Saiba como pedir um café na Itália

Melissa Stella
Viagem à Milanesa
Published in
4 min readJan 19, 2017

--

Un espresso per favore!

Não vamos dar uma aula de italiano aqui e sim explicar os diferentes tipos de cafés que existem na Itália.

Para começar que diferente do Brasil o café na Itália não vem aquela xicrinha cheia, e sim, um dedo de café para ser tomado em um único gole. Se quiser um maior peça un doppio per favore (um duplo). Ele é servido em menor quantidade pois é muito concentrado, de cor bem escura, uma espuma densa e muito cremoso.

Na questão produção e qualidade dos grãos de café o Brasil está como um dos melhores do mundo, mas o café italiano é famoso e considerado um dos melhores devido ao desenvolvimento da técnica do expresso e a qualidade do processo de torrefação.

O café expresso foi criado no norte da Itália no final do século 19. Mas o expresso cremoso, como conhecemos hoje, é uma criação do final da década de 40 do século passado, possível graças à criação da cafeteira Gaggia modelo clássico.

E a famosa cafeteira italiana ou Moka é uma cafeteira à pressão que produz o café por meio de vapor da água. O invento foi patenteado pelo inventor Luigi De Ponti em nome de Alfonso Bialetti em 1933, cuja empresa, Bialetti continua produzindo o mesmo modelo até hoje. Para usá-la, basta colocar água no recipiente de baixo, o pó de café no filtro intermediário e levar ao fogo. O café pronto pra beber ficará no recipiente de cima.

Os italianos só tomam café feito na hora, mesmo em casa. Guardar café em garrafa térmica para ir bebendo ao longo do dia não existe por aqui. E para adoçar nada de adoçante! Na maior parte dos cafés afastados das áreas turísticas das cidades, é praticamente impossível encontrar algo para adoçar a bebida que não seja açúcar.

O Instituto Nacional do Expresso Italiano (Inei) foi criado para proteger o estilo italiano de beber café. “Redes internacionais de café estão se espalhando, chamando o café que servem de expresso italiano”, disse o presidente do Inei, Luigi Zecchini, no site da organização. Mas, “por trás do nosso expresso… há uma cultura única e inigualável.”

O Starbucks está em todo o lugar, mas não na Itália. O fundador do Starbucks, Howard Schultz, teve a ideia de montar sua rede de cafés enquanto tomava um expresso em Milão. Ele pegou um bom produto, repaginou-o (a seu modo) e o tornou global. Mas, para os italianos, o café servido no Starbucks — ou em qualquer outra rede — é bem diferente do italiano que o inspirou, apesar dos nomes que aparecem nos menus.

Agora vamos falar dos tipos de cafés

Não há um número oficial de variações no modo de servir a bebida, mas os tipos mais comuns oferecidos em qualquer cafeteria (como macchiato, corretto, doppio, lungo, ristretto) ultrapassam a casa dos 20.

Caffè ou Espresso

É o café normal (mais ou menos uns 25ml)

Caffè Doppio

O dobro de um expresso normal (uns 50ml).

Caffè Lungo

É um expresso com um pouco mais de água, menos concentrado (uns 35ml).

Caffè Decaffeinato

É o expresso descafeinado, sem cafeína.

Caffè Ristretto

É um café expresso menor do que o normal e bem mais concentrado.

Caffè Corretto

É um expresso com uma pequena quantidade de licor ou grappa.

Caffè Macchiato

É um expresso com uma pequena quantidade de leite. Onde o leite pode ser frio (macchiato freddo) ou quente (macchiato caldo). Na prática o leite dá só uma “maquiada” (una macchiata) no café.

Caffè Shakerato ou Freddo

É um expresso com gelo e açúcar, agitados em uma coqueteleira e servido em um copo de martini. Ideal para o verão.

Caffè Americano

É um expresso normal diluído em água quente. Servido em uma xícara grande e em alguns lugares vem acompanhado com um bulê de água quente para você “americanizar” seu café o quanto quiser.

Caffè Marrocchino

É um expresso com espuma cremosa de leite e chocolate em pó por cima.

Caffè con panna

É um expresso com chantilly por cima.

Cappuccino

O tradicional cappuccino é diferente, não tem chocolate como do Brasil. Mais precisamente, 25 ml de café expresso misturados a 100ml de leite de vaca vaporizado segundo o Instituto Nacional Expresso Italiano. E na Itália se bebe apenas no café da manhã.

Latte Macchiato

Também conhecido como Caffè Latte é o oposto do Caffè Macchiato. É um copo de leite com uma “mancha” de café, normalmente servido em copo de vidro.

E por aí vai…

E aí, curtiram as curiosidades sobre o café italiano? Se tem dúvida sobre algum assunto ou tem alguma dica para compartilhar escreva nos comentários. Ficaremos muito felizes com o seu contato. E não deixe de curtir ❤ e compartilhar com os amigos ;)

Buon viaggio!

--

--

Melissa Stella
Viagem à Milanesa

Ítalo-brasileira, casada, escorpiana, viajante, deslumbrada, sonhadora, intensa, apreciadora de uma boa cerveja e uma boa comida… Insta:@milanesatours