Dia 11 — Iga, a cidade dos ninjas

Túlio Ornelas
Viagem ao Japão
Published in
4 min readOct 6, 2013

--

Hoje viajamos para o interior do Japão! Visitamos Iga, que é um dos berços do ninjutso e de vários clãs ninja. Descobrimos que o famoso Hattori Hanzo — mestre samurai e ninja — era dessa cidade e foi de extrema importância para unificação do Japão.

Quando falo interior, quero na verdade dizer zona rural. Os trens até lá vão ficando cada vez piores, foram cinco baldeações, mas valeu a pena.

Vale mencionar que a cidade é pequena mas o programa de turismo esta muito organizado. Recebemos um guia em inglês com o mapa da cidade e das atrações — ouso dizer que foi o melhor guia que recebemos até o momento — e quase tudo que visitamos possuía uma legenda em inglês. Achar as atrações também não foi um problema, existem placas por todo o lugar. Os funcionários possuem uma plaquinha em inglês com todos os tipos de questionamento que você pode vir a ter, isso facilita bastante a comunicação.

Ninja Museum

O museu é composto de quatro atrações: Ninja House, Ninja Experience Hall, Ninja Tradition Hall e um live show. Começamos pelo live show que foi muito bom, os artistas tem uma veia cômica daqueles filmes antigos de samurai, super recomendado!

Depois do show fomos convidados a participar do lançamento de shurikens, arte em que me mostrei bem apto. Aproveitei para tirar uma foto com o sensei.

Após vários lançamentos contra um alvo fixo fomos visitar a Ninja House. Essa casa é uma réplica com todos os truques que os ninjas usavam para enganar seus inimigos. Existem várias passagens secretas, armadilhas, lugares para observação e esconderijos para armas e documentos. O guia mostra cada uma das armadilhas e passagens secretas, é bem legal. Acabei não tirando fotos da casa.

O Ninja Experience Hall é uma sala com todas as armas, equipamentos e vestimentas usadas pelos ninjas. É interessante ver que eles dominavam a pólvora há muito tempo e usavam para distrair e desnortear os inimigos.

Por fim visitamos o Ninja Tradition Hall, que possui várias informações históricas sobre o surgimento dos primeiros clãs e as técnicas usadas por cada um deles. Acabei não tirando fotos.

Ueno Castle

Ele possui a maior muralha dentre os castelos japoneses, são 30 metros de altura. O castelo abriga o museu histórico da cidade. O lugar por si só já é bonito, com um castelo então.

Depois do castelo visitamos a loja ninja e compramos shurikens e camisetas.

--

--