Notas: Beasts of No Nation, O Menino Que Descobriu o Vento, Entre Facas e Segredos

Danilo Monteiro
Viajante Paranoide
Published in
3 min readJul 15, 2020

Beasts of No Nation (2015)

Título original: Beasts of No Nation (2015, EUA). Direção e Roteiro: Cary Joji Fukanaga. Com: Abraham Attah, Idris Elba, Emmanuel Nii Adom Quay, Ama K. Abebrese, Kobina Amissa-Sam, Kurt Egyiawan, Jude Akuwudike.

Dirigido por Cary Joji Fukanaga, Beasts of No Nation conta a história de Agu (Abraham Attah), uma criança de um país africano que vive em meio de uma guerra civil. Após um ataque à sua aldeia, Agu se obrigado a ingressar no exército do Comandante (Idris Elba) para sobreviver. A jornada de Agu é longa e brutal. A câmera não abandona o protagonista, o que amplifica a sensação de horror ao vermos os acontecimentos pelos olhos do menino, interpretado por Attah de forma sublime. Elba, cuja atuação foi esnobada no Oscar de 2016, dá vida a um sujeito igualmente carismático e perturbador. Beasts of No Nation é o retrato de uma guerra num país sem nome, onde crianças sem sobrenome são peões dispensáveis.

Nota: 4,5 de 5 estrelas. Filme disponível na Netflix.

O Menino Que Descobriu O Vento (2019)

Título original: The Boy Who Harnessed The Wind (2019, Reino Unido e Malaui). Direção e Roteiro: Chiwetel Ejiofor. Com: Maxwell Simba, Chiwetel Ejiofor, Aïssa Maïga, Lily Band, Joseph Noma, Noma Dumezweni, Lemogang Tsipa, Philbert Falakeza.

A estreia de Chiwetel Ejiofor na direção dramatiza a história real de William Kamkwamba (interpretado por Maxwell Simba), um menino malauiano que conseguiu mudar a vida de seu vilarejo através da invenção de uma turbina eólica. A produção é um feel-good competente, cuja força reside nas atuações do elenco, especialmente do protagonista e da sua mãe, interpretada por Aïssa Maïga. Apesar da história previsível, o roteiro não recorre ao clichê e Ejiofor filma as cenas com precisão.

Nota: 4 de 5 estrelas. Filme disponível na Netflix.

Entre Facas e Segredos (2019)

Título original: Knives Out (2019, EUA). Direção e roteiro: Rian Johnson. Com: Daniel Craig, Ana de Armas, Christopher Plummer, Chris Evans, Jamie Lee Curtis, Michael Shannon, Toni Colette, Katherine Langford, Lakeith Stanfield, Don Johnson.

Dirigido e escrito por Rian Johnson, a obra conta a história do suicídio de um famoso autor de histórias de detetive, Harlan Thrombey (Christopher Plummer). No entanto, o suicídio parece forjado e o investigador particular Benoit Blanc (Daniel Craig) é contratado para descobrir quem é o assassino. A produção atualiza o gênero de filme de mistério com um roteiro afiado e atuações precisas. Em um elenco com muitos rostos conhecidos, Ana de Armas se destaca, criando uma personagem cativante e complexa, cujo protagonismo no filme traz consigo uma mensagem poderosa sem jamais soar como um discurso vazio. Ao se aproximar do desenlace, a resolução do crime se mostra previsível, embora isso não estrague a experiência. A beleza de Entre Facas e Segredos é como o roteiro conseguiu construir uma metanarrativa com uma mensagem moderna e, principalmente, necessária.

Nota: 4,5 de 5 estrelas. Filme disponível no Amazon Prime.

--

--