Dia 4 — Uma pausa em Tóquio

Túlio Ornelas
Viagem ao Japão
Published in
5 min readSep 29, 2013

--

Hoje encerramos nossa primeira passagem por Tóquio, partiremos para Nagoya amanhã cedo. Visitamos o museu de espadas japonesas, o Gyoen National Garden e fomos ao shopping Nakano Broadway, conhecido pela venda de bonecos de animes e filmes.

Contratempo

O Daniel ficou sem dinheiro, então fomos ao post office sacar. Ele fez algumas tentativas e não conseguiu. Perguntando para as pessoas e pesquisando na internet, descobrimos que os cartões mastercard com chip emitidos fora da Ásia estão, temporariamente (leia-se do final do ano passado para cá), inoperantes devido a um problema de segurança. Meu cartão é visa, por isso não tive problemas.

Ele precisou fazer uma chamada a cobrar internacional para o banco do cartão pré-pago na tentativa de remediar o problema. Este tipo de chamada é feita através do número 006635055, a partir do qual você disca o número final. O atendimento pode ser feito em qualquer língua.

Os cartões pré-pagos são bons até acontecer algum problema. O banco pediu três dias para autorizar um saque de emergência ou transferir o dinheiro dele para minha conta. Emprestei um dinheiro para o rapaz e passamos um trator no problema.

Museu de espadas japonesas

Este museu fica bem perto do nosso hotel, daí fomos andando. O lugar é bem pequeno e conta a história das famílias de ferreiros que viveram em Edo. As espadas são sensacionais, mas não podem ser fotografadas.

Foi difícil acompanhar a história de tudo, pois boa parte do conteúdo é em japonês e tem apenas o nome em inglês.

Gyoen National Garden

Este é um parque que fica à 15 minutos do nosso hotel e se mistura ao centro da cidade. Várias famílias japonesas fazem piquenique na grama, muitas pessoas pintam quadros das paisagens e também dá pra ver várias crianças brincando e correndo pelo parque. É um lugar extremamente relaxante e, apesar da grande quantidade de pessoas, quieto. A foto da capa é de lá.

O lugar é bem grande e possui algumas casas de chá e áreas de descanso. São três grandes áreas: uma de estilo francês, outra com estilo inglês e a última com estilo japonês tradicional. Conseguimos ver uma noiva de kimono sendo fotografada, tirei uma foto discretamente.

No meio do parque tem um lago com várias carpas. É interessante que os peixes já estão "adestrados" — eles ficam pulando e "dançando" para chamar a atenção. Quando chegamos perto eles colocaram a boca para fora e ficaram abrindo e fechando, como se tivessem pedindo comida. Se você não dá nada, eles mergulham e começam tudo de novo.

Shopping Nakano Broadway

Uma das missões que tenho no Japão é arrumar bonecos ou de animes ou de jogos da minha infância para decorar minha casa. Nós já tínhamos passado em Akihabara e não comprado nada, mas este shopping era altamente recomendado, por isso fomos conferir.

Nakano fica a uma estação do nosso hotel pela linha rápida. Pegamos a JR Chuo Line e saltamos em Nakano Station, nos dirigimos para a saída norte e atravessamos a Sunmall Shopping Street. O shopping fica exatamente no fim desta rua, então não tem como errar.

Já aviso que ficamos 3 horas e meia no shopping como duas crianças e só saímos porque as lojas fecharam. A quantidade de lojas com infinitos bonecos indo de Jaspion a Cavaleiros do Zodíaco era impressionante. Eu e Daniel deixamos alguns bons dólares por lá. Chegando no hotel tirei tudo da caixa e montei os articulados!

Com toda a movimentação do dia esquecemos completamente de comer — não tínhamos almoçado e já era 20:00. Resolvemos provar alguma coisa diferente…

Churrasco Sul Coreano

O restaurante se chama Jojoen e fica perto do nosso hotel. O lugar é bem arrumado, com uma harpista comandando o som ambiente.

Cada mesa possui uma mini churrasqueira para preparar o churrasco. A comida é bem saborosa e variada, me lembrou comida tailandesa.

Uma das opções é o rodízio, mas preferimos comandar os pedidos e nos aventurar nas carnes. Acabamos comendo algumas carnes nobres e uma costela suína que derretia na boca! Ganhamos uma sobremesa de cortesia, além do famoso chá verde que também foi servido.

--

--