O que é Stopover?

Melissa Stella
Viagem à Milanesa
Published in
5 min readNov 28, 2016

--

Essa palavra está na boca do povo nos últimos meses, mas para os mochileiros de plantão isso não é nenhuma novidade. Apenas uma palavra nova para uma coisa antiga.

Para quem sempre gostou de viajar e que para pagar barato em uma passagem topa qualquer coisa, com certeza já passou pela situação de pegar uma conexão de 5, 8, 10, 12, 24 e até 48 horas e aproveitou essas horas sobrando entre um voo e outro para sair do aeroporto e ir passear pela cidade.

Hoje deram um nome para isso >>STOPOVER<< que se tornou “cool” e virou moda entre os novos viajantes.

Bom, mas vamos explicar melhor: Afinal, o que é Stopover?

Stopover nada mais é que uma conexão com mais de 6 horas onde você pode desembarcar conhecer a cidade, e depois embarcar de volta para seu destino final normalmente.

Exemplo: você compra uma passagem saindo de São Paulo com destino final para Paris mas tem uma conexão em Lisboa de 10 horas. Nessas 10 horas de espera você pode sair do aeroporto e ir passear pela cidade.

Ou seja, você compra uma passagem com um destino e acaba conhecendo outro de brinde.

Como comprar passagens com Stopover?

Como eu já disse, algumas passagens promocionais tem umas conexões longas e que você pode usá-la ao seu favor para fazer um passeio.

Algumas companhias aéreas disponibilizam em seus próprios sites opções para Stopover, como por exemplo a TAP, ou até mesmo com algumas facilidades como no caso da Turkish Airlines que estava oferecendo voos para Europa com Stopover e até citytour gratuito por Istambul.

Site da TAP com opção para fazer Stopover

Ou caso não tenha nenhuma dessas opções citadas, você irá fazer o seguinte:

1- Coloque no site de compras de passagens aéreas de sua preferência o seu destino de saída e chegada e as datas de sua escolha. Anote o valor e a companhia aérea da passagem que mais lhe agradou.

2- Agora faça uma outra busca utilizando a opção “múltiplos destinos” ou “várias cidades”. Coloque as datas e destinos que buscou na primeira vez mas agora adicione a cidade que deseja fazer o Stopover.

3- Verifique se o valor dado é o mesmo da primeira busca. É possível que tenha um pequeno acréscimo no preço final da passagem, por motivos de taxas aeroportuárias adicionais relacionadas ao destino que será realizado o Stopover. Mas a taxa deverá ser bem pequena ou até mesmo gratuita.

4- Em seguida, monte diferentes opções de roteiro, pensando se prefere fazer a parada do Stopover no trecho de ida ou de volta da viagem, e em quais datas e horários eles podem ocorrer. Quanto maior a flexibilidade, maior é a chance de conseguir realizar o Stopover.

Se você se interessou em fazer um Stopover segue abaixo algumas dicas importantes:

1- Se você decidiu por fazer um Stopover tenha em mente que em alguns casos você só verá sua bagagem no seu destino final, ou seja, leve na bagagem de mão alguma troca de roupa e itens de higiene pessoal para não passar transtornos. Em paradas com intervalo superior a 24 horas as bagagens são retiradas e despachadas novamente após o Stopover. Na dúvida confirme com a companhia aérea onde será retirada as suas bagagens.

2- Observe o horário que será o Stopover! Por exemplo: seu voo chega em Madri as 22:30 e sai no outro dia as 07:30. Aqui você teve uma conexão de 9 horas, mas você não vai conhecer a cidade de madrugada né?!

3- Decida sobre o Stopover antes de comprar a passagem. Não pense que vai chegar no meio da viagem resolver descer e ficar uns dias na cidade da conexão. Mas caso você já comprou as passagens aéreas e depois desse post ficou com vontade de fazer um Stopover, ligue na central de atendimento da sua companhia aérea e converse sobre o assunto.

4- Se for mais de 24 horas verifique com a companhia aérea se eles oferecem algum desconto especial em hotéis. Sim, o hotel é por sua conta!

5- Pesquise quais os meios de transportes existem para o trajeto aeroporto ao centro da cidade. Alguns aeroportos ficam bem longe da cidade por isso calcule o tempo que será gasto na ida e na volta deste trajeto para ver se compensa mesmo sair do aeroporto.

6- Planeje-se antecipadamente! No caso de abandono de conexão ao longo do trajeto o restante do bilhete será cancelado e o prejuízo será grande. Portanto, caso mude de planos no meio da viagem, será necessário reemitir o bilhete e arcar com as taxas e diferenças de tarifa aplicáveis.

7- E sempre verifique na sua companhia aérea as taxas cobradas e regras sobre cancelamento, alterações e bagagens.

8- É possível realizar stopover em passagens emitidas com milhas ou com pontos. Entre em contato com a central de atendimento da sua operadora para mais informações.

A dica de sempre é: planeje-se, pesquise e seja flexível que com certeza sua viagem será perfeita!

E aí, vocês fariam ou já fizeram um Stopover? Se você tem mais alguma dica ou ficou com alguma dúvida, escreva nos comentários! Ficaremos muito felizes com o seu contato. E não deixe de curtir ❤ e compartilhar com os amigos ;)

E boa viagem!!!

--

--

Melissa Stella
Melissa Stella

Written by Melissa Stella

Ítalo-brasileira, casada, escorpiana, viajante, deslumbrada, sonhadora, intensa, apreciadora de uma boa cerveja e uma boa comida… Insta:@milanesatours