Quais remédios levar em uma viagem

Melissa Stella
Viagem à Milanesa
Published in
3 min readMar 27, 2017

--

Tão importante quanto o celular é a bolsinha de remédios (olha a farmacêutica falando rs). Não há nada mais desagradável que ficar doente em plena viagem. Em outros países por exemplo, muitos remédios precisam de receita ou o nome é diferente do que você está acostumado, então o melhor é estar prevenido.

Não sou médica, sou apenas uma farmacêutica que ama viajar e odeia ficar doente rs. Segue abaixo minha listinha de “primeiros socorros” e que qualquer mãe ou avó também indicaria levar contigo numa viagem. Lembrando que é apenas uma sugestão, você não precisa seguir a lista ao pé da letra ;)

*Aviso: os nomes dos remédios são só um exemplo, seu médico e você que devem escolher a marca e tipo da sua preferência. *

  • Para dor de cabeça: Sonridor Caf ou Neosaldina ou Advil
  • Para dor muscular: Dorflex
  • Para gripe ou resfriado: Resfenol ou Benegrip ou Coristina D ou Decongex Plus ou Trimedal
  • Para dor no estômago: Omeprazol ou Pantoprazol
  • Para desconforto gástrico (quando comer alguma coisa que não lhe caiu bem): Eno ou Gaviscon ou Sonrisal
  • Para estômago pesado, estufamento, gases: Luftal
  • Para cólicas, espasmos na barriga: Buscopan ou Atroveran
  • Para garganta irritada: Benalet ou Flogoral ou Amidalin
  • Para diarreia: Imosec ou Floratil
  • Para prisão de ventre: Tamarine ou Lactuliv
  • Para febre e dor: Paracetamol ou Dipirona Sódica
  • Para contusão: Cataflan Pro emulgel ou Biofenac ou Gelol
  • Para enjoo: Plasil ou Dramin
  • Para cortes: Band-Aid, Methiolate, Nebacetin
  • Para alergia: Histamin ou Claritin ou Loratamed ou Allegra D
  • Para inflamação: (garganta) Nimesulida ou Diclofenaco ou Cetoprofeno; (artrite, artrose) Piroxicam ou Naproxeno
  • Para infecções (como dor de garganta e infecção de urina): ir ao médico antes de viajar e pedir que ele fazer uma receita médica, pois esses remédios são de uso controlado e não esquecer de levar a receita médica contigo na viagem.

Na mala de mão no avião coloque os remédios de uso continuo ou que você acha que poderá usar durante o voo. Mas deve respeitar o limite de 100 ml por frasco no caso dos líquidos e eles devem ser colocados em uma embalagem plástica transparente vedada de até 20 cm X 20 cm, assim como todos os demais líquidos, cremes, pastas, sprays de qualquer tipo que você não for despachar. O total não pode exceder 1 litro.

Para evitar problemas na chegada a outros países, peça também ao seu médico uma versão da receita em inglês, tanto para medicamentos controlados como para os livres que forem carregados em grandes quantidades, como no caso de viagens longas. Peça ao seu médico para explicar que você ficará fora por ‘x’ tempo e, por isso, necessita tal quantidade de medicação. Isto não é uma norma de como levar remédios em viagem internacional, mas uma boa forma de precaução. Para ter 100% de segurança de que não haverá problemas no desembarque, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta o passageiro a consultar a embaixada ou consulado do país de destino para saber de ele restringe a entrada de algum tipo ou quantidade de medicamento estrangeiro.

Já levar medicamentos na bagagem despachada é muito simples — apesar do risco de dano ou perda -, não existindo nenhum tipo de restrição na legislação aeronáutica brasileira.

Uma dica: tire os remédios das caixas (eles ocupam muito espaço) deixe apenas as bulas, marque com uma caneta as datas de validade, para o que são indicados e como devem ser tomados. Depois é só amarrar as bulas nas cartelas com elásticos.

Outra dica: não experimente remédios novos, leve os que você está acostumado a tomar, por que nunca se sabe quais efeitos ele pode causar no seu organismo, como alergias, por exemplo.

E antes de viajar converse a respeito com seu médico.

Se ficou alguma dúvida sobre o assunto ou tem alguma dica para compartilhar escreva nos comentários. Ficaremos muito felizes com o seu contato. E não deixe de curtir ❤ e compartilhar com os amigos ;)

Buon viaggio!

--

--

Melissa Stella
Viagem à Milanesa

Ítalo-brasileira, casada, escorpiana, viajante, deslumbrada, sonhadora, intensa, apreciadora de uma boa cerveja e uma boa comida… Insta:@milanesatours