Roteiro de 20 dias pela Itália

Prepare-se para explorar as ruínas antigas, percorrer as vilas pitorescas, navegar por românticos canais e saborear a deliciosa gastronomia italiana. Seja bem-vindo a este magnífico país, onde cada esquina reserva uma nova descoberta e uma experiência inesquecível.

Melissa Stella
Viagem à Milanesa

--

Você sabia que a Itália é um dos países mais visitados do mundo, recebendo cerca de 50 milhões de turistas anualmente? Com uma riqueza cultural e paisagística tão vasta, não é de surpreender que tantos turistas se encantem com este país repleto de história, arte e beleza natural.

No entanto, para quem está planejando sua primeira viagem à Itália, toda essa diversidade de opções pode ser tanto empolgante quanto desafiadora. Decidir quais cidades visitar, quais passeios priorizar, quantos dias dedicar a cada lugar e o que comer, pode ser uma tarefa complexa.

Se você está prestes a embarcar nessa aventura pela primeira vez e deseja explorar as cidades mais emblemáticas, este roteiro é perfeito para você.

Planejando sua rota:

Os voos provenientes do Brasil geralmente têm como destino Roma ou Milão, o que oferece flexibilidade para começar sua jornada tanto pelo Norte quanto pelo Sul da Itália. Você pode optar por viajar de trem ou de carro ao longo do trajeto. Os trens na Itália funcionam muito bem, enquanto as estradas oferecem uma excelente experiência de viagem, embora dirigir dentro das cidades possa ser desafiador e encontrar estacionamento seja sempre uma tarefa complicadíssima. Mas cabe a você escolher como fará a viagem.

Os trens que operam na Itália são da Trenitalia e da Ítalo, você pode obter as passagens online e economizar muito comprando as passagens com antecedência ou comprar nas máquinas das estações de trem.

A seguir, apresentarei uma lista das principais cidades, aquelas que são praticamente paradas obrigatórias, no entanto, é importante ressaltar que estas sugestões são apenas orientações, e seu itinerário pode ser ajustado de acordo com a quantidade de dias disponíveis e seus interesses pessoais.

Roteiro no Mapa

Roma

Merece no mínimo 5 dias de sua atenção, pois é uma cidade repleta de história e beleza que ultrapassa qualquer lista de atrações. Apenas no Vaticano, você facilmente passará um dia inteiro.

Recomendo reservar um dia para explorar Roma com os ônibus turísticos Hop on Hop off, que oferecem uma visão geral da cidade e uma introdução à sua rica história através de seus guias. Os bilhetes para esses ônibus podem ser comprados na hora (em volta do Coliseu você encontrará várias opções) e com validade para 24h, 48h e até 72h. Os mais conhecidos são Big Bus e CitySightseeing.

Ao procurar hospedagem em Roma, é importante estar ciente de que as opções podem parecer um pouco mais antigas em comparação com outras cidades. E embora hotéis próximos à Estação Termini possam parecer convenientes, é importante observar que a área é extremamente movimentada, com muitos vendedores ambulantes, feiras de rua e uma agitação constante que pode ser um pouco demais para alguns viajantes.

Siena

É uma joia medieval que cativa os visitantes com suas ruas estreitas, linda arquitetura e vistas panorâmicas para a Toscana. Reserve de 1 a 2 dias para explorar esta cidade encantadora, onde você irá se sentir dentro de um filme em cada esquina.

Caminhe pela famosa Piazza del Campo, uma das praças mais belas da Itália, em forma de concha voltada para o Palazzo Pubblico e sua Torre del Mangia. É nessa praça que acontece desde o século 17, duas vezes por ano, a emocionante corrida de cavalos, o Palio de Siena.

Não deixe de visitar a magnífica Duomo di Siena, dedicada a Santa Maria Assunta, de estilo românica-gótica, inteira com listras de mármore em preto esverdeado e branco, com afrescos deslumbrantes e com esculturas feitas por maiores nomes da arte italiana como, Donatello e Bernini. Até o chão é uma verdadeira obra-prima e merece ser admirada, sendo assim descrito por Vasari como "o mais belo, grande e magnífico que já foi feito”.

