Roteiro básico pela Itália

Melissa Stella
Viagem à Milanesa
Published in
11 min readMar 15, 2017

--

Fizemos esse roteiro em 2010 para nossa lua de mel e a princípio tinha muitas outras cidades na lista mas no percurso fomos fazendo algumas mudanças, aumentando mais dias nas que gostávamos mais e menos dias em outras. Ao total foram 20 dias de viagem, a maioria feita de trem e como foi durante o verão adicionamos umas praias sendo opcional do caso de viagens no inverno.

E agora que estamos morando na Itália várias pessoas tem mandado mensagens pedindo dicas de roteiros, as principais cidades para se visitar, como ir, quantos dias ficar e o que visitar. Pensando nisso, fizemos esse post com nosso roteiro de 2010 atualizado com várias dicas e sugestões de passeios. Espero que gostem…

Roma

A cidade acumulou em seus 2.700 anos muita história, cultura, arte, e hoje é um enorme depósito de monumentos de todas as épocas, dentre elas em grande parte como a capital de um império que dominou o mundo. A “Cidade Eterna” tem tantas atrações imperdíveis que aos visitantes sempre se recomenda voltar.

Total de dias: 5 dias ou mais

Principais Atrações: Coliseo, Forum Romano, Pantheon, Fontana de Trevi, Piazza de Spagna, Piazza Venezia, Piazza Navona, Basílica San Pietro, Museu do Vaticano e Capela Sistina, Castelo Sant’Angelo, e outros.

Como chegar: se você está vindo do Brasil com certeza chegará pelo Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci (FCO — Fiumicino) ou se está vindo de outro país vizinho pode ser que chegue pelo Aeroporto Ciampino (CIA). Ou se está vindo de trem de outra cidade poderá chegar pela estação Termini (que é a principal) ou a Tiburtina. Em qualquer uma dessas situações você tem fácil acesso (metrô, ônibus e táxi) até o centro da cidade.

Dica: se você tem pouco tempo na cidade sugiro um passeio naqueles ônibus (Hop On Hop Off) que circulam pela cidade. Porque Roma é gigantesca e neste tipo de passeio, que é válido por 24 horas, você tem uma explicação sobre a história através do áudio-guia, e você pode descer nos pontos turísticos e ficar quanto tempo desejar, depois você pega o próximo ônibus que passar.

Florença

É a capital da arte italiana, considerada uma das cidades mais importantes do mundo das artes, pois foi onde o Renascimento nasceu. E já serviu de inspiração para artistas, escritores, diretores de filmes e até mesmo para produtores de games. Cheia de museus, igrejas, monumentos, praças e edifícios com mais de quatro séculos. É a capital da Toscana e pode servir de base para fazer vários bate-volta a outras lindas cidades que ficam a poucos quilômetros de distância.

Total de dias: 3 a 5 dias

Principais Atrações: Duomo de Florença, Galeria degli Uffizi, Galeria dell’Accademia, Mercado Central, Ponte Vecchio, Palazzo Pitti, Piazzale Michelangelo, Basílica de Santa Croce, Jardins de Boboli, Basílica Santa Maria Novella, Basílica de San Miniato al Monte, etc.

Como chegar: saindo de Roma tem trens (Trenitalia ou Italo) a cada 20 minutos que fazem o trajeto em 1 hora e meia (20 a 40 euros ida)

Pisa

É uma cidade pequena mas muito charmosa, e tudo aquilo que quer visitar está concentrado no mesmo lugar, na Piazza dei Miracoli.

Total de dias: 1 dia

Principais Atrações: Piazza dei Miracoli, Torre de Pisa, Duomo Santa Maria Assunta, Batistério de Pisa.

Como chegar: saindo da estação Florença até a estação Centrale de Pisa partem trens (Trenitalia) a cada 20 minutos e fazem o trajeto em 1 hora (8,40 euros ida)

Dica: se acha que já viu tudo que tinha ver em Pisa em meio período, pode aproveitar e conhecer a cidade de Lucca que fica ali perto e que também é linda.

Siena

Sob muitos aspectos, Siena é a mesma há 800 anos e é considerada uma das mais belas cidades medievais da Itália. Sabe aquelas fotos de paisagens da Toscana em tons alaranjados com várias ciprestes que desenham o caminho nas colinas com os campos de feno, pois então, é em Siena que você vai verá! A cidade é pequena, você pode conhece-lá em um dia mas eu sugiro que fique pelo menos dois dias ou que passe a noite porque a beleza de Siena está em caminhar pelas ruas medievais sem pressa, sentar em uma mesa pedir um vinho e admirar as paisagens da Toscana.

