5 dicas de como passar pela imigração sem complicações

Mirelly Nogueira
viajarsemcomplicacoes
5 min readJun 5, 2019

Você já sentiu aquele friozinho na barriga, quando chega na imigração? Sempre bate aquela dúvida se vai entrar ou se será deportado? Você já pesquisou na internet ou conversou com amigos, para saber quais perguntas podem ser feitas pelos oficiais?

Provavelmente todos nós passamos por isso, o que não conseguimos prever e está fora do nosso controle é o humor do oficial (risos). Mas, se você estiver seguro, calmo e com tudo em mãos a chance de você entrar no país são maiores do que a de ser deportado.

Então, para ajudar os marinheiros de primeira viagem e os viajantes frequentes, compartilho 5 dicas de como passar pela imigração sem complicações.

  1. Se prepare antes de embarcar

Essa pode ser a dica mais clichê, no entanto várias pessoas não embarcam ou são deportadas por não se prepararem com antecedência.

Depois de decidir o destino, faça um checklist dos itens que você precisa ter mãos ao embarcar:

  • Passaporte ou identidade válida
  • Visto (se for necessário)
  • Passagem de volta
  • Seguro Viagem
  • Vacinas — Certificado Internacional de Vacinação (em breve um artigo sobre esse documento)
  • Dinheiro em espécie, seja a moeda local ou dólar
  • Comprovante da reserva da hospedagem
  • Caneta (explicarei na próxima dica)

Eu recomendo que você monte uma pasta com estes documentos e leve na mala de mão (pelo amor de Deus, nada de pôr na bagagem despachada, você não estará com ela nesse momento), isso facilita o processo quando você chegar na entrevista da imigração.

2. Adiante o preenchimento de formulários ainda no voo

Acreditem, eu já passei por um perrengue quando cheguei ao Chile, por que eu não tinha uma caneta em mãos. Como ainda não sabia falar espanhol (caneta em espanhol é pluma), até que as pessoas entenderam o que eu precisava foram vários minutos perdidos e a fila da imigração só aumentava.

Dependendo do país que você for, pode ser necessário o preenchimento de uma ficha que deve ser entregue à imigração no momento da entrevista. Algumas companhias aéreas já levam essas fichas no voo, e a tripulação do avião te entregam perto do pouso (são poucos minutos para você preencher, mas é tempo suficiente).

Assim que te entregarem já preencha dentro do avião. Depois de desembarcar, vai ser uma correria para pegar mala e fila para imigração, além do mais achar uma mesa ou um lugar tranquilo para fazer isso é praticamente uma missão impossível, então aproveite os minutos finais do voo e adiante o processo.

3. Se prepare na fila da imigração

Não adianta correr, todos vão seguir o mesmo caminho e passarão pela imigração, o portão é único, e provavelmente a fila também.

Tenha em mãos sua “pastinha” de documentos citados na dica 1. Nada de ficar louco procurando as coisas na frente do oficial, isso demonstra despreparo e falta de organização. Se ele estiver em um mal dia pode ser que sua viagem termine nesse momento.

4. Como se portar na entrevista com o oficial

Duas palavrinhas mágicas devem estar no seu radar: calma e educação.

Se você é daqueles que gostam de uma piadinha para que o ambiente fique mais leve, esqueça isso nesse momento. Já ouvi histórias de pessoas que foram deportadas ou foram para a sala da imigração para esclarecimentos. Então nada de ser divertido.

No momento da entrevista o que cabe é um sorriso no rosto, mostre os documentos solicitados e somente se o oficial pedir (de novo pelo amor de Deus, nada de entregar a pasta inteira para o oficial procurar o que ele precisa) e responda as perguntas.

Quando for responder, seja honesto, claro e direto. Outra dica importante é se você estiver acompanhado e forem juntos ao guichê da imigração, combine as respostas e se o oficial direcionar a pergunta a um de vocês, não invente de responder à pergunta pelo outro.

5. Depois da entrevista da imigração

Uma vez que o oficial carimbou sua entrada no país, você pode respirar tranquilo. Mas atenção, nada de fazer gracinhas ainda, a área da imigração é um ambiente vigiado e deve se manter a ordem.

Guarde seus documentos, pois poderão ser necessários em voos domésticos ou na volta. Uma vez passada a imigração, você não pode voltar. Então confira direitinho se não esqueceu nada, pegue suas malas e vá curtir sua viagem.

Não é complexo, e nem precisamos ter o frio na barriga, afinal que não deve não teme. Se você seguir essas dicas, raramente terá problemas. Apenas garanta ter tudo ao alcance para mostrar ao oficial quando solicitado e tenha calma ao responder o que é perguntado.

Agora que você sabe destas dicas, que tal planejar sua próxima viagem? Embarque nessa com a gente que faremos muitas viagens juntos! Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro.

Quer saber sobre os novos artigos, receber e-books e muito mais experiências e conhecimentos? Se inscreva! Clique aqui.

--

--

Mirelly Nogueira
viajarsemcomplicacoes

Product Owner, especialista em gestão de projetos e louca por viagens. Embarque comigo nessa e descubra que planejar um viagem não é nada complicado.