Sobre a Permissão Internacional para Dirigir (PID)
Todo mundo fala que precisar não precisa, mas quando fui alugar um carro na Itália não consegui porque não tinha essa permissão. Alguns países aceitam que turistas usem suas carteiras nacionais por um período que varia entre 60 a 180 dias, mas são ALGUNS países. No Estados Unidos, por exemplo, a maior parte dos estados exige a PID, que deverá ser apresentada juntamente com a carteira original e o passaporte.
Então se você está planejando alugar um carro em outro país e cair na estrada tranquilo o melhor a fazer é verificar no consulado do país a ser visitado se ele aceita a CNH ou exige o PID.
Saiba:
1º: Você precisa ter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida e com foto.
2º: A validade da PID é a mesma da CNH por isso antes de viagem confirme tudo, pois dependendo compensa renovar a CNH e depois fazer a PID para ficar válida por mais tempo.
3º: Sabemos que você só consegue renovar a CNH com 30 dias antes do término do prazo de validade, mas em casos excepcionais o interessado pode ir até a Ciretran em que sua CNH está cadastrada e apresentar documentos (passagem aérea, contrato de trabalho no exterior, etc) que comprovem o motivo de renovar antes desse um mês.
4º: Cada Detran tem suas regras, exigências, processos e valores, então, consulte o Detran do seu Estado antes de dar entrada no processo.
5º: Não adianta você ter a sua CNH expedida no estado de São Paulo e tentar tirar a PID no Rio de Janeiro, por exemplo. O Detran orienta que, primeiro, você precisa transferir e atualizar seu cadastro para só depois fazer a PID.
6º: A PID não substitui a CNH nem aqui no Brasil e nem em outro país. Se for viajar tem que levar as duas. E se você perder a sua CNH terá que fazer outra.
7º: A PID nada mais é do que um livretinho com informações de que você está apto para dirigir em diversas línguas.
Como fazer sua Permissão Internacional para Dirigir (PID)
O PID é emitido pelo Detran de cada estado e, por isso, os procedimentos e valores variam muito dentro do Brasil.
Mas resumindo é: entrar no site do Detran do seu estado, procurar por Permissão Internacional para Dirigir (PID), preencher um formulário e pagar um boleto. Em alguns estados você recebe na sua casa via correio ou tem que agendar um dia para retirar a PID no Detran.
Para saber mais e ver quais os países que aceitam a PID, clique aqui. Portanto, não dê bobeira, se pretende viajar e alugar um carro em outro país planeje-se para emitir a sua PID.
E aí, curtiram as dicas? Se ficou alguma dúvida ou se você tem alguma dica para compartilhar escreva nos comentários. Ficaremos muito felizes com o seu contato. E não deixe de curtir ❤ e compartilhar com os amigos ;)
E boa viagem!!!