5 coisas que aprendi sobre liderança de engenheiros de tecnologia

Rafael Baena Neto
casasbahiatech
Published in
4 min readJul 13, 2023

A Viahub não foi o meu primeiro cargo de liderança em tecnologia, mas foi aqui que eu percebi que precisaria dar o meu melhor para formar e alavancar times de engenharia com alta performance e descontração.

Desde o meu primeiro dia na empresa, fui recebido com um onboarding institucional completo e estimulante, que me fez perceber que estava no lugar certo. O time de Change e do RH fez um ótimo trabalho em me apresentar à empresa, sua cultura e seus valores. Eles também me deram as ferramentas e o suporte de que precisava para ter sucesso em minha nova função.

Desde então, tenho tido a oportunidade de trabalhar com excelentes engenheiros. Eles são talentosos, dedicados e sempre estão procurando maneiras de melhorar. Tenho aprendido muito com eles e estou orgulhoso de fazer parte de sua equipe.

A Viahub é uma empresa que está crescendo rapidamente e sempre está procurando novas maneiras de inovar. Estou animado para fazer parte dessa jornada e estou confiante de que podemos alcançar grandes coisas juntos.

Aqui estão cinco coisas que aprendi sobre liderança de engenheiros de tecnologia durante meu tempo na Viahub:

  1. Dificuldade de encontrar funcionários qualificados

Achar funcionários qualificados nos grandes centros pode ser um problema, mas aqui na Viahub a gente tem um truque: a contratação de pessoas de todo o Brasil em regime remoto. Isso permite que a gente conheça, entreviste e contrate pessoas de todo o país.

É muito legal ver pessoas de diferentes etnias, sotaques e culturas trabalhando juntas em harmonia e descontração.

Atualmente, a minha equipe tem 17 pessoas distribuídas nos seguintes estados: RJ, RN, PR, DF, SP e MG.

2. Retenção de funcionários

As empresas podem enfrentar dificuldades para reter funcionários valiosos, especialmente se a remuneração e as condições de trabalho não forem atrativas o suficiente. Talvez este seja o meu maior desafio no momento. O mercado está cada vez mais disputado e os nossos funcionários jamais podem ser esquecidos.

E para isso eu mantenho um contato recorrente para ouvir os seus problemas profissionais e até mesmo pessoais.

Também implementei práticas semanais de “papo-reto” e um Plano de Aceleração de Carreira, que dá a visão ao profissional da jornada que ele pode percorrer e principalmente quais são as suas responsabilidades, a responsabilidade de seu líder e a responsabilidade da Viahub como um pacto todos nós embarcamos nesta jornada de desenvolvimento pessoal e profissional.

3. Falta de comunicação

A falta de comunicação eficiente entre líderes e funcionários pode levar a problemas de motivação e produtividade.

Como falei no item acima, a comunicação eficiente é muito importante para reter os funcionários, mas não é só isso.

A liderança tem que criar um vínculo com todo o seu time passando por todos os membros do time da engenharia.

E para isso eu sugiro a criação de um canal exclusivo e off-line onde perguntas e respostas podem e devem ser avaliadas e em um período curto, estas perguntas recorrentes devem ser respondidas em uma “live”, ou em até mesmo um vídeo gravado mesmo. Não importa o modelo, mas tem que ser FEITO!

4. Desigualdade de remuneração

Se houver desigualdades de remuneração entre funcionários que realizam trabalhos semelhantes, isso pode gerar descontentamento e diminuir a motivação dos funcionários.

Quem nunca ouviu aquela história do vazamento da famosa Planilha do RH, pois é, fique atento e proteja as informações financeiras do seu time, pois caso algum dado seja vazado, ou compartilhado erroneamente, a comparação salarial de pessoas com o mesmo cargo poderá ser um gerando problema para você.

5. Gerenciamento ineficiente do tempo

Se os funcionários não estiverem sendo gerenciados de forma eficiente, eles podem ficar sobrecarregados e isso pode afetar negativamente o desempenho. Mas cuidado para não cair na tentação de micro gerenciar o tempo do seu time.

Promova a autonomia e garanta a eficiência de entregas baseado em métricas reais de estimativa de alocação e entregas.

Em conclusão, aprendi muito sobre liderança de engenheiros de tecnologia durante meu tempo na Viahub. Aprendi que é importante ser um modelo de liderança, concentrar-se nas pessoas, dar aos engenheiros a autonomia de que precisam, criar uma cultura de colaboração e ser um solucionador de problemas. Acredito que essas dicas podem ajudar qualquer líder a construir um time de engenheiros de alta performance que pode alcançar grandes coisas.

Agradeço a todos que me ajudaram a levar este artigo ao conhecimento de vocês e faço aqui meu convite para trazer suas ideias para nosso espaço, com isto cada vez mais teremos a disseminação de nossa cultura e conhecimento.

--

--

Rafael Baena Neto
casasbahiatech

Team Leader de engenharia na jornada Customer Success