Siena também é um bom lugar para fazer base e fazer bate e volta para outras cidades da região, como Montalcino, Castellina in Chianti, Montepulciano, Monteriggioni, e passeios por vinícolas.

Florença

O berço do renascimento italiano, é uma cidade que respira arte e história. Reserve de 2 a 3 dias para explorá-la.

Perca-se pelas ruas estreitas e sinuosas da cidade, onde cada esquina revela uma nova surpresa arquitetônica, como a imponente cúpula do Duomo e a Ponte Vecchio, famosa por suas pitorescas lojas de joias. A Galeria Uffizi e a Galeria dell’Accademia abrigam obras de gênios como Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael ou Tiziano.

A Piazza della Signoria é a praça mais importante de Florença e também a mais animada e movimentada. Nela se encontram os pontos turísticos Palazzo Vecchio com David de Michelangelo (a cópia) na sua frente, a Loggia dei Lanzi e suas diversas esculturas, a Fonte de Netuno, entre outras.

Explorar o imponente Palazzo Pitti e caminhar pelo Giardino di Boboli apreciando suas fontes, pérgulas, grutas, um pequeno lago e centenas de estátuas de mármore, também é uma experiência imperdível.

Programe-se para estar na Piazzale Michelangelo durante o pôr do sol e testemunhe a cidade ganhando vida com tons alaranjados, criando um espetáculo inesquecível.

Você pode também tirar um dia para explorar cidades vizinhas, como Pisa, ou participar de atividades como passeios em vinícolas com degustação de vinhos, ou fazer um passeio de vespa, podendo enriquecer ainda mais a experiência na região. Certifique-se de reservar com antecedência e escolher uma empresa confiável para garantir uma experiência segura e gratificante. Eu já fiz passeios com a empresa My Tour e gostei bastante.

Bolonha

Reserve de 1 a 2 dias para explorar esta cidade fascinante, conhecida como “La Dotta” (a sábia), “La Grassa” (a gorda) e “La Rossa” (a vermelha), em referência à sua antiga universidade, sua rica tradição gastronômica e suas características torres e telhados vermelhos.

Passeie pelas ruas do centro histórico e maravilhe-se com os elegantes pórticos que se estendem por quilômetros, proporcionando sombra e charme a cada passo. Não deixe de visitar a Piazza Maggiore, o coração da cidade, a majestosa Basílica de São Petrônio,

É também o lar da mais antiga universidade da Europa Ocidental, a Universidade de Bolonha, fundada em 1088, e seus pátios e bibliotecas históricos são testemunhas de séculos de aprendizado e conhecimento.

Para quem não sabe, Bolonha é um polo gastronômico importante em todo o mundo, inclusive é berço de receitas como o molho à bolonhesa, que aqui você encontrará como tagliatelle al ragù. E não deixe de provar também o tortellini, a lasanha e a mortadela, que certamente ficarão em sua memória.

Também é uma boa cidade para usar como base e fazer bate e volta à cidades vizinhas como, Ravenna, Modena e Ferrara.

Parma

É uma cidade encantadora situada na região de Emília-Romanha, e é conhecida como a capital mundial da comida italiana, graças a seus renomados produtos gastronômicos, como o queijo Parmigiano-Reggiano (o inconfundível parmesão), do Prosciutto di Parma, e do vinho Lambrusco.

Reserve pelo menos 1 dia para passear pelas ruas tranquilas do centro histórico e se maravilhar com os edifícios em tons de rosa e ocre, que refletem a glória de seu passado renascentista. E visitar a deslumbrante Catedral de Parma, com sua fachada decorada com esculturas e seu interior decorado com afrescos de artistas como Correggio.

E que tal realizar um tour gastronômico e visitar uma fazenda para conhecer a produção do famoso queijo parmigiano, com direito a uma deliciosa degustação no final? Mas lembre-se de que é necessário fazer a reserva com antecedência no site para garantir sua participação nessa experiência única e saborosa.