Total de dias: 1 a 3 dias

Principais Atrações: Piazza del Campo, Fonte Gaia, Torre del Mangia, Palazzo Publico, Duomo de Siena, Praça do Mercado, Muro Medieval.

Como chegar: apesar de ser uma cidade turística ela não é muito fácil de chegar por que não tem aeroporto e não tem linhas ferroviárias diretas. Se você olhar no mapa seria mais lógico ir saindo de Roma, mas não tem trem direto e você demoraria quase 4 horas para chegar (o trem vai parando em todas as cidades no caminho). O jeito mais fácil e menos cansativo é saindo de Florença! Na estação Santa Maria Novella tem trens e ônibus que saem para Siena a cada 30 minutos. De trem (Trenitalia) o trajeto dura 1 hora e meia (9,10 euros ida).

Dica: nos próprios hotéis da cidade eles sugerem excursões para cidadezinhas vizinhas, como Monteriggione, Castellina in Chianti, San Gimignano e visitas em vinícolas de vinho Chianti. Vale muito a pena o passeio!

San Gimignano e Castellina in Chianti

Castellina é uma pequena cidade medieval localizada entre as colinas cobertas de vinhedos que se alternam com olivais, e faz parte da região do famoso vinho Chianti Classico. San Gimignano também é uma pequena cidade localizada no alto de uma colina, é famosa por suas várias torres e está cercada por uma muralha onde só circulam pedestres e que te faz sentir na Idade Média.

Atrações: Em San Gimignano a Piazza della Cisterna, Gelateria di piazza, Piazza del Duomo, Palazzo Comunale, Basílica Colegiada de Santa Maria Assunta, o Palazzo Chigi, o Palazzo Vecchio del Podestà e suas Torres. Em Castellina in Chianti a cidade em si é uma atração, com seus muros, torres e túneis.

Total de dias: 1 dia (meio período em cada uma)

Como chegar: saindo de Siena tem várias empresas que fazem excursões com guia turísticos para essas duas lindas e medievais cidades.

Cinque Terre

É considerado um pequeno tesouro ao norte da costa italiana. A região de Cinque Terre compreende cinco pequenas vilas de pescadores à beira do mar da Ligúria: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso.

Total de dias: 1 a 2 dias

Principais Atrações: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza, Monterosso e a Via dell’Amore.

Como chegar: saindo de Florença tem várias empresas que fazem o passeio com guia turísticos e como todos os transportes de um vilarejo a outro já inclusos (90 euros ida e volta por pessoa). Também tem a opção de trem (Trenitalia) até a estação Centrale de La Spezia e de lá pegar os trens para os vilarejos, mas é mais indicado para quem já conhece a região ou está com algum guia ou estudou bem os trajetos antes de ir.

Dica: claro que esse passeio é mais recomendado a se fazer no verão italiano mas nada impede de conhecer esses lindos vilarejos também em outras estações.

Bolonha

É frequentemente descrita como o mais irresistível polo gastronômico da Itália. Bolonha é o lar da mais antiga universidade ocidental ainda em funcionamento. De paisagens alaranjadas, ruas estreitas, monumentos e torres, a cidade se revela cosmopolita e alegre. Nada mais gostoso do que passar horas caminhando sem destino por seus quase 40 km de pórticos extensos e elegantes. Dizem que em dia de chuva é possível caminhar pela cidade sem se molhar.

Total de dias: 2 a 3 dias

Principais Atrações: Piazza Maggiore, Fontana del Nettuno, Basílica de San Petronio, Archiginnasio, torres Asinelli e Garisenda, Voltone del Podestà, Palazzo di Podestà, Palazzo Re Enzo, caminhar na sombra de seus milhares pórticos e tomar um gelato da Gianni.

Como chegar: saindo da estação Santa Maria Novella em Florença até a estação Centrale de Bolonha partem trens (Trenitalia e Italo) a cada 20 e 30 minutos e fazem o trajeto em 35 minutos (17 euros ida).

Veneza

É uma cidade encantadora e com uma beleza única mas é pequena e que na minha opinião pode ser vista em um dia. Os hotéis em Veneza não são muito baratos mas se mesmo assim deseja passar mais de um dia lá, acho que vale a pena aproveitar e conhecer também as ilhas de Murano e Burano.

Total de dias: 1 a 2 dias

Principais Atrações: Ponte Rialto, Grande Canal, Ponte dos Suspiros, Palazzo Ducale, Praça de San Marco, Basílica de San Marco, Torre do Relógio, Campanário, passeio de gôndola e se perder pelas ruas labirínticas de Veneza.

