Usando ChatGPT para auxilio nos estudos

Thiago Teixeira Mendes
casasbahiatech
Published in
5 min readApr 6, 2023

Para quem não sabe o que é o ChatGPT(estava abduzido por alienígenas :D), é uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI que consegue auxiliar em praticamente qualquer assunto que tenha acontecido até 2021, a partir de 2022 o conhecimento da ferramenta é limitado devido ao seu treinamento ter sido finalizado no inicio de 2022. Lembrando também que nem toda resposta oferecida pela IA é 100% correta, principalmente quando solicitarmos links de canais que podem vir a sofrer alterações ao longo do tempo.

Começando com o ChatGPT

Muitas vezes quando temos o primeiro contato com a IA, ficamos impressionados como ela consegue compreender linguagem natural e nos dar respostas plausíveis a tudo que perguntamos. Mas será que estamos sabendo formular as perguntas para a IA? Será que a IA tem o discernimento humano para transformar uma pergunta simples em algo válido para uma resposta mais completa?

A IA tem uma capacidade muito boa de interpretar a linguagem natural, mas ela não tem o poder humano de interpretação e melhorar a resposta baseado em uma pergunta muito simples, por isso ao conversar com a IA, quanto mais especificidade colocarmos em nossas perguntas, com mais qualidade virá uma resposta. E como fazer para juntar toda essa informação para auxiliar nossos planos de estudos para melhorar nossas carreiras como profissionais da área de engenharia de software?

Solicitação genérica resulta em resposta genérica

Em um primeiro momento, fiz uma solicitação para IA montar um plano de estudo para eu aprender java utilizando framework springboot, a ferramenta prontamente me trouxe um plano de estudo que funciona, porém senti falta de uma indicação de como utilizar o que me foi ofertado pela IA. Se eu realmente fosse iniciar meus estudos, eu não saberia o que procurar com tanta variedade de cursos disponíveis na internet.

Pergunta bem genérica para a IA

Solicitando algo diferente para facilitar os estudos

Para facilitar a minha busca e inicio dos estudos, solicitei a IA adicionar material para estudo sobre o plano que tinha sido montado. Novamente a IA se mostrou eficaz e conseguiu me indicar materiais para cada assunto relacionado no plano de estudo.

Apesar de facilitar e muito minha vida caso eu fosse estudar agora sobre tudo que me foi indicado, haja milhões de dinheirinhos e tempo para conseguir acompanhar todo o planejamento indicado pela IA, então acho que ainda poderia melhorar mais um pouco.

Perguntando como gente grande!

Então nesse momento temos que pensar em como estamos pedindo a informação e o que estamos esperando de resultado. Lembra que eu falei que a IA não tem a interpretação do texto que não está escrito? A minha expectativa era ter algo muito mais organizado e fácil de acompanhar, vários livros e cursos lançados ao acaso, não estava satisfazendo a necessidade do que eu gostaria de alcançar.

Mas será que a culpa é da IA ou minha que não estou sabendo me expressar corretamente com a ferramenta?

Pra melhorar isso, vamos tentar implementar o 5W2H sem os 2H porque eles não serão importantes nesse momento para nossa finalidade. Traduzindo os 5W para nossa solicitação, temos:

Who — Quem gostaríamos que a IA interpretasse ao nos dar a resposta.

What — O que queremos aprender.

When — Qual o tempo que temos para realizar o estudo.

Where — Onde iremos realizar o estudo.

Why — Qual o objetivo desse estudo.

Ao aumentar a qualidade do que estamos solicitando para a IA, temos um resultado muito melhor em qualidade de apresentação do plano de estudo e como iremos alcançar o nosso objetivo final.

Who: Como se fosse um tutor especializado em montar planos de estudo para alunos

What: Montar um plano de estudos para ensino de java com springboot

When: para um aluno que tem disponibilidade de somente 10 horas por semana para estudar

Where: Incluir somente videos relevantes sobre os assuntos disponíveis na internet.

Why: com a finalidade de trabalhar com desenvolvimento de aplicações empresariais utilizando arquiteturas de desenvolvimento eficientes.

Problemas nas informações apresentadas

Como eu disse no inicio, a maior parte de informações que a IA do OpenAI trabalha, está datado de até o final de 2021, ocasionando alguns problemas na resposta apresentada.

O resultante da última consulta que trouxe diversos links para vídeos em Youtube, apresentou um sério problema que muitos links não existem mais, seja por migração de canal ou reestruturação interna de links pelo próprio Youtube, ou te levam a videos que não tem relação com o assunto apresentado.

Isso acontece porque diferente do que muitas pessoas acreditam, a IA não faz varredura das suas informações na Internet, ela trabalha com uma base de dados de um treinamento que foi finalizado em 2022 e processa suas informações a partir dali, portanto o mapeamento das informações de 2021 podem já não estar condizentes com o mapeamento atual da WWW.

Mas como indicado pela própria IA, você pode procurar pelo termo para ter os novos links ou apresentações com assuntos semelhantes para o bom desenvolvimento do seu estudo.

Conclusão

O ChatGPT está se mostrando uma ferramenta muito poderosa para auxilio de como executamos as nossas tarefas hoje em dia.

Alguns vídeos com temas sobre utilização do ChatGPT para facilitar o aprendizado(inglês):

(64) Learn Anything FASTER With ChatGPT (13 ChatGPT Prompts For Studying) — YouTube

(64) 5 SECRET Ways to Become a Speed Learner With ChatGPT — YouTube

Aqui eu trouxe diretamente voltado para linguagem de programação e como podemos ter o suporte para montarmos um plano de estudo para auxiliar em seus futuros estudos, lembrando que isso não inválida cursos com uma tutoria mais próxima para facilitar a compreensão de assuntos mais complexos. Espero que isso facilite o seu planejamento para o futuro.

--

--