Parma também pode ser visitada em um dia como bate e volta saindo de Bolonha ou Milão.

Milão

A capital da moda e do design da Itália, é uma cidade vibrante e cosmopolita que combina história, cultura e modernidade de uma maneira única. Reserve pelo menos 2 a 3 dias para explorá-la.

Passeie pela elegante Piazza del Duomo com sua majestosa e imponente Duomo de Milão, e ao lado a famosa Galeria Vittorio Emanuele II repleta de lojas de luxo e cafés charmosos.

Milão também é um paraíso para os amantes da arte, com museus renomados como a Pinacoteca di Brera, o Museu do Novecento, Pinacoteca Ambrosiana e o Cenacolo Vinciano (Última Ceia), que abrigam obras impressionantes que vão desde arte renascentistas até contemporânea.

Além disso, a cidade possui uma infinidade de trattorias, osterias e restaurantes estrelados, onde você pode saborear os sabores autênticos da culinária italiana e experimentar pratos locais como o risotto alla milanese com ossobuco, a cotoletta alla milanese e o panettone.

Milão também é um ótima cidade para estabelecer uma base e fazer bate e volta para cidades vizinhas como, Lago di Como, Bergamo, Pavia, Parma, Verona, Veneza, Torino, etc.

Verona

Está localizada na região do Vêneto e é famosa por sua associação com a trágica história de amor de Romeu e Julieta. Reserve pelo menos 1 dia para explorar esta cidade encantadora.

Passeie pela pitoresca Piazza delle Erbe com seu vibrante mercado ao ar livre cercado por majestosos palácios renascentistas. Não deixe de visitar a Arena de Verona, um dos anfiteatros romanos mais bem preservados do mundo, que ainda é palco de performances de ópera e concertos durante o verão.

Verona é também o lar da famosa Casa de Julieta, onde os visitantes podem ver o famoso balcão onde Julieta supostamente declarou seu amor por Romeu. Embora seja uma atração turística, o pátio da casa exala um charme romântico e é um lugar popular para os casais deixarem mensagens de amor nas paredes.

Além disso, você poderá provar os pratos típicos veroneses, como risotto all'Amarone, risotto con Tastasal (carne moída de porco), polenta e gnocchi, que podem ser saboreados em acolhedoras trattorias e osterias espalhadas pela cidade.

Veneza

A cidade das águas, com seus mais de 150 canais e 400 pontes, foi considerada como Patrimonio Mundial da Unesco. Reserve de 1 a 2 dias para explorar esta cidade mágica, onde canais serpenteantes criam uma atmosfera de conto de fadas.

Não deixe de visitar a deslumbrante Praça São Marcos, com sua magnífica Basílica de São Marcos e o icônico Campanário. Explore os canais em uma romântica de gôndola ou vaporetto, absorvendo as vistas deslumbrantes dos palácios à beira d’água e das charmosas praças escondidas. Visite a Ponte Rialto, uma das mais antigas e famosas pontes de Veneza, que abriga um animado mercado de produtos locais e souvenirs.

Além disso, não deixe de se deliciar com a deliciosa culinária veneziana, que inclui pratos de frutos do mar frescos, como o tradicional risotto al nero di seppia, a polenta com schie, que é um minúsculo camarão, e o baccalà mantecato, que é um creme de bacalhau para comer com pão.

Veneza também tem como opção de bate e volta as charmosas ilhas de Murano e Burano, podendo ir com passeios turísticos ou de vaporetto.

Claro que a Itália vai muito além dessas cidades icônicas. Há também as encantadoras ilhas como Sardenha e Sicília, além da região da Puglia, as famosas praia da Costa Amalfitana. Com tantos destinos incríveis para explorar, esta certamente será apenas a primeira de muitas viagens neste país fascinante chamado Itália.

Agora, bora fazer as malas, porque uma viagem inesquecível te espera!

--

--

Melissa Stella
Viagem à Milanesa

Ítalo-brasileira, casada, escorpiana, viajante, deslumbrada, sonhadora, intensa, apreciadora de uma boa cerveja e uma boa comida… Insta:@milanesatours