Pandemia X Viagem

Em pleno 2021 como anda seus sonhos? E seus planos para futuro? Você também se sente vazio em não poder sonhar com uma viagem e se planejar com um futuro?

Melissa Stella
Viagem à Milanesa

--

Outro dia assisti uma série francesa e que na última temporada já retratavam a pandemia, e em um dos episódios foi sobre como cada um agiu com essa notícia. E foi triste ver como no começo da pandemia ainda tínhamos esperanças e ainda mantínhamos nossos sonhos vivos.
Na série mostrou aquela pessoa que ficou feliz de ficar em casa e não trabalhar por um tempo, uma outra que teve crises de ansiedade, a turma que sempre fazia encontros virtuais, as famílias separadas, aquele que sempre achava que tinha contraído o vírus e sentia todos os sintomas, casais brigando e se separando, pessoas adquirido TOC e fobias a germes, pessoas fazendo exercícios em casa, aprendendo a coisas novas como cozinhar ou fazer algum artesanato, fazendo terapias online, aumentando o uso de medicamentos e bebidas alcoólicas. Passamos por todas essas fases, nos conformamos, tivemos momentos de rebeldia e nos vimos voltando a fazer algumas coisas, nos arrependemos, nos sentimos frágeis, depressivos, ansiosos e desesperançosos. Hoje estamos apenas vivendo dia após dia e torcendo para sairmos vivos dessa fase.

Mas qual será a próxima fase? Antes vivíamos para sonhar com nossas férias, com a próxima viagem, e agora?

É triste olhar para o quadro com o mapa-múndi que tenho em casa e não conseguir sonhar viajando nele todo. Como tem sido com vocês?

Viajar sempre foi minha ‘escapada’ desse mundo real, aquilo que me faz fugir dos meus problemas mesmo que só planejando e sonhando com o dia da tal viagem. E hoje não posso nem fazer planos para ir ao hotel fazenda aqui na cidade vizinha porque amanhã pode ser que tudo feche de novo, ou posso testar positivo para covid, ou até ocorrer de algum familiar fique em estado grave.

A gente pensava que 2021 seria melhor, tínhamos essa esperança e hoje percebemos que é só mais um pouco de 2020 ou até pior. Com isso meus sonhos se bloqueiam, me sinto pessimista em pensar no dia em que tudo vai voltar ao normal. Ou será que haverá um normal novamente?!

Muitas coisas mudaram, muitas ainda irão mudar, mas e você, acha que também mudou? Você acha que seu estilo de viajar irá mudar? Seus destinos tão sonhados ainda continuam os mesmos?

Quem já viajou para lugares muito turísticos que antes era sempre tão lotados, consegue imaginar indo nesses lugares novamente? Consegue imaginar entrando naquele elevador da Torre Eiffel que tinha tanta gente que até faltava o ar? Consegue imaginar indo em um festival onde você só lavava as mãos quando ia ao banheiro ou muitas vezes nem isso porque era banheiro químico. Parece um passado tão distante que chega a ser inimaginável.

A vacina está gerando um pouco de euforia e esperança para muitos viajantes, mas a realidade é outra! Nenhuma vacina do mundo garante proteção imune total. A Coronavac, por exemplo, reduz pela metade o risco de que os vacinados desenvolvam Covid, ou seja, ainda há a possibilidade de se ficar doente (ainda que não com a forma grave). Enquanto o vírus estiver circulando, há possibilidade de doença inclusive entre os imunizados. Então, você pode ter tomado as duas doses da vacina que você continuará andando com máscara e precisando fazer testes para viagens de avião e entradas em países.

Muitas viagens estão suspensas por tempo indeterminado, fronteiras ainda estão fechadas, cruzeiros estão parados, praias fechadas, lockdowns mais severos e multas para quem desrespeita, viagens a trabalho estão suspensas, intercâmbios estão sendo repensados e os casos de xenofobia aumentaram muito.

Tenho amigos que moram fora e viriam para o Brasil visitar a família e tiveram seus voos cancelados, outros que vieram e não conseguiram voltar. Outros amigos que são mais loucos por viagens do que eu mesma e vivem numa eterna mudança de planos, sempre alterando as datas de passagens e reservas de hotéis, na esperança de um dia ir. Tenho amigos que começaram a viajar mais pelo país e fazer viagens de carro. Mas tenho alguns que numa dessas viagens contraiu o Covid.

Eu sou faço parte da pequena porcentagem das pessoas que preferiu colocar todos os planos em uma caixinha e esperar em casa. Confesso que não está sendo fácil, sinto uma raivinha no coração toda vez que abro meu Instagram e vejo fotos de pessoas viajando e vivendo suas vidas normalmente. Mas sinto minha mente tranquila quando coloco a cabeça no travesseiro e penso que é o melhor que posso fazer no momento.

E respondendo a pergunta que fiz ali em cima…eu acho que a princípio minhas viagens irão sim mudar o estilo. Eu sempre gostei de fervo, de pessoas, de conhecer aqueles lugares bem turísticos, de barzinhos lotados, mas hoje sinto que me sentiria desconfortável num lugar assim. Eu sempre tive uma lista de países e lugares que sonho um dia conhecer e agora acho que mudou a colocação deles na lista. Hoje escolheria muito mais um lugar com mais contato com a natureza, como fazer um safari na África, uma viagem para o interior da Noruega, ou uma viagem de carro pela Islândia, do que ir para lugares agitados como Dublin, Barcelona e Roma, por exemplo.

Me desculpem pelo post desabafo e meio pessimista (ou realista demais), mas é que senti que precisava escrever, organizar isso tudo na minha cabeça e deixar registrado essa época difícil e todos esses sentimentos que todos nós estamos passando.

Enfim…obrigada por ler ❤! E se gostou desse texto deixe seus aplausos (clicando até 50 vezes no botão aqui embaixo), e também deixe um comentário!!!

--

--

Melissa Stella
Viagem à Milanesa

Ítalo-brasileira, casada, escorpiana, viajante, deslumbrada, sonhadora, intensa, apreciadora de uma boa cerveja e uma boa comida… Insta:@milanesatours