Dia 15 — Studio Ghibli

Túlio Ornelas
Viagem ao Japão
3 min readOct 10, 2013

Como mencionei no primeiro post, não é possível comprar o ingresso para o Studio Ghibli no Brasil. Os ingressos ficam disponíveis na rede de lojas de conveniência Lawson, numas máquinas vermelhinhas chamadas Loppi. O site do Studio Ghibli tem um tutorial bem legal, passo-a-passo, com screenshots de como realizar a compra. Afinal, a máquina está toda em japonês, logo é uma coisa bem útil. Compramos o nosso no primeiro dia em Tokyo, mas, como sempre lota, conseguimos apenas para hoje.

Para quem não conhece, o Studio Ghibli é responsável por filmes como: A Viagem de Chihiro (Spirited Away), O Castelo Animado (Howl’s Moving Castle), Princesa Mononoke (Princess Mononoke) e Meu Amigo Totoro (My Neighbor Totoro).

A missão não era das mais fáceis, já que o museu fica em Tokyo e estávamos em Kyoto. Compramos o ingresso para as 16:00, o que parecia ser um horário com bastante folga. Não foi.

Um detalhe que passa despercebido ao longo da viagem é a quantidade de bagagem. Isso realmente nos atrasou hoje cedo porque organizar todas as compras de uma forma transportável foi difícil.

Quase chegando em Shinjuku, nós encontramos o Keiji Inafune, o criador do Megaman (Rockman em japonês) e quem recentemente conseguiu financiar o projeto do jogo Mighty Nº 9 pelo Kickstarter. Estávamos lotados de malas, mas consegui tirar uma foto do Daniel com ele. Batemos um papo rápido com o Inafune e sua equipe sobre nossa viagem pelo Japão. Ficaram impressionados com as espadas que compramos.

Chegamos 15:36 no hotel, deixamos as malas e partimos para o museu.

Infelizmente não podemos fotografar dentro do museu. O prédio em si é feito usando elementos dos vários filmes produzidos pelo studio, é lindo de ver. No primeiro andar são apresentadas as técnicas de animação e um pouco da história. O segundo andar possui uma exposição dos materiais usados para produzir alguns dos filmes, como storyboards, pesquisas sobre lugares, comidas e etc. No último andar ficam as lojas que vão comer um pouco do seu dinheiro. Este museu é um must have na sua viagem.

Acabei comprando algumas camisas e uma pequena lembrança do Totoro e sua turma.

Almoço

Acabamos não almoçando na correria, por isso decidimos jantar no museu. Foi bom.

Amanhã nos despedimos do Japão e encaramos a volta para o Brasil.