou pode acrescentar presunto, queijos, ovo frito por cima ou servir como acompanhamento de carne e saladas. Cada região da Suíça deu uma leve adaptada e criou sua própria versão.

Minha lista de pratos obrigatórios chega ao fim, mas perceberam que eu não citei nenhum prato italiano?! Não foi porque eu esqueci ou que não tenha nenhum bom para falar, pelo contrário! É que eu acho que falar da culinária italiana merece um post à parte. Aguardem ;)

Agora quero saber se vocês já provaram alguma dessas delícias ou se tem alguma que deveria estar nessa lista. Escrevam nos comentários!

Ah, e me desculpem se eu deixei alguém com lombriga (sorry).

Boa viagem e bom apetite!

--

--

Melissa Stella
Viagem à Milanesa

Ítalo-brasileira, casada, escorpiana, viajante, deslumbrada, sonhadora, intensa, apreciadora de uma boa cerveja e uma boa comida… Insta:@milanesatours