Viajar sozinho — um caminho sem volta

Você trabalha arduamente todos os dias. Junta dinheiro para uma tão sonhada viagem para relaxar e curtir mas te falta companhia?! Você fica vendo várias promoções tentadoras mas as datas nunca batem com as dos seus amigos? Já pensou em ir sozinho?

Melissa Stella
Viagem à Milanesa

--

Viajar sozinho é não ter mais que ficar esperando pelos os outros. Ou ter que usar de argumentos para convencer alguém de ir naquele lugar que você tanto deseja. Ou ter que muitas vezes deixar sua vontade de lado para também satisfazer as vontades dos outros.

Parece meio egoísta pensar assim, mas você não acha que a maior parte do ano você passa sendo altruísta demais? Isso ninguém repara né?! Se quiserem dizer que está sendo egoísta da sua parte, que digam! Pois eu tenho certeza que depois que você tiver essa experiência de viajar sozinho, você vai se ver uma pessoa bem diferente do que era.

Viajar sozinho é ter uma liberdade indescritível. É fazer o seu roteiro, visitar aquilo que realmente lhe tem interesse, é gastar horas naquela loja sem ser julgado, é ir comer onde deseja e a hora que tem vontade, é acordar e ir dormir a hora que quiser, é poder mudar de ideia quantas vezes forem necessárias. Aproveitar esse tempo e dedicar-se somente as suas vontades.

Quando se está sozinho você está mais atento a absorver a cultura local, e acaba virando apenas um telespectador do mundo novo que acaba de conhecer. Detalhes que acabariam se passando por despercebido se você estivesse com alguém. Esse processo de imersão se torna mais profundo quando sozinho.

Estar no “anonimato” também te proporciona experiências que talvez você não teria se acompanhado. Te dá coragem de tentar e experimentar coisas que se não der certo ou você não gostar tudo bem, porque não terá ninguém te lembrando do erro ou do mico no dia seguinte.

As pessoas vão te colocar medo, te chamar de maluco, vão ter perguntar porque não espera mais um tempo e vai com alguém. Vai bater aquele receio um dia antes da viagem sim, mas não desista. Passar por perrengues você vai passar estando sozinho ou acompanhado, isso é fato!

E sim, vai ter momentos que você vai se sentir pra baixo, com saudade e com vontade que alguém estivesse ali com você para compartilhar daquele momento e isso é normal, faz parte. Só não pode se apegar nesse sentimento. Pare e dê uma olhada a sua volta e absorva todas essas novidades. Respire, admire e siga em frente para o próximo ponto turístico.

Viajar sozinho não é viajar solitário. Existe uma diferença bem grande entre solidão e solitude.

“A linguagem criou a palavra solidão para expressar a dor de estar sozinho. E criou a palavra solitude para expressar a glória de estar sozinho” (Tillich)

Li outro dia numa matéria que a porcentagem de mulheres viajando sozinha pelo mundo é maior do que dos homens. E o mundo vem se preparando pra isso. Existem hostels com quartos só para mulheres, app de taxi com motoristas mulheres, existe até uma trilha na Toscana somente para mulheres. Ou seja, não tem desculpa para não viajar sozinho ou sozinha.

Quando você viajar sozinho pela primeira vez começa a reparar na quantidade de pessoas que fazem a mesma coisa. Está cada vez mais normal viajar sozinho!

Fiquei em um hostel em Milão na minha última viagem sozinha e todas as meninas que estavam no mesmo quarto que eu estavam viajando sozinhas. E nesse hostel quando você chegava para fazer o check-in e a recepcionista percebia que estava se hospedando sozinha ela te dava um vale drink no bar para você se enturmar a noite.

Eu já viajei em família, fiz viagem entre amigos, viagem romântica, já viajei sozinha e posso afirmar que cada uma tem sua essência e sua experiência. Mas toda vez que viajei sozinha me fez descobrir algo novo em mim e evoluir mais como pessoa.

Viaje sozinho e prove a si mesmo que é capaz, e não para provar pra ninguém que foi. Sinta a liberdade de escolher uma coisa porque realmente quer e não para agradar ninguém. Descubra mais coisas sobre você, resgate sua essência perdida aí dentro, seja corajoso, mas também seja carinhoso com você quando fizer a escolha errada ou errar.

Não espere pela companhia de alguém para realizar um sonho. A sua felicidade depende só de você. Saia da sua zona de conforto!

Dicas para viajar sozinho:

Planeje muito bem cada etapa da viagem.

Compartilhe seu roteiro, dados das passagens e hospedagens com alguém próximo.

Esteja sempre conectado! Invista em chip e internet 4G do lugar em que estiver. Aplicativos como Google Maps, Uber, Moovit, Booking, Tripadvisor e Tradutor, sempre atualizados no celular.

Viaje com pouca bagagem. Eu sei que é difícil, sei que tem muitas lembrancinhas para comprar mas calcule bem, pois não terá ninguém para te ajudar a carregar suas malas pesadas depois.

Leia as avaliações do lugar que for se hospedar antes de fechar qualquer coisa. Veja a localização no mapa e compare a distância com os pontos turísticos e lugares que deseja ir.

Compre um tripé ou um pau de selfie para fazer suas fotos.

Tenha cartões reservas e lembre-se de desbloquear para compras internacionais (se for o caso), em caso de alguma emergência financeira.

Guarde seus documentos, dinheiro, cartões e celular na sua mochila ou bolsa em uma parte que dê pra você passar um cadeado. Eu geralmente uso aqueles cadeados com senha para facilitar no abrir e fechar toda hora. Assim você ficará mais tranquilo na hora de andar em transportes públicos ou visitar aqueles pontos turísticos lotados e manjados.

Tire fotos dos seus documentos, passagens, reservas de hotéis, seguro viagem e envie para seu e-mail ou salve na nuvem.

Se caso você estiver com receio ou não se sinta tão confiante de ficar tanto tempo sozinho, aposte em tours guiado ou passeios em grupo, assim você não vai se sentir tão sozinho e com certeza fará amizades com outros turistas.

Por que esperar de outras pessoas para realizar seus próprios desejos?

Viaje sozinho nem que seja pra perceber que não gosta de viajar sozinho ;)

--

--

Melissa Stella
Viagem à Milanesa

Ítalo-brasileira, casada, escorpiana, viajante, deslumbrada, sonhadora, intensa, apreciadora de uma boa cerveja e uma boa comida… Insta:@milanesatours