Como decidir seu próximo destino de viagem?

Se você ganhasse uma viagem para qualquer lugar do mundo, para onde iria? E por que escolheria esse lugar? A internet influencia suas escolhas? Talvez você já tenha se pegado sonhando com um destino só porque viu fotos incríveis de uma blogueira famosa, ou assistiu a um filme ambientado em uma cidade lindíssima e imediatamente começou a planejar suas férias lá.

Melissa Stella
Viagem à Milanesa

--

Escolher um destino com base em fotos nas redes sociais pode ser tentador, mas também carrega riscos de frustração. Por quê? Porque a expectativa criada por uma imagem perfeita pode ser difícil de alcançar na realidade. O ponto turístico pode estar lotado, em obras, ou o clima pode não colaborar, dificultando a experiência que você imaginou. Ao focar apenas na “foto perfeita”, você pode acabar deixando de lado outros aspectos que tornam uma viagem especial, como a cultura local, a gastronomia, as interações com os moradores, e até mesmo os pequenos detalhes do dia a dia.

Eu já tive a sorte de experimentar diferentes tipos de viagem e, com o tempo, aprendi o que realmente me faz feliz e o que me faz sonhar com a próxima aventura. Viajar é algo muito pessoal. Algumas pessoas buscam espiritualidade, outras querem praticar esportes, fazer compras, se divertir em parques temáticos ou cassinos, ou ainda priorizam conforto e luxo. Há quem prefira o turismo cultural e gastronômico, quem opte por pacotes all-inclusive para relaxar sem preocupações, e quem alugue um AirBNB para viver como um local. Outros têm como objetivo visitar o máximo de países no menor tempo possível para apenas contabilizar no fim da viagem.

Eu mesma já fui uma jovem ansiosa que queria conhecer um país por dia, ficando em hotéis baratinhos e comendo McDonald’s só para sobrar dinheiro para viajar mais. Não posso dizer que foi ruim naquela época — foi uma fase importante e divertida, que me ensinou muito. Mas meu estilo de viagem mudou com o tempo. Hoje, prefiro me aprofundar nos destinos que escolho, aproveitando cada detalhe, sem pressa. Afinal, não existe certo e errado, assim como não existe destino ruim. O que pode não ter sido bom para mim em um momento pode ser perfeito para outra pessoa ou até mesmo para mim em outra fase da vida.

Lembro que eu sonhava em fazer uma foto bem linda na Fontana di Trevi e gravar um vídeo jogando uma moedinha, mas a primeira vez que fui lá, a Fontana estava em reforma, toda coberta por andaimes e tapumes. Ou da vez que alugamos um carro para explorar a Toscana e tirar aquelas fotos clássicas em meio à paisagem, mas choveu sem parar durante todos os dias. Dá vontade de chorar? Claro que dá! Mas a melhor coisa é seguir em frente, aproveitar o passeio de outro modo e colocar nos planos voltar ali um dia, torcendo para ter mais sorte na próxima vez.

Então, como escolher o destino certo para você? É importante considerar alguns fatores antes de decidir:

  • Duração da viagem: Quantos dias você tem disponíveis?
  • Orçamento: Quanto você está disposto a gastar?
  • Época do ano: Vai ser alta temporada? Frio ou calor? Essas questões influenciam tanto nos custos quanto na experiência.
  • Localização: Brasil ou exterior?
  • Tipo de destino: Praia, montanha, cidade, parque de diversão?
  • Documentação: averiguar vistos, passaporte, carteira de vacinação.

Esses fatores são cruciais porque impactam diretamente no planejamento. Uma viagem para a Europa, por exemplo, exige mais tempo e preparo. Se o objetivo é relaxar em uma praia, a previsão do tempo é essencial. E se o sonho é visitar a Disney, é preciso estar atento a promoções e à temporada de furacões.

Não sou contra buscar inspirações em blogs, Instagram ou Pinterest — eu mesma faço isso. Mas o importante é não se limitar a essas fontes. Pense no que realmente te faria feliz, no que faria você suspirar de admiração e sentir que cada centavo gasto valeu a pena. Imagine a alegria de vivenciar algo que vai além da “foto perfeita”.

Pare e reflita sobre isso antes de escolher seu próximo destino.

E boa viagem :)

--

--

Melissa Stella
Viagem à Milanesa

Ítalo-brasileira, casada, escorpiana, viajante, deslumbrada, sonhadora, intensa, apreciadora de uma boa cerveja e uma boa comida… Insta:@milanesatours