Como ganhar dinheiro com suas milhas?
Você sabe o que são as milhas? Sabe, mas não faz ideia de como ganhar dinheiro com elas? Calma! Nesse artigo vamos te ajudar.
As milhas aéreas são os pontos que você ganha em programas de fidelidade. Eles são oferecidos ou pelas companhias aéreas, quando você faz uma viagem como uma forma de retribuir os clientes mais assíduos, ou pelos programas dos cartões de crédito, quando você faz uma compra.
Segundo, o último levantamento do Banco Central, 80% das milhas são provenientes dos cartões, e os pontos além de serem convertidos em milhas podem ser trocados por produtos nas empresas parceiras. Mesmo assim, muitos clientes não vêem a necessidade de fazer o resgate e acabam perdendo as milhas acumuladas. O que resulta em bilhões de pontos que são desperdiçados todos os anos, ou seja, dinheiro jogado fora.
Como acumular milhas?
Para conseguir milhas você tem duas formas, pelas companhias aéreas e pelos cartões de crédito. Eu indico acumular dos dois jeitos.
- Companhia aérea
Quando você comprar uma passagem aérea, já se cadastre no programa de fidelidade da companhia, assim no ato da compra você informe seu número de fidelidade. Mas você também, pode resgatar esses pontos posteriormente, caso esqueça de fazer o vínculo no ato da compra.
A quantia acumulada em cada voo varia de acordo com diversos fatores, como distância voada, valor da tarifa e classe da cabine.
2. Cartões de Crédito
Esse talvez seja o modo mais fácil e rápido para conseguir acumular milhas. Nesse caso, basta você verificar junto a sua operadora de cartão de crédito e fazer um cadastro prévio. A cada compra que você faz no cartão isso te gera pontos, que posteriormente você pode trocar por milhas. Ele é mais rápido, por que as compras mais caras geram mais pontos, e geralmente você usa mais o cartão diariamente do que viaja.
Qual o melhor Programa de Fidelidade?
Não existe o melhor programa de fidelidade, já que cada programa é mais vantajoso para um perfil de consumidor. Entretanto, existem dois fatores que você deve analisar antes de decidir onde vai juntar suas milhas aéreas.
A primeira delas é observar os destinos das companhias vinculadas aos programas. Por exemplo, se prefere viajar dentro do país, invista em companhias como a Gol e Azul, que têm muitos voos internos. Para quem foca em viagens internacionais, a Latam é uma companhia mais indicada.
Além disso, para juntar muitas e poder trocá-las, vale a pena verificar quais são as empresas parceiras de cada programa de fidelidade. Quanto mais parceiros, maior a chance de você aumentar seu saldo ao realizar pequenas viagens no cotidiano
Quais são os cartões mais vantajosos?
No caso dos cartões, dependente de dois fatores:
1) O tipo do cartão que você tem, por exemplo um cartão black concede mais benefícios aos seus titulares do que um cartão platinum ou gold. Além disso, é necessário verificar a quais programas de fidelização eles estão vinculados e se vale a pena para o seu perfil de consumidor.
2) Quanto o cartão concede de pontos em relação aos valor em reais que você gasta. Por exemplo, tem cartões que a cada R$ 1,00 gasto você ganha 1 ponto, mas estes cartões são raros. A maioria dos cartões comuns você precisa gastar mais reais para ganhar 1 ponto.
Como trocar milhas por passagens aéreas?
Essa é a parte mais tranquila, mas requer uma atenção para você analisar se compensa gastar as milhas ou comprar em dinheiro.
Após adquirir um certo saldo, basta pesquisar passagens pelo site de seu programa de fidelidade, preenchendo um formulário com todas as informações sobre o voo desejado. Em seguida, você saberá o custo da compra.
Caso você tenha o valor necessário acumulado, basta confirmar a passagem e completar o processo de compra. Caso o seu saldo não seja suficiente, a maior parte dos programas permite que você pague uma parte do valor em dinheiro.
Em outro artigo você te ensinar a analisar se compensa comprar com milhas ou dinheiro.
Quanto vale as milhas?
O valor delas varia assim como o preço das passagens. Quando há uma grande demanda por bilhetes de determinada companhia, os pontos vinculados a ela se tornam mais valiosos. Além disso, um saldo alto pode valer mais do que a soma de montantes menores.
Dessa forma, a única maneira de saber realmente quanto vale o seu saldo é fazendo uma cotação, e você pode usar vários sites como: Maxmilhas, HotMilhas e os sites das companhias. Mas não se preocupe, o processo é fácil e você não se compromete ao fazê-lo. Só após a resposta é que você decide se a venda é interessante ou não e desiste do processo.
Quando vender as milhas?
Sempre que você precisar de um dinheiro extra! Mas vale a pena considerar que suas milhas expiram, então tente vendê-las até 6 meses antes do prazo de validade.
Também é uma boa vender um pouco antes da alta temporada no turismo. Como a demanda será maior em breve, as empresas do ramo estarão dispostas a pagar mais: é a lei da oferta e da procura.
Como vender suas milhas?
Cada dia mais esse segmento de compra e vendas de milhas tem se valorizado. Negociando com a empresa certa, você pode lucrar com segurança e tranquilidade, em um processo permitido por lei no qual todos os lados saem ganhando.
A venda é bem simples! Basta você fazer a cotação por um formulário disponível no site das empresas e aguardar pela proposta, que será encaminhada para seu e-mail. Em seguida, você cria uma conta no sistema para gerenciar sua venda. Depois, você escolhe qual é o melhor método de recebimento.
Embarque nessa com a gente que faremos muitas viagens juntos! Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro.