Tallinn, um destino que você deveria incluir no seu roteiro

Embarque em uma jornada encantada, onde os contos de fadas ganham vida em suas ruas de paralelepípedos, muralhas e torres medievais.

Melissa Stella
Viagem à Milanesa

--

Quando falei que iria para Estônia, muitas pessoas me questionaram sobre o motivo de escolher esse destino e o que planejava fazer lá. Minha resposta era simples "E por que não?". Embora a Estônia não seja um destino turístico tão conhecido e visitado quanto França e Itália, eu fiquei impressionada com a forma como o país está preparado para receber turistas. É um lugar extremamente organizado, muito lindo e com pessoas muito receptivas e gentis.

Explorar Tallinn foi uma experiência única. Me senti transportada para dentro de um conto de fadas, com suas casinhas coloridas, imponentes muralhas e torres medievais, além de charmosos restaurantes temáticos. O silêncio e a tranquilidade das ruas apenas aumentaram essa sensação. Sem dúvida, é um destino que eu irei recomendar a pessoas que estão em busca de novas experiências de viagem.

Agora um pouco sobre:

Tallinn é a capital da Estônia e a maior cidade do país, com uma população de 425 mil habitantes. Localizada nos países bálticos, juntamente com Letônia e Lituânia. Foi fundada em 1050, no entanto foi em 1219, com a chegada dos dinamarqueses, que sua história começou a ser marcada. Ao longo dos séculos, foi dominada por dinamarqueses, alemães, suecos e russos, até declarar sua independência da URSS em 1991.

Em 1997, o centro histórico de Tallinn foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco, sendo o mais bem preservado da Europa. Além disso, contrastando com sua história, a cidade é conhecida como o "Vale do Silício da Europa", abrigando o maior número de startups per capita, sendo o berço de empresas como Skype, Wise, Playtech e Bolt.

Chegando lá:

O aeroporto de Tallinn está a apenas 4 km de distância do centro histórico. Você pode chegar lá de ônibus, bondinho ou de Bolt (semelhante ao Uber), com o custo variando entre 5 a 10 euros. Recomendo baixar o aplicativo do Bolt, pois será muito útil durante sua viagem, assim como o uso dos milhares de patinetes elétricos e bicicletas disponíveis pela cidade. O centro histórico é bem pequeno e pode ser facilmente explorado a pé.

O que ver:

Há tantas coisas para ver, explorar e fotografar em Tallinn que é difícil falar sobre todos. No entanto, farei uma lista e quando você for colocar no seu Google Maps, aproveite e dê uma olhadinha do que se trata cada um deles. Mas a maior dica é simplesmente caminhar e explorar cada cantinho do centro histórico sem pressa.

  • Hellemann- torre e antiga muralha de proteção
  • Viru Gate — porta de entrada da cidade antiga
  • St. Catherine’s Passage — passagem estreita medieval
  • Meistrite Hoov — cortile do maestro
  • Raekoja plats — praça principal com sede a prefeitura
  • Raeapteek — farmácia mais antiga da Europa
  • Pikk — rua muito bonita e famosa
  • Toomkirik — catedral de Santa Maria Virgem de Toompea
  • Toompea — colina de Toompea com o castelo onde hoje é sede do Parlamento da Estônia
  • Kohtuotsa vaateplats — miradouro com vista para toda cidade
  • Catedral Alexander Nevsky — catedral ortodoxa da época da dominação russa
  • Taani Kuninga Aed — jardim do Rei da Dinamarca
  • Kiek in de Kok Museum — torre de artilharia e museu com tours nos túneis e muralhas
  • Niguliste muuseum — igreja de São Nicolau e museu da arte sacra
  • Oleviste kogudus — igreja de Santo Olavo
  • Laboratooriumi — uma pequena e silenciosa rua acompanhada de muralha medieval e torre defensivas
  • Paks Margareeta — torre de fortificação Fat Margaret
  • Telliskivi — bairro com estilo industrial mais moderno, com arte urbana, onde abriga restaurantes, bares, lojas, galerias de artes e museus.
  • Fotografiska — museu de fotografia, arte e cultura
  • Kalamaja — bairro com casinhas de madeira colorida. Procure pela rua Valgevase.
  • Balti Jaama Turg — mercadão
  • Seaplane Harbour — museu marítimo

Onde comer e beber:

Restoran Olde Hansa: Vana turg 1

Beer House: Dunkri 5

Pub Beer Garden: Inseneri 1

Restaurant Munga Kelder: Vene 12a

Hell Hunt: Pikk 39

Cafe Maiasmokk: Pikk 16

Irish Pub Mad Murphy's: Mündi 2

Pierre Chocolaterie: Vene 6

Hospedagem:

Nós ficamos no Nordic Hotel Forum, pertinho do Viru Gate, ou seja, praticamente no centro histórico da cidade. Amamos o hotel, a localização ótima, tudo novo e organizado, com piscina, sauna e café da manhã incrível.

Opção de bate e volta:

Uma opção que considero muito válida é reservar um dia para fazer um passeio de bate e volta até Helsinki, na Finlândia. É uma viagem fácil de fazer e agradável, realizada em um ferry boat que proporciona uma experiência única em si. Passar um dia inteiro explorando Helsinki é uma delícia. Utilizamos a empresa Tallink para esse trajeto, com o valor do bilhete de ida e volta sendo de 42,80 euros, com a duração da viagem de 2 horas.

Resumindo, minha viagem a Tallinn foi incrível e enriquecedora. A cidade superou todas as minhas expectativas, oferecendo uma combinação perfeita de história, beleza e hospitalidade. Sem dúvida, é um destino que recomendo a todos os viajantes que buscam uma experiência autêntica e cativante.

E se você está prestes a embarcar para Tallinn, desejo que desfrute tanto quanto eu aproveitei desta cidade encantadora.

Abaixo Tallinn vista pelos meus olhos :)

--

--

Melissa Stella
Viagem à Milanesa

Ítalo-brasileira, casada, escorpiana, viajante, deslumbrada, sonhadora, intensa, apreciadora de uma boa cerveja e uma boa comida… Insta:@milanesatours