O que é o Passaporte de Emergência?

Mirelly Nogueira
viajarsemcomplicacoes
3 min readJun 25, 2019

O Passaporte é um documento de identidade emitido por um governo nacional, no caso do Brasil é a Receita Federal — PF, que atesta formalmente que o indivíduo é nacional de um Estado em particular e requisita permissão em para poder cruzar a fronteira de um país estrangeiro.

No artigo “6 passos para você tirar seu passaporte” explico passo a passo de como tirar o documento. No entanto, existe um tipo de passaporte — o de emergência — que segue um processo diferente e só pode ser emitido em alguns casos específicos.

Vamos responder a todas as suas perguntas.

  1. Quem pode pedir um passaporte de emergência?

Qualquer pessoa pode solicitar o documento de viagem de forma emergencial, mas é necessário que se comprove que ela não pode aguardar o prazo de entrega do passaporte comum (6 dias úteis).

2. Quem avalia e concede ou não o passaporte de emergência?

Cabe aos funcionários da PF identificar se a situação comprovada é verídica. Se for identificado que a situação foi criada por descuido, o serviço de emissão emergencial é negado.

3. Em qual caso o passaporte de emergência não é emitido?

Para viagens a turismo, não importa a gravidade do caso ou possível prejuízo com passagens e hospedagem, o documento não é emitido.

4. Para a Polícia Federal o que são as situações de emergência em que o documento pode ser emitido?

- catástrofes naturais;

- conflitos armados;

- necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau;

- para a proteção do seu patrimônio (o que NÃO inclui o mero prejuízo com passagens, hospedagem etc);

- por necessidade do trabalho;

- por motivo de ajuda humanitária;

- interesse da Administração Pública;

- ou outra situação emergencial QUE NÃO SE PODERIA PREVER, cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente.

Em todas essas circunstâncias mencionadas, a autoridade responsável pela emissão exige a apresentação de documentos que comprovem a real necessidade do passaporte de emergência.

5. Quais os passos para pedir o documento?

Para solicitar o passaporte de emergência é necessário seguir os mesmos passos para a emissão do documento comum, com exceção do agendamento.

Em resumo:

  1. Preencha o formulário de solicitação
  2. Pegue todos os documentos listados acrescentando o documento que comprove a situação de emergência e se direcione a um posto da Polícia Federal.

O próprio site da Receita Federal oferece algumas dicas sobre ir diretamente ao posto.

EVITE horários próximos ao fim do expediente pois é proibida a emissão de qualquer passaporte fora do horário de funcionamento do posto, independente da situação emergencial.

Caso não seja apresentado algum dos documentos necessários, incluindo a comprovação da emergência, o passaporte NÃO SERÁ EMITIDO, independente da gravidade da situação.

6. Qual o prazo e o valor para a emissão do documento?

Se comprovado que a situação requer o passaporte de emergência o funcionário da PF emite a Guia de Recolhimento Único (GRU) que possui um valor maior que o documento comum, custando hoje R$ 334,42. E o prazo de entrega do passaporte de emergência é de 24 horas úteis.

7. Como pego meu passaporte?

A entrega do passaporte de emergência segue as mesmas regras (com exceção do prazo) de entrega de um passaporte comum. E entregue somente para o titular, bastando se dirigir ao mesmo posto da Polícia Federal que emitiu com o protocolo e o documento de identidade. Para saber se o documento está pronto você pode consultar andamento.

8. Qual a validade do Passaporte de Emergência?

O passaporte de emergência possui validade de apenas um ano e pode não ser aceito em alguns países, independente do motivo da viagem.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, acesse o site da Polícia Federal.

Embarque nessa com a gente que faremos muitas viagens juntos! Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro.

Quer saber sobre os novos artigos, receber e-books e muito mais experiências e conhecimentos? Se inscreva! Clique aqui.

--

--

Mirelly Nogueira
viajarsemcomplicacoes

Product Owner, especialista em gestão de projetos e louca por viagens. Embarque comigo nessa e descubra que planejar um viagem não é nada complicado.