Como chegar: saindo da estação Centrale de Bolonha até a estação Veneza Santa Lucia partem trens (Trenitalia) a cada 1 hora e fazem o trajeto em 2 horas (14,90 euros ida). Ou saindo da estação Centrale de Milão até a estação Veneza Santa Lucia partem trens (Trenitalia) a cada 30 minutos e fazem o trajeto em 2 horas e meia (34,90 euros ida).

Milão

É famosa por ser a cidade da moda e do design, mas Milão é muito mais do que isso! É história, é arte, é arquitetura, é energia, é diversão. Depois de Roma,a cidade milanesa é o polo cultural mais importante da Itália. Seu centro histórico é repleto de museus, palácios, catedrais e monumentos com o toque genial de artistas como Michelangelo e Leonardo da Vinci.

Total de dias: 2 a 3 dias

Principais Atrações: Duomo, Galeria Vittorio Emanuele, Quadrilátero da Moda, Castelo Sforzesco, Naviglio, Pinacoteca de Brera, Igreja Santa Maria delle Grazie, Teatro Scala, Colonne di San Lorenzo, Cemitério Monumentale, etc.

Como chegar: saindo da estação Centrale de Bolonha até a estação Centrale de Milão partem trens (Trenitalia e Italo) a cada 1 hora e fazem o trajeto de 1 a 2 horas dependendo do trem que pegar (9,90 a 35 euros ida)

Dica: se você tiver dias sobrando em Milão pode fazer vários bate-volta a cidades vizinhas, como Bérgamo, Lago de Como, Lago de Garda e Verona.

E o roteiro ficou assim

As cidades no mapa

Distâncias entre as cidades:

  • Roma a Florença: 280 km
  • Florença a Siena: 75 km
  • Siena a San Gimignano: 40 km
  • San Gimignano a Castellina in Chianti: 30 km
  • Florença a Pisa: 85 km
  • Florença a Cinque Terre: 183 km
  • Florença a Bolonha: 100 km
  • Bolonha a Veneza: 155 km
  • Bolonha a Milão: 215 km
  • Milão a Veneza: 279 km

Demos as opções de trem, ônibus ou excursão porque foi o que fizemos na nossa viagem e que achamos mais conveniente. Claro que também tem a opção de alugar um carro mas antes verifique preços, hotéis que possuem garagens, carteira de habilitação internacional, e tenha em mente que algumas cidades como por exemplo Siena, existe uma coisa chamada ZTL (Zona Traffico Limitato) que, como o nome sugere, limita a circulação de veículos em determinadas áreas do centro histórico e também em determinados horários. Exceção feita apenas para determinados tipos de veículos com autorização especial como por exemplo táxis, ambulâncias, carro de polícia, carro de pessoas com deficiência física, etc. Entender as placas não é muito fácil e geralmente existem câmeras que multam se você passar onde não pode. Fique atento!

Para comprar os bilhetes de trem acesse o site das empresas Trenitalia e Italo ou compre diretamente nas máquinas e bilheterias das estações.

Na hora de comprar os bilhetes preste atenção nos horários de saída e de chegada, porque podem ter trens (Regionale Veloce) que fazem o trajeto mais rápido e com menos paradas. Observe também se não terá que trocar (cambi) de trem em alguma estação. E não esquecer de validar os bilhetes nas máquinas antes de entrar no trem. Mais dicas no post “Andando de trem pela Itália”.

A empresa que utilizamos para fazer os passeios a Cinque Terre foi a My Tour. Dê uma olhada no site deles e vai ver que tem muitos passeios legais para se fazer.

Na hora de montar o seu roteiro dá um Google nas cidades que mais se interessou, leia sobre a história, busque pelos pontos turísticos e atrações que mais gostaria de visitar e em cima disso calcule quantos dias deverá ficar na cidade.

E aí, curtiram o roteiro? A Itália tem cidades belíssimas e sabemos como é difícil escolher quais visitar, por isso falamos que esse foi apenas uma sugestão de um roteiro bem básico para se fazer. Se ficou alguma dúvida ou tem alguma dica para compartilhar com a gente ou acha que incluiria mais alguma cidade nesse roteiro escreva nos comentários! Ah e não deixe de curtir ❤ e compartilhar com os amigos ;)

Buon viaggio!

--

--

Melissa Stella
Viagem à Milanesa

Ítalo-brasileira, casada, escorpiana, viajante, deslumbrada, sonhadora, intensa, apreciadora de uma boa cerveja e uma boa comida… Insta:@milanesatours