Conhecendo a

Startup Embassy

Leandro Rezende
Leandro no Vale do Silício
5 min readSep 4, 2014

--

O primeiro dia no Vale

Após aproximadamente 17h de viagem, aqui estamos nós: Startup Embassy, a hospedagem que promete deixar qualquer empreendedor trabalhar em sua empresa já no primeiro dia!

“Start working on your Startup on Day 1”

Geralmente utilizamos esse desenho para representar um banco de dados. O prédio da Oracle parece um iconezão!

Mas antes de chegar na SE para descobrir se o pessoal realmente leva isso a sério, já no caminho me deparei com uma curiosidade: olhei para lado no metrô e vi a Oracle. E não é que o prédio parece aquele ícone de banco de dados?

Coincidência ou proposital?

No caminho também vi o escritório do Groupon. Um dos líderes do ramo de compras coletivas (mesmo segmento do Peixe Urbano).

Escritório do Groupon ,no caminho do metrô para a Startup Embassy

Cheguei na Startup Embassy e não tinha ninguém em casa. O clima estava bom, até friozinho, uns 18ºC, mas não animei esperar do lado de fora. A porta estava aberta e fui entrando mesmo assim ☺.

Como já tinha a senha da Wi-fi, já dava para esperar sem pressa. A casa é bem legal, área ampla para trabalhar e um quintalzinho maneiro que tem saída para um parque.

E como chegamos com fome, fomos direto para o mercado. Além de ser tudo muito barato, até a comida lembra um pouco de tecnologia rs

Fruit ninjas e angry birds, já jogaram?

E é verdade que o pessoal já chega trabalhando no dia 1. A galera é bem receptiva mas bem trabalhadora também. Todos estão nessa onda de Startup. Vários empreendedores já passaram por aqui e dois deles são figurinhas carimbadas no Brasil: Amure do Blogo e Mack do Videolog.

Amure e Mack no Hall da Fama da Startup Embassy
Alan, do Wakatime

O primeiro startupeiro que a Rosa (gerente da casa) me apresentou foi o Alan, do Texas. Ele está trabalhado no Wakatime, um serviço para registrar automaticamente o tempo utilizado em programação. Quem nunca registrou horas trabalhadas de um dia do trabalho e sempre achou isso muito chato? Pois é, segundo ele seus problemas acabarão ☺. Compatível com Sublime, Vim, entre vários outros.

Wakatime e seus gráficos de registro de trabalho

O Alan também me mostrou o Uber, um aplicativo de taxi parecido com o Easy Taxi, mas com um diferencial: ele já tem seus dados de cartão de crédito e você já diz no app para onde quer ir.

O taxi mais próximo vê seu pedido, te busca, já sabe onde vai te deixar e você não precisa pagar, pois é cobrado automaticamente no celular. Você basicamente espera o taxi chegar como mágica acompanhando pelo mapa, entra e sai sem tocar na carteira ☺. Legal né? E ainda ganhei $30.00 para andar de graça por aí por ter recebido sua indicação.

Lucas, CEO Icinetic (Espanha)

Logo depois conheci o Lucas, CEO da Icinetic. Uma empresa de serviços de desenvolvimento, como a InkMustache. Ele veio para o Vale negociar com gigantes como HP, Google e Microsoft a sua tecnologia.

A Radarc online foi criada para gerar apps nativos Windows, IOS e Android a partir de editores web. Testei a solução em primeira mão (nem está no ar ainda) e realmente é impressionante! Você cria um app personalizado na web e depois é só baixar o app nativo, com código fonte editável para customização. Desenvolvedores que criam apps são seu princnipal público alvo (sou potencial cliente ☺ ).

A Icinetic também tem o AppNow, um gerador de APIs REST/JSON. Você declara as classes da sua API e ele gera todo o backend sozinho, com administração de dados web, API integrada no Swagger e tudo mais. Não levei 3 minutos para criar essa API usando essa ferramenta.

Interface muito simples de usar para criação das classes da API
Gerador da API no Heroku. Criado com NodeJS + MongoDB e AngularJS . Código fonte disponível.
Assinaturas da API geradas automaticamente com integração com o Swagger
Exemplo de JSON retornado pela API

Também bati um papo rápido com o Aaron da Amazon , que morou por aqui durante um tempo. No jantar, comi uma comida vietnamita com o Lucas, Alan e Tom. O Tom é canadense e está lançando uma tecnologia animal para carregar o celular com luz solar.

“Nunca mais carregue seu celular” — é o que ele propõe

É uma capinha de celular que absorve a luz do escritório. Ligada 8h/dia já é suficiente para manter seu celular carregado para sempre. Fiquei de cara, mas não posso mostrar as imagens. Quando estiver no Kickstarter levantando fundos posto o link.

Bom, por hoje foi isso! Vamos ver o que rola amanhã!

--

--

Leandro Rezende
Leandro no Vale do Silício

Instrutor de UX @ Udemy, Product Designer @ InkMustache, e Gestor de TI @ Supremo Tribunal Federal.