O desafio de transitar de Product Manager para Technical Product Manager

Natalia Cenciani
casasbahiatech
Published in
3 min readOct 10, 2023
  1. Introdução

No início de Abril/23, assumi um desafio que rompeu diversos pontos na minha vida. Sair da área de produtos voltado para o negócio e migrar para produtos voltados para engenharia, quebrou paradigmas e tem agregado uma série de oportunidades e evoluções na minha carreira.

Quando veio a decisão de mudar, surgiu um misto de alegria com medo, aquele receio de achar que não vai dar certo, mas, seguimos um passo a passo que fez com que desse muito certo e quero aqui compartilhar com vocês.

2 . Processo

Muitas vezes só queremos enxergar o resultado, já queremos estar prontos para ter o sucesso em qualquer mudança que acontece. Mas, esquecemos que o processo é extremamente importante para nos tornarmos a pessoa que dá conta daquele resultado em si.

E nessa mudança tenho apreciado todo o processo para conseguir apoiar a nossa tribo.

Ao iniciar na nova tribo, me deparei com a necessidade de entendimento mais técnico do produto, uma vez que seria necessário direcionar toda a escrita de história, refinamentos voltados a entendimento de features totalmente técnicas, além da gestão da expectativa das pessoas envolvidas.

O que fiz:

- Engajamento das pessoas;

Entender o momento de cada um e principalmente respeitar a histórias das pessoas no contexto, já garante boa parte da transição.

Fazer as pessoas se sentirem parte, trazer o senso de responsabilidade e participação de cada um apoia no andamento do processo.

- Direcionamento estratégico;

Entendendo a necessidade da empresa, apoiamos e engajamos as pessoas a direcionar o objetivo estratégico para que nossas ações e resultado esteja atrelado ao benefício que a companhia espera.

Assim, fazendo com que tudo que gira em torno das nossas squads, esteja atrelado a esses retornos esperados pela CIA.

Nas primeiras agendas, consegui apoiar bastante trazendo o conceito de métricas que possam engajar os times na obtenção dos resultados esperados. Principalmente considerando a conceitos de matriz de Priorização, o que nos apoiou a direcionar o backlog inicial.

- Extrair o máximo de cada feature / oportunidade o benefício dela:

- Como PM, vemos um desafio dos times de produtos de entender quais são os benefícios de uma feature 100% técnica. Muitas vezes acabamos até despriorizando essas features por não entender a necessidade real dela.

Uma vez como uma Technical Product Manager, tudo gira em torno de features técnicas. Usando a habilidade correta, meu papel faz com que, precise entender o que é necessário a ser feito, sua construção e também preciso direcionar para puxar o benefício de cada feature.

Então sempre direciono em qual objetivo queremos alcançar com isso, ou, senão fizermos, o que acontece?

Isso gera no time um senso de resposta mais objetiva voltada ao resultado esperado e conseguimos medir todas essas features.

Mas o que aprendi com isso?

Estou em uma constante de aprendizado nessa nova squad, com esse novo desafio, mas a maior lição que fica é definitivamente se aproximar de todas as pessoas possíveis.

Não teria conseguido sair do outro lado sem um bom relacionamento com todos os envolvidos, uma fluidez na comunicação com o meu Team Leader e sem um direcionamento claro e objetivo do que é esperado de mim nessa função.

Apesar da insegurança inicial, utilizar as boas práticas de produto e ter clareza do objetivo norteia os rumos de cada ação / atividade que precisa ser feita.

Próximos Passos

Entendendo que mesmo sendo um produto técnico é importante trazer para os times o conceito de produtos e como esses conceitos ajudam na visão e estratégia do que é esperado.

É uma via de mão dupla e é possível sinergizar esses dois mundos de engenharia e produtos.

Vejo como oportunidade evoluirmos:

  • Visão estratégica focando na disseminação do RoadMap;
  • Consolidação dos OKrs;
  • Engajamento de toda jornada em prol das squads técnicas;

Continuo atenta ao mercado, entendendo as oportunidades que podemos utilizar para alavancar nosso produto e o que preciso me desenvolver mais para apoiar nossa estrutura.

É preciso movimento, sempre, em qualquer área da nossa vida, pois é isso que fará qualquer coisa acontecer.

Não podemos ficar esperando as coisas, é necessário dar o passo.

--

--