O capítulo de UX design da ViaHub

Rodrigo Peixoto
casasbahiatech
Published in
5 min readFeb 23, 2023

Nesse artigo, vou contar um pouco sobre o capítulo de UX: Como chegamos ao final de 2022? Como é nossa estrutura? Como é o processo de trabalho?

Nos últimos 3 anos, a Via se transformou e não para de evoluir! E o time de UX acompanhou essa evolução! Em 2019, surgiu a necessidade de contratar designers para fazer as interfaces dos produtos digitais e naquele momento o time era composto por 5 pessoas designers que atuavam para as 3 marcas: Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br. As entregas de design aconteceram sempre colocando o cliente no centro e o retorno veio à tona, reforçando a necessidade de termos mais pessoas no time em 2022. Hoje, temos mais de 80 pessoas designers no capítulo de UX.

Diversidade

Sabemos que pessoas transformam as empresas e na Via isso não foi diferente. Temos diversos grupos de afinidade com o objetivo de ampliar a compreensão sobre os aspectos da diversidade. Os grupos se reúnem em encontros semanais onde compartilham ideias e experiências para a construção de uma empresa cada vez mais diversa e inclusiva.

No capítulo de UX não é diferente, estamos em constante evolução e trabalhando muito para aumentar a representatividade desses grupos de afinidade no time. Fizemos um censo em 2022, em parceria com a diretoria de Diversidade e Inclusão, que apresentou algumas informações sobre a diversidade no time de UX. O resultado no censo nos revelou que atualmente contamos com pessoas com característica étnico-raciais branca, parda, preta e amarelo, com diversas orientações sexuais, sendo heterossexual, bissexual, homossexual, pansexual e com algum tipo de deficiência, seja intelectual ou física.

Com a chegada da pandemia, mudamos nosso modelo de trabalho e conseguimos contratar pessoas fixadas por 15 estados do Brasil, com faixa etária entre 18 anos e mais de 45 anos e com cargos que vão de Júnior até Direção.

Na imagem, pessoas representando a diversidade das pessoas que trabalham na Via e as imagens das logos dos grupos de afinidade: Viabiliza, Prisma, Baobá e Talentos sem limites.

Estrutura de trabalho

Antes de falarmos sobre a estrutura do capítulo de UX, vamos entender primeiro o que é uma estrutura organizacional.

Uma estrutura organizacional define como uma empresa opera e atua para realizar os objetivos de uma organização, direcionando atividades como a alocação de tarefas, coordenação e supervisão. É importante a adoção da estrutura mais adequada para trazer maior eficiência, flexibilidade e inovação, de forma a atingir uma vantagem competitiva sustentável.

Existem diferentes tipos de estruturas organizacionais, que variam de acordo com os objetivos de cada empresa.

Aqui na ViaHub (área de tecnologia da Via), temos uma estrutura baseada na Matricial, pois entendemos que é a estrutura mais adequada para atender as nossas necessidades de gerenciar diversos times multidisciplinares que estão focados no desenvolvimento de produtos digitais. Desta forma, conseguimos ter times com profissionais de diferentes expertises focados no desenvolvimento de produtos, sem perder a excelência e alto nível de qualidade em nossas entregas.

O capítulo de UX está distribuído entre as mais de 180 squads, 57 tribos e 21 jornadas e todas as pessoas dos times trabalhando na centralidade do cliente com um propósito:

Ser uma plataforma de relacionamento que proporcione soluções e experiências personalizadas que atendam suas necessidades onde, quando e como o cliente quiser.

Atuação do Capítulo de UX

Nossa atuação vai muito além da criação de interfaces, colaboramos com o desenvolvimento de soluções que geram valor para as pessoas usuárias e para o negócio.

Na imagem abaixo, os capítulos são representados pelas linhas horizontais.

Para garantir que todas as pessoas estejam alinhadas e que tenham conhecimento do que acontece em sua jornada aqui na ViaHub, temos alguns processos do capítulo de UX, são eles:

Processos

1 — Onboarding
O nosso onboarding começou no início de 2021 e fechou um ano com um NPS de 87,7. Otime de designOps em parceira com os outros times estão sempre trabalhando para evoluir tudo que é feito para tornar a jornada da pessoa designer melhor no capítulo de UX, em 2022 tivemos o aumento no NPS do onboarding para 96,5.

2 — Princípios de design
Com o aumento exponencial de designer, sentimos a necessidade de criarmos os nossos princípios de design que auxiliam na tomada de decisões em projetos e expressam a visão compartilhada para o desenvolvimento de melhores experiências para as pessoas usuárias de nossos produtos e serviços.

  1. Projetar para todo mundo
  2. Entender e conhecer as pessoas
  3. Focar no resultado
  4. Iterar para reduzir riscos
  5. Ser memorável e relevante
  6. Ser consistente e flexível
  7. Construir bons produtos belos e simples

3 — Processo de design
Design não tem relação somente com o embelezamento de alguma interface. Antes de chegar à concepção de alguma interface, criar um fluxo de telas melhor e desenhar componentes, a pessoa designer passa por um processo para descobrir os problemas existentes e propor soluções que estejam alinhadas com o objetivo do negócio e as necessidades da pessoa usuária.

Imagen contendo o proceso de design passando por upstream e downstream com base no dulpo diamante.

4 — Documentação
Utilizamos o confluence para documentar todas as atividades e informações do capítulo de UX.

5 —Ferramentas
Utilizamos algumas ferramentas(Figma, Mural, Baymard, Clarity, Maze) que nos ajudam no dia a dia para construir produtos melhores.

6 — Cerimônias
Acreditamos que para a criação de uma cultura em nossa estrutura é imprescindível estabelecer processos entre os times. São momentos importantes para a troca de informações, alinhamentos, definições de metas e objetivos, aprendizado e construção de melhores hábitos para o fortalecimento do Capítulo de UX na organização.

  1. Collab Via
    É um evento para troca informações sobre processos, metodologias e ferramentas, com o objetivo de escalar conhecimento para o capítulo de UX.
  2. Design Chapter Review
    É o momento de colocar todas as pessoas que integram as capacidades de negócios do Capítulo de UX na mesma página. O objetivo é promover a visibilidade dos projetos realizados para todas as pessoas do time.
  3. Design for Change
    É um programa de eventos que acontece anualmente dedicado à sensibilização das pessoas da ViaHub referente a Acessibilidade.
  4. UX Talks
    Tem como objetivo a propagação de ideias, troca de conhecimento e informações através de apresentações que abordam temas como acessibilidade, pesquisa, cultura, diversidade e inclusão, carreira, liderança, tendências e tecnologia em um ambiente democrático e acolhedor.
  5. Design Critique
    É um evento colaborativo que é feito por cada tribo/squad com a finalidade de garantir o alinhamento entre as equipes, propor melhorias e garantir a consistência dos produtos.

7 — Design System

Esse tema requer uma publicação exclusiva, em breve publicaremos.

Tudo isso em uma das melhores empresas para se trabalhar!

https://certificadas.gptw.com.br/certificada/via-varejo

--

--

Rodrigo Peixoto
casasbahiatech

Gestão e liderança de times, 14 anos em UX ajudando as empresas a evoluírem seus produtos, professor, palestrante e consultor.