Tipos de Hospedagem

Tão importante quanto a escolha do destino e a compra das passagens é escolher a hospedagem certa. Muitas vezes a hospedagem pode sair mais caro do que todo o resto da viagem. Por isso, exige planejamento e muita pesquisa para decidir qual é o melhor custo benefício.

Existem vários tipos de hospedagem: hotel, albergue, camping, couchsurfing, Airbnb, etc. Para vários tipos de turistas, bolsos e viagens.

Para aquele turista que acorda cedo, bate perna o dia inteiro e só volta para o hotel para tomar banho e dormir, um hotel mais barato, porém confortável e limpinho já basta.

Para turistas que viajam em família ou em grupo de mais de 5 pessoas, talvez alugar um apartamento no Airbnb seja mais vantajoso.

Para turistas jovens que estão em busca de fazer amizades e gastar pouco a melhor opção são os albergues e couchsurfing.

E assim vai! O importante é se planejar e pensar em qual tipo você mais se enquadra. E para você entender melhor sobre esses vários tipos de hospedagem que existem, fizemos esse post para te ajudar na sua próxima viagem.

Hotel

O tipo de hospedagem mais conhecido por todos. Por ser popular, é fácil de achar em qualquer lugar do mundo.

É um local privativo, pode ter banheiro no quarto ou compartilhado com outros hóspedes, serviços de quarto, recepção, com ou sem refeição inclusa, e uns até com serviços exclusivos como bar, sauna, academia, piscina, etc.

Albergue (também conhecido como Hostel)

A grande diferença do hotel para o albergue é que os quartos e banheiros são compartilhados. Em alguns lugares existem quartos só para mulheres e outros só para homens. Pode-se encontrar quartos com 4 pessoas e até com 32.

Nos quartos tem apenas os beliches e os armários com cadeado para cada hóspede.

Geralmente, fornecem café da manhã (incluído ou pago a parte) e raramente tem almoço e janta. E alguns tem cozinha coletiva para que você possa fazer sua própria comida.

Se vai com uma turma de pessoas, pode ser conversado antecipadamente para que coloquem todos no mesmo quarto.

As desvantagens são para quem não se sente muito confortável de dormir com pessoas desconhecidas no mesmo quarto, o barulho de pessoas entrando e saindo o tempo todo, ou pegar um colega de quarto que ronca a noite, ou conviver com pessoas desorganizadas.

Mas se você não liga para essas coisas, quer mais é fazer amizades, ter experiências novas e gastar pouco com hospedagem essa é uma ótima opção.

Não tenha frescuras, leve as coisas mais na esportiva e curta o momento!

B&B — Bed and Breakfast (Cama e Café da Manhã)

O B&B surgiu na Irlanda e é muito comum na Europa e no Estados Unidos. Geralmente são casas particulares com poucos quartos onde o morador aluga um de seus quartos e que pode ter banheiro privativo ou compartilhado. Mas existe também uma rede de hotéis chamada B&B, que oferece o serviço de quarto e café da manhã, que já está presente em várias partes do mundo.

A experiência reúne o conforto e privacidade de um hotel com o clima aconchegante da casa de amigos e familiares. E como o próprio nome diz, a diária inclui cama e um bom café da manhã.

Você acaba tendo mais contato com os hábitos e cultura locais. O anfitrião oferece um atendimento personalizado, com dicas de passeios e roteiros conhecidos pelos moradores locais.

Mas isso requer alguns cuidados, como pesquise sobre o perfil do anfitrião, verifique o tipo de hospedagem que ele oferece, e se informe sobre as regras e horários da casa.

CouchSurfing

É uma rede social (www.couchsurfing.com) onde pessoas do mundo todo estão dispostas a ceder o “sofá de casa” para um viajante e viajantes procurando um “sofá” para ficar durante uma viagem.

A tradução literal é “surfando no sofá”, mas o serviço vai além de disponibilizar um lugar para dormir, mas sim uma troca de experiências procurando ligar pessoas e lugares.

É um tipo de hospedagem gratuito, com base na confiança e respeito.

Cada pessoa tem seus costumes e isso no começo pode ser difícil. Procure antes de tudo informação sobre o anfitrião, leia sobre os comentários de pessoas que já foram acolhidas por ele e procure indicações.

E lembre-se: gentiliza gera gentileza! Respeite o espaço dos outros e como agradecimento para seu anfitrião deixe uma lembrança da sua cultura/país, ou ainda faça alguma tarefa da casa como arrumação ou refeição como forma de agradecimento.

Camping

Um dos meios mais alternativos e que vem conquistando cada vez mais os turistas. Nele o turista tem a oportunidade de contemplar as estrelas, os sons da natureza, conhecer ainda mais as paisagens naturais do lugar, além das despesas serem menores.

Existem dois tipos de camping:

- Organizados: que são áreas de camping com banheiros, energia elétrica, seguranças, etc., existem na maioria das cidades turísticas, com várias opções de valores, dependendo do local e dos recursos fornecidos. É indicado para campistas de primeira viagem.

- Selvagem: são áreas onde não tem infra-estrutura nenhuma para acampamentos e tudo deverá ser improvisado.

É importante ter em mente alguns conceitos básicos de ambientalismo para que se evite contribuir para a destruição do meio ambiente, mesmo que indiretamente ou por simples descuido ou ignorância de determinados fatos.

Pousada

Relaxamento, clima familiar e contato com a natureza.

Geralmente são mais baratos, menores que um hotel e com menor capacidade de hóspedes. Este tipo de hospedagem pode estar em uma única construção horizontal ou ser formados por pequenas casinhas, bangalôs ou chalés.

Resort

Combinação de hospedagem, recreação, lazer e relaxamento.

Os resorts ficaram famosos pelos All Inclusive (comida e bebida à vontade). E contam com serviços variados de estética, quadras poliesportivas, muitas piscinas, diversas opções de restaurantes, bares e shows. Com infraestrutura, serviços e recreações para todas as idades.

O hóspede se instala e aproveita cada minuto sem sair do local. Mas para toda essa mordomia os preços das diárias são mais altos.

Hotel Fazenda

É um local de hospedagem localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, com entretenimento e vivencia do campo.

Pessoas que buscam o convívio com a natureza e animais podem se encontrar nesse tipo de hospedagem.

Airbnb

É um site (www.airbnb.com.br) de hospedagens online que permite as pessoas alugarem casas e apartamentos por um período temporário.

Você tem o conforto e privacidade de uma casa e a facilidade para reservar diárias como a de um hotel.

Pesquisando bem você pode encontrar opções melhores do que hotéis em relação a localização e até mesmo valor.

E você também pode ganhar uma graninha hospedando pessoas na sua casa ou apartamento.

Fique atento no perfil, avaliação e comentários do locador ou hóspede para não entrar numa fria.


Diante de tantas opções, não tem como dizer qual é o melhor pois isso é uma escolha muito pessoal e que pode variar muito conforme o estilo de turista que você é, qual o seu proposito e quanto está disposto a pagar.

A hospedagem é a parte essencial de uma boa viagem e uma má escolha pode frustrar todo o resto.

A nossa dica de sempre é: pesquise e planeje-se!!!

Se você tiver dúvida sobre algum tipo de hospedagem ou tem alguma experiência para compartilhar conosco escreva nos comentários! Ficaremos muitos felizes com o seu contato. E se gostou do post clique em ❤ aqui embaixo e compartilhe com seus amigos ;)

Tenha uma boa viagem e experiências incríveis